Uncategorized

Fachin abre mão da relatoria do mensalão

fachin-juiz

O ministro Edson Fachin se declarou suspeito de relatar um inquérito sigiloso derivado das investigações do mensalão que tramita no STF. Com a decisão, o inquérito foi redistribuído para o ministro Dias Toffoli. O inquérito corre sob segredo de Justiça e é um desmembramento das investigações que resultaram no processo do mensalão. As informações são do Estadão.

O caso ficou parado desde que o ex-ministro Joaquim Barbosa deixou a relatoria dos processos do mensalão. O inquérito foi, em primeiro momento, encaminhado ao ministro Luís Roberto Barroso, que já se declarou impedido. Posteriormente, foi enviado para o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, cujo acervo de 1,4 mil processos foi encaminhado a Fachin, que tomou posse no último dia 16.

Em despacho de ontem, Fachin se declarou suspeito, uma possibilidade que os ministros têm para deixar de julgar um caso por motivos de foro íntimo. Hoje, o inquérito foi encaminhado para o gabinete de Toffoli. O inquérito 2474 foi instaurado na Corte em 2006 para que as investigações sobre o mensalão continuassem mesmo após o início da ação penal 470 no Supremo. A investigação, que está em segredo, busca traçar parte do caminho do dinheiro usado no esquema e analisa convênios firmados pelo BMG com o INSS, por meio da Dataprev.

8 Comentários

  1. Roberta Nakamura Responder

    ….e seria mais moralmente correto que o Ministro Dias Toffoli também declinasse dessa responsabilidade. Mas…..

  2. Esse Fachin já amarelou? Responder

    Esse Fachin nem bem entrou e já amarelou na primeira.
    Pelo visto esse cara só vai fazer número é comer na mão dos outros, dançar conforme a musica, lamentável.
    Firo íntimo é o rabo dele que ficou preso a partir da sua indicação que foi feita pela DILMANDIOCA.
    Estamos fundidos com essa justiça aparelhada.

  3. Neri Busanello Responder

    A população espera das autoridades postura em pro do justo, não deveriam escolher o que julgar. Deixa duvida esta atitude.

  4. Isso já estava previsto…vai afinar sempre que o lula estiver a perigo…essa nossa sociedade é muito imbecil…e agora, vão chorar e ficar ‘eu não sabia que esse indivíduo tinha essas ligações’ – agora,é tarde, mais um ‘mamando’!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Dá para se supor, portanto, que o nobre ministro deve ser amigo de algum ou alguns dos investigados… Que beleza!

Comente