Uncategorized

Requião e Alvaro Dias lideram disputa ao governo em 2018, diz Paraná Pesquisas

requiao e alvarodias

da Gazeta do Povo:

A primeira rodada de pesquisa de intenção de voto para o governo do Paraná na eleição em 2018 mostra dois senadores do estado disputando a liderança. Roberto Requião (PMDB), que ficou em segundo lugar na campanha do ano passado, aparece em primeiro lugar, com 30,2% das preferências. Alvaro Dias (PSDB), reeleito senador com mais de 4 milhões de votos, aparece empatado tecnicamente com 26,6% das intenções. Foram ouvidos 1.344 eleitores de 58 municípios do Paraná entre 20 e 24 de junho. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, num intervalo de confiança de 95%.

O levantamento foi realizado entre os dias 20 e 24 de junho pelo Instituto Paraná Pesquisas e registrou apenas um cenário. A pesquisa foi estimulada – isto é, os eleitores receberam um cartão indicando os nomes de prováveis candidatos e apontaram um deles como seu possível escolhido, caso a eleição fosse hoje.

Em terceiro lugar na pesquisa aparece o secretário estadual Ratinho Jr. (PSC), com 20,1%. A senadora Gleisi Hoffmann (PT), que ficou em terceiro lugar nas eleições para o governo em 2014, teve 8% da preferência. E a vice-governadora, Cida Borghetti (PP), que poderá disputar a reeleição, caso Beto Richa (PSDB) se afaste para ser candidato ao Senado, teve 1,9%. Dos eleitores ouvidos, 6% dizem não saber em quem votariam e 7,1% rejeitaram todos os nomes apresentados.

Análise
Para o cientista político Emerson Cervi, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é muito cedo para dizer que esses números vão se traduzir em reais intenções de voto mais para frente. “Tem mais relação com o grau de lembrança dos candidatos. Isso não é intenção de voto, mas aquilo que tecnicamente a gente chama de saliência. O sujeito está na cabeça do eleitor e não é rejeitado, mas não quer dizer que isso vai se converter em votos”, afirma.

Cervi diz que, apesar disso, é possível ver uma “transferência negativa” de popularidade de Richa para Ratinho Jr., que é seu aliado e atual secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano. “A imagem do governador neste momento é muito ruim, e aparentemente isso se transfere para o Ratinho, que é visto como alguém próximo a ele. Mas não quer dizer que isso vá continuar assim”, afirma.

Repercussão
A reportagem tentou contato com todos os citados na pesquisa. Roberto Requião informou por meio de sua assessoria de imprensa que não comentaria os resultados. Alvaro Dias disse que, no momento, está mais ocupado com a crise política em Brasília e que “não seria certo” falar sobre eleições futuras “em um momento delicado como esse para o futuro do país”. A Gazeta do Povo não conseguiu contato com a assessoria de Ratinho Jr.

Por meio de sua assessoria, Gleisi Hoffmann afirmou que não comentaria os números. Já Cida Borghetti disse que “a pesquisa reflete o recall de eleições majoritárias recentes”. “Fico feliz com a lembrança do meu nome. Meu compromisso é trabalhar pelo desenvolvimento do Paraná e de sua gente, e ter o reconhecimento no momento adequado.”

20 Comentários

  1. Sergio Silvestre Responder

    Me parece que o governo do “DIALOGO E RESPEITO” não foi muito aceito pelos paranaenses que lhe deu o segundo mandato,meio a reboque de muita grana,inclusive suspeita-se até da corrupção.
    Acho que vamos adotar a formula velha e eficaz,que já sabemos de cor como funciona e se não é a dos sonhos,embarcar noutra aventura nababesca de algum candidato como o atual o estado não aguenta.
    Bom seria os dois serem governo,e noto que um deles via ser mesmo,tanto o ALVARO como o REQUIÃO tem chances iguais e quanto aos outros serão figurantes.
    Mas ainda tem mais de tres anos de martírio,água e e luz subindo 3x ao ano e um politico em fim de carreira tentando fazer o possível para que o PARANÁ se torne uma terra arrasada,não por uma guerra,mas por uma quadrilha que aqui se instalou.

  2. NÃO TEM DÚVIDA …. ALVARO DIAS O MELHOR… REQUIÃO É DA TURMA DO PT. AMIGO DO LULA E DILMA FORA……

  3. Pelo amor de Deus, dois matusaléns, tem que se aposentar, largarem do poder, dois profissionais da política. Aposentem-se por favor.

  4. Não sei qual dos dois é pior para o Paraná. Álvaro Dias só se preocupa com seu próprio umbigo e imagem, sendo que na sua gestão não fez nada pelo Paraná. Requião por outro lado, além de promover o retrocesso do Estado durante seus oito anos de gestão, também não fez nada, e somente agora estamos conhecendo suas falcatruas. O fato é que estamos muito mal de políticos competentes e honestos !

  5. Doutor Prolegômeno Responder

    É o destino da província cispaulista: sempre tendo que escolher entre o diabo e o coisa ruim. Difícil saber que é o menos pior. Enterraram caveira de burro no Paraná.

  6. Voto no Kiref de Londrina. Se ele se candidatar vai dar trabalho. Aqui começou com um por cento e chegou com sobra de fôlego.

  7. PARA MIM NOVAMENTE É ALVARO DIAS,O QUE ELE FAZ PARA PARANÁ OU JÁ FEZ, REQUIÃO TURMA DO PT, ATÉ SERIA BOM GUSTAVO FRUET, UM POLÍTICO SEM MANCHA NA POLÍTICA, É ISSO QUE NÓS BRASILEIRO TEMOS QUE SABER UM POLÍTICO SEM MANCHA., CHEGA DE LADRÕES. E CHEGA DE PT, EU FIQUEI TRISTE NO PARANÁ AINDA COM TUDO ISSO QUE NÓS ESTAMOS PASSANDO O LULA TEM 14%, SE LIGA BRASILEIROS CHEGA DE ROUBO.

  8. No Paraná os candidatos são sempre os mesmos Álvaro e Requião, não se nota um político novo de prestígio para fazer frente aos dois. As lideranças no nosso Estado estão a beira do abismo, isto é, inexistem. A não ser que até 2.018 apareça algum com projetos sólidos e eficientes. ainda há tempo.

  9. Votar no Requião é mesmo que votar na Dilma ou no Lula para presidente da República novamente. É seu apoio entre tantos outros, que sempre apoiou o PT, é que o Brasil está na M… que está.
    Aliás essa pesquisa não foi feita somente com seus afilhados políticos e professores que foram envenenados pelo Requião e pela turma da ptezada???

  10. Pelo amor de Deus….de volta esses coisas ruim…….não é possível que essa gente continue atrapalhando o PR….nem Requião, um lunático, nem Álvaro, tem que ter outra opção….contra esses dois voto no Rato Jr……..chega de andar pra trás..

  11. REQUIÃO FARÁ O CIRCO NOVAMENTE PARA EXCLUIR POTENCIAIS CANDIDATOS AO SENADO, JÁ QUE SE TIVER OPOSITORES FORTES SABE QUE PERDERÁ AS ELEIÇÕES.
    VAI JURAR AMOR ETERNO AOS IRMÃOS DIAS E TANTOS OUTROS PARA QUE O OSMAR SAIA CANDIDATO A GOVERNADOR E ASSIM, SEM OPOSIÇÃO, VAI BUSCAR A REELEIÇÃO PARA O SENADO.
    CERTO É QUE CANDIDATO A GOVERNADOR O REQUIÃO NÃO SAI, E NÃO SAI PORQUE SABE QUE VAI PERDER AS ELEIÇÕES.
    AINDA, NÃO DÁ PARA ESQUECER QUE O REQUIÃO É UM IDOSO A CAMINHO DA APOSENTADORIA, E COMO JÁ TEM A ALMA VENDIDA LOGO SERÁ COBRADO POR ISTO E TERÁ QUE PAGAR NO “INFERNO” TODAS AS MALVADEZAS QUE FEZ E A QUANTIA DE PESSOAS QUE PREJUDICOU.

  12. A luz está subindo não é só no Paraná, e a culpa é da Dilma que fez cartaz com o chapéu alheio para se reeleger e, agora estamos pagando a conta, tanto da luz, como da roubalheira do PT. Tudo isso com o apoio do Requião, que em troca conseguiu um emprego de marajá para seu irmão na Itaipu que aparece no emprego 6 vezes no ano. Que mamata!!!

Comente