Uncategorized

Pesquisa ao Senado traz Requião em primeiro e Richa no quinto lugar

richa-gleisi-requiao1

Senador do PMDB aparece com 45% das intenções de voto, enquanto Ratinho Jr. tem 41% e Osmar Dias, 37,9%.

da Gazeta do Povo:

Pesquisa de intenção de voto para a corrida ao Senado no estado, feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, mostra um empate técnico entre o senador Roberto Requião (PMDB), o secretário estadual Ratinho Junior (PSC) e Osmar Dias (PDT). De acordo com a pesquisa, realizada entre 20 e 24 de junho, Requião teria 45,1% das intenções de voto no Paraná se as eleições fossem hoje. Ratinho Junior aparece empatado tecnicamente com o senador, com 41,2% do eleitorado. Osmar Dias teria 37,9%.

O governador Beto Richa (PSDB) foi o que se saiu pior na pesquisa. Se as eleições para o Senado ocorressem hoje, Richa teria apenas 7,5% dos votos, atrás da senadora Gleisi Hoffmann (PT), que conquistaria 19,2% dos votos dos paranaenses.

“Isso pode ser reversível sim. Depende da capacidade do governo de se levantar”, analisa o cientista político Luiz Domingos Costa. De acordo com Costa, há uma tradição em quase todos os estados do país de que o governador se eleja senador após o fim do mandato. “Momentaneamente ele [Richa] está perdendo isso. E isso é muito sintomático do desgaste que ele sofreu este ano”, avalia.

Se de um lado a crise no Paraná diminui as intenções de voto de Richa, as chances de Requião aumentam. “Ele disputou com o Beto e, como o Beto está mal, ele consequentemente está bem. Ele é o oposto ao Beto na visão do eleitor”, explica o presidente do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo.

Para Costa, a crise do PSDB no estado contribui para o aumento nas intenções de voto de Requião. “Possibilitou ao senador se fazer uma referência de uma porção específica do eleitorado que é contra políticas de coloração tucana”, analisa o cientista político.

Para Hidalgo, chama a atenção o fato de o secretário Ratinho Junior aparecer em segundo lugar nas intenções de voto. “O que mostra que, pela pesquisa do Senado, o Ratinho não está ainda muito contaminado pelo desgaste na gestão do Beto Richa”, afirma o pesquisador. “Indubitavelmente ele é um nome forte para 2018, seja para governador, seja para senador”, completa Costa.

A senadora Gleisi Hoffmann, que ficou em terceiro lugar na corrida para o governo do estado no ano passado, aparece em quarto lugar nesta pesquisa. “O abalo do PT no Paraná foi forte; primeiro com a rejeição ao PT no estado e, segundo, por causa das denúncias do partido na Operação Lava Jato”, avalia o cientista político.

Metodologia
A pesquisa ao Senado foi estimulada, ou seja, os eleitores receberam um cartão com os nomes dos possíveis candidatos e fizeram uma escolha entre eles. A margem de erro é de 2,5%, num intervalo de confiança de 95%. O instituto ouviu 1.344 eleitores de 58 municípios paranaenses.

20 Comentários

  1. MANOEL BOCUDO. Responder

    EU ADMIRO O OSMAR DIAS, MAS ESTÁ MEIO ALONGADO DA MÍDIA,
    UM CARA QUE DEVIA SER MINISTRO DA AGRICULTURA, POIS É DO
    RAMO. SE SAIR PARA O SENADO PODE CONTAR COM MEU SIMPLES
    VOTO, E MAIS ALGUNS AMIGOS, MORREMOS ABRAÇADOS OSMAR.
    SEMPRE COLOCAM PESSOAS QUE NÃO MANJAM NADA DA LAVOURA.
    PRECISA TER UMA OPORTUNIDADE NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA.

  2. NA VERDADE O PT ESTA NA ENFRENTE, PORQUE O REQUIÃO É PMDB, MAIS O CORAÇÃO É PT COM CERTEZA

  3. Sergio Silvestre Responder

    É um ocaso de um politico que valorizou os amigos e a colonia e se deu mal.
    Hoje com as redes sociais e muitas contribuições para ir aos fatos a coisa ficou difícil e hoje jamais colocariam no Paraná os pedagios mais caros do mundo.
    Essa pratica de pensar que o povo esquece é do tempo do radinho a pilha,hoje tem escutas e tudo é sabido mesmo com certa morosidade da justiça que ainda não se enquadrou nos tempos modernos e de esclarecimentos a todos.
    Beto se elegerá sim a cargos menos importantes até se diluir por inteiro.

  4. Prevaleceram as mentiras da oposição e conseguiram enganar o povo, menos a mim.Por isso mesmo que o país está cada dia pior de tanto roubo dos mentirosos e tapeação.

  5. ESPERO QUE O POVO NAO ESQUEÇA QUE O RATINHO JR
    APOIO A VIOLENCIA CONTRA A EDUCAÇAO (PROFESSORES) NAO PODEMOS DEIXAR A MIDIA INFLUENCIAR POIS ESTA SENDO SUBSIDIADA POR INTERESSES PESSOAIS .VAMOS DIZER NAO A QUEM NAO QUER UM POVO COM EDUCAÇAO.FORA RICHA E RATINHO JR.

  6. “Prevaleceram as mentiras da oposição e conseguiram enganar o povo, menos a mim.Por isso mesmo que o país está cada dia pior de tanto roubo dos mentirosos e tapeação.”

    Vocês está falando de qual dos governos Helena? Do Federal ou Estadual?

  7. DENTRE TODOS ESSES APRESENTADOS EU VOTARIA NO RATINHO JR.SUGIRO QUE SE FAÇA UMA ENQUETE AQUI NESSE BLOG.

  8. o dono do paranapesquisas é amigo pessoal do requião e o resto do bando, muita coincidência não acham? e a gazeta dando corda pra mais bagunça sem fim, interesses de verdade do estado? deixa pra lá!

  9. Futuro negro para o Paraná com esta pesquisa… O atraso, o coronelismo, o patrimonialismo, a visão caduca de mundo estão em alta no estado… É o povo olhando para o retrovisor e não vendo o trem que se aproxima pela frente… Talvez não tenha existam mais Paraná em 2022…

  10. Luis Antonio de Sá Barreto Responder

    Como os eleitores paranaenses são uns burros-idiotas o Beto e Ratinho (dois que não valem aquilo que o gato enterra) poderão se eleger.

  11. O Beto Richa, parou de pagar o Murilo Hidalgo e o bicho se bandeou vergonhosamente……….. agora esta na folha da Itaipu…………rsrsrsrsrsrsrs mas em 2017 o Beto volta a pagar ai ele coloca o Beto nas alturas……….. isso é todo jogo dos donos das pesquisas……..Conheço esse HIDALGO a anos .nuca vi equipe de pesquisa desse cara………. agora o bicho anda dizendo que esta fazendo pesquisas a nível nacional rsrsrsrsrsrsrs com certeza é de araque……….o tio dele o Jo´se Campos Hidalgo, esse sim é gente séria. Se liga Hidalgo, agora elogiando o deputado Mauricio Guarenghi de Mello e Silva, a onde a pessoa chega em! Quem te viu.

  12. ELEITOR ATENTO E BOA MEMORIA Responder

    DEPOIS DIZEM QUE PAULISTA NÃO SABE VOTAR !!!!!! É O FIM REQUIAO ACABOU COM O SISTEMA PREVIDENCIARIO DOS FUNCIOANARIOS PUBLICOS, BETO RICHA LEVOU A FAMA. FALO SEM NENHUMA MOTIVAÇÃO POLITICA. SE ALGUEM QUER SER HONESTO E JUSTO É SO VER A HISTORIA. NO PRIMEIRO GOVERNO FALIU O IPE , O LERNER SALVOU OS FUNCIONARIOS CRIANDO A PARANA PREVIDENCIA O REQUIÃO FOI LÁ E INTERVIU NA ADMINISTRAÇAO. O REQUIÃO MENTIU PARA SE ELEGER FIM DO PEDAGIO, FERRERINHA, ETC…PINTAVA PAREDE DE ESCOLA E INAUGURAVA, O IRMÃO ACABOU COM AS EXPORTAÇÕES VIA PORTO DE PARANAGUA, O OUTRO ACABOU COM O ENSINO , OS PROFESSORES TEM MEMORIA MUITO CURTA, A APP USA OS PROFESSORES PARA OBTER GANHOS POLITICOS PARA OS DIRIGENTES.A IRMÃ NO PROVOPAR FEZ A FESTA COM AS DOAÇOES DA RECEITA. MEU DEUS AINDA QUEREM VOTAR NESTE CARA. SÓ FALTA QUERER O LULA NA PRESIDENCIA

  13. É inacreditável que ainda tem dementes que votam no Requião
    e na Gleisi !? Cada povo tem os representantes que merecem…

  14. essa pesquisa está correta….lugar do Requião é longe do Paraná..lá em BSB não atrapalhando…….quanto mais longe melhor……

Comente