Uncategorized

Habeas corpus preventivo pede que Lula não seja preso na Lava Jato

Foto: Ricardo Stuckert/ Institulo Lula lula - foto instituto lula

Da Folha de S. Paulo:

Um habeas corpus preventivo impetrado na Justiça Federal no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (24), pede que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não seja preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, caso o juiz federal Sergio Moro tome uma decisão nesse sentido.

O pedido foi feito às 16h20 de quarta e refere-se a um possível pedido de prisão preventiva, e foi negado pela Justiça nesta quinta (25).

O autor da solicitação é Maurício Ramos Thomaz, de Campinas, que se apresenta como consultor, justifica o pedido afirmando que uma possível prisão de Lula já teria sido noticiada pela imprensa.

Thomaz já ingressou com outros pedidos de habeas corpus em casos de repercussão, um deles em favor do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, réu na Lava Jato. Também já ajuizou HC em favor de Simone Vasconcelos, condenada no mensalão, entre outros casos.

O Instituto Lula negou que o ex-presidente esteja por trás do pedido. Segundo o instituto, qualquer cidadão poderia impetrar o habeas corpus. Já a assessoria de Lula encara a atitude como de “alguém preocupado com o ex-presidente” ou “como uma provocação”.

“O Instituto Lula estranha que sua divulgação parta do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO)”, afirma o instituto em nota à Folha. Caiado, um dos principais oposicionistas do Senado, divulgou em seu Twitter nesta quinta (25) que Lula teria entrado com o pedido por receio de ser preso.

“O ex-presidente não é investigado na operação Lava-jato”, conclui o instituto.

Em nota intitulada “Divulgue a verdade”, a secretaria nacional de organização do PT disse que o partido foi informado pela imprensa e que não sabe, no momento, se o ato partiu de “algum provocador para gerar um factóide”.

“O ex-presidente já instruiu seus advogados para que ingressem nos autos e requeiram expressamente o não conhecimento do habeas corpus”, informou.

Em nota, a 13ª vara da Justiça Federal no Paraná, cujo titular é Moro, disse que “a fim de afastar polêmicas desnecessárias, informa-se, por oportuno, que não existe, perante este juízo, qualquer investigação em curso relativamente a condutas do excelentíssimo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva”.

A 13ª vara federal de Curitiba, onde correm os processos da Lava Jato, informou que não há, naquele juízo, qualquer investigação em curso relativamente a condutas de Lula.

CONVERSAS

Lula tem dito a aliados que a prisão dos presidentes da Odebrecht e da Andrade Guiterrez é uma demonstração de que ele será o próximo alvo da operação que investiga um esquema de corrupção na Petrobras.

Nas conversas, ele se mostra preocupado pelo fato de não ter foro privilegiado, podendo ser chamado a depor a qualquer momento. Por isso, expressa insatisfação que o caso ainda esteja sob condução do juiz Sérgio Moro.

Apesar do argumento de que outros partidos podem ser afetados pelos desdobramentos da investigação, a tensão é maior entre petistas. Desde o fim de 2014, a informação, que circulava no meio empresarial e político, era de que Marcelo Odebrecht não “cairia sozinho” caso fosse preso.

A empresa sempre negou ameaças. Entre executivos e políticos, contudo, as supostas ameaças eram vistas como um recado ao PT dada a proximidade entre a Odebrecht e Lula -a empresa patrocinou viagens do ex-presidente ao exterior, para tentar fomentar negócios na África e América Latina.

36 Comentários

  1. Sergio Silvestre Responder

    Tudo bem que o Juiz Moro é megalomaníaco,mas prender o Lula pode custar sim sua carreira por que 54 milhões de pessoas pode sim achar que o coxinha passou dos limites e ai o bicho pode pegar.

  2. Caiçara do Litoral Responder

    Como diz Sergio Silvestre, a Dilma entende de mandioca. Agora ela está sendo colocada na do Lula, quero dizer “Brahma”. Se lembram da propaganda. ” Brahma a cerveja nº 1″. Finalmente, estamos chegando no nº 1 da quadrilha do PT.

  3. -Pedido inóqüo do ex-presidente molusco!!!
    -Se o Juiz Federal Sérgio Moro entender que ele deve ser preso, a Polícia Federal vai cumprir o mandato de prisão!!!

  4. Sergio Silvestre Responder

    Você ficou deslumbrado com a mandioca né caiçara,calma que tem mandioca para todos vocês,

  5. Primeiro Silvestre tenha respeito pelo juiz Sérgio Moura,coxinha é voce e os seus pilantra,como também voce pode ser megalomaniaco.Se tiver culpa vaia para a cadeia e dai.Que palhaçada em cara,utilizar estas palavras em uma coisa tão séria.Isso é coisa de pelego.

  6. “Até que enfim começaram. Antes tarde que nunca. Chega de impunidade nesse País. Esse Capo dessa máfia tem que pagar. Sangue-suga, parasita, nunca trabalhou. Sempre foi pelego de sindicato. Sugava os dois lados na relação trabalhadores/patrões. Bêbado, mal exemplo a não ser seguido por ninguém, jamais. Milionário, se faz de humilde, de pobre, mas é um corrupto rico e abastado. Fora lulopetismo, fora presidANTA, fora pt…” – Profº Celso Bonfim

  7. Mesmo Desembargador que irá julgar o pedido de Habeas Corpus de Lula já negou outros pedidos de embolados na Lava Jato.

    Des. João Pedro Gebran Neto recusou HC para o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques Azevedo, e Elton Negrão de Azevedo Jr., outro executivo daquela empreiteira.

    Chega de “era uma vez”… É dessa vez que a história da corrupção muda neste país!

  8. O Sérgio, quanta bobagem em favor do Brahmané. Este, sim, sempre foi megalômano. Mas, afinal, quem não deve, agora teme? Na verdade, se ele sabe que será o próximo a ser intriduzido no ergástulo, é porque deve. Neste caso, ele teme, e procura escapar da lei, que agora parece ser de fato erga omnes. Ave Morus.

  9. Doutor Prolegômeno Responder

    Isso já não é mais a carapuça que servia. É o próprio sapatinho da Cinderela.

  10. .Lula sabe da roubalheira que cometeu e só está pedindo para não ser preso…coitado
    MEDO FAZ CADA COISA NÃO ? LULA CONFESSA QUE COMETEU CRIME E PEDE PIEDADE COM HABEAS CORPUS

  11. Que Dilma é má gestora todos sabemos, mas enviar o Lula como representante do Brasil em 2.011 para a GUINÉ EQUATORIAL e CHEFE da Delegação Brasileira demonstra a fragilidade desse péssimo (des) Governo. Até parece que não temos AUTORIDADES suficientes para representar nosso País, e, sim um ex presidente que não é nada mais do que um homem do setor privado. Até quando iremos permitir tal disparate? Quanto a Lula ter medo do Juiz MORO, faz nos lembrar da velha e objetiva frase: QUEM NÃO DEVE NÃO TEME. Ao Lula só resta uma alternativa: VISITAR O VACCARI e perguntar como são as coisas na prisão e começar a arrumar a sua MALINHA, aquela mesma que era abastecida de propina.

  12. Sr. Lula, quem não deve, não teme.
    Então, porque o preventivo? seria uma confissão?

  13. MANOEL BOCUDO. Responder

    PARECE QUE O MOLUSCO ESTÁ BORRANDO AS CALÇAS, POIS NÃO
    TEM CURSO SUPERIOR, E VAI PARA O CALABOUÇO COMUM.

  14. Desculpe, Sergio, mas esqueci de indagar-lhe: não seria megalomania falar em 54 milhões de Brahmanés (manés que continuam a votar num Brahmané)???

  15. Geraldo Martins Responder

    kkkkkkkkkkk lugar de ladrão é na cadeia. Os comandados estão lá só falta o comandante…

  16. PF faz busca em escritório de Pimentel e agência que prestou serviço ao PT em 2014

    Ação faz parte da segunda fase da Operação Acrônimo, deflagrada na manhã desta quinta-feira

    Na primeira fase da investigação, a PF concluiu que o grupo teria movimentado mais de R$ 500 milhões desde 2005, só em contratos com o governo federal. A Gráfica Brasil, principal empresa da família de Bené, faturou nada menos que R$ 465 milhões nesse período.

    Fonte: Globo

  17. CHEGOU O MOMENTO, CADEIA PARA ESSE CARA QUE DESTRUIU O BRASIL, COMO ESSE DO PARANÁ ESTÁ DESTRUINDO O NOSSO ESTADO! SÉRGIO MORO NELES!

  18. Não acredito que tenha sido Lula a entrar com esse HC. Deve ter sido algum gaiato, só de sacanagem! Porém, se de fato foi ele, o homem deve estar muito desesperado!!! Até porque, se aquela outra empreiteira, bem menor do que a Odebrecht, deu 4,5mi pro safado, imagina esta, que recebeu bilhões do BNDES, por influência direta (tráfico de influência) de Lula!!!!!!

  19. Lula tua hora chegou, o Brasil todo está feliz por esse momento tão aguardado. Esse pedido de habeas corpus preventivo é tua confissão das falcatruas, é teu passaporte para a prisão. Juiz Sérgio Moro, cana nele, cana não se não ele vai tomar todas é prisão mesmo.

  20. Perdeu o controle do esfíncter?
    Quáquáquá…..
    Vá fazer mais um dos teus discursinhos de cafetão de ignorantes ao Sergio Moro; quem sabe você o convença a te poupar.!!!!
    Quáquáquá….

  21. Sergio Silvestre Responder

    Mais uma vez fizeram rastro de onça por uma coisa que não existe e nem precisa,Habeas corpus para o Lula.
    Gente pelo que se sabe o governo do Parana está requerendo habeas corpos coletivo para todos do Palácio Iguaçu,e o Lula não contratou nenhum advogado para ficar de plantão
    E o que estão fazendo o velhote Rene Dotti e o outro sábio Yves Granda,especialista em livrar tucanos.

  22. junior MARIANO Responder

    CURITIBA VAI TE RECEBER DE BRAÇOS ABERTOS LULA..

    IGUAL O CRISTO REDENTOR.

    A POLICIA E A JUSTIÇA DEMORA, MAS, ALCANÇA..

  23. Todo esse quiripopó só tem um motivo ou seja os coxinhas perderam a eleição e não conseguem engolir, dai ficam vendo pelo em ovos.

  24. CASSA LOGO O HABEAS CORPUS, E PÕE ESSE MALANDRO NA CADEIA, É O MÍNIMO QUE ELE MERECE.

  25. Será que teremos um dia de alegria? Será que finalmente vao pegar o maior pilantra eladrao de dinheiro publico do Brasil?
    Luladrao, tua batata ta assando.
    Quero ter o prazer de ir ate o prédio da PF so pra ver esse vagabundo entrando…e nao saindo mais.
    Quero assistir ao choro de alguns idiotas que la estarão.

    TEJE PRESO . KKKKKKKKKKKK

  26. Tem que fazer um teste do bafometro antes , dirigiu o Brasil embriagado …caça a carteira dele !!!

  27. LEVA ESSE FACÍNORA PRA DAR UMA VOLTINHA,LÁ PELO VIADUTO DOS PADRES,COM CERTEZA É MAIS JUSTO QUE CADEIA.

  28. Deus e o Dr. Sérgio Moro tardam mas não falham. E o cachaceiro não tem foro privilegiado, vai ter de aguentar o Dr. Sérgio Moro.

  29. Quanto será que estão pagando por uma palestra do Lula na prisão ? Pode não ser desta vez, mas que o dia está chegando, está !

  30. Marcelo Santos Responder

    Alguém prestou atenção no cara que impetrou o MS? preventivo? isso que é ter medo!

  31. Sergio Silvestre não se preocupe, você poderá levar alguma coisa para o LULA na cadeia em Curitiba, ai sim poderá satisfazer o seu ego

Comente