Uncategorized

PF indicia Marcelo Odebrecht e outras 7 pessoas por crimes da Lava-Jato

2015-830744610-2015-826689889-2015062037598.jpg_20150620.jpg_20150706
De O Globo

SÃO PAULO – O presidente da Odebrecht SA, Marcelo Odebrecht, e outras sete pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira pelos crimes de fraude em licitação, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e formação de cartel. O indiciamento foi encaminhado ao Ministério Público Federal nesta segunda-feira. No domingo, a PF já havia indiciado Otávio Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez e outras oito pessoas.

A PF pediu à Justiça que mantenha a prisão preventiva dos acusados, devido ao risco de que, se forem soltos, poderão influenciar as investigações. De acordo com o delegado Eduardo Mauat, que assina o relatório, o empresário Marcelo Odebrecht não só tinha conhecimento e participação nos ilícitos como teria tentado “obstaculizar as investigações”.

Os agentes federais responsáveis pela análise do conteúdo dos celulares de Marcelo Odebrecht concluíram, com base na agenda do empresário, que as siglas citadas nessa anotação fariam referência a políticos: MT (Michel Temer, vice-presidente da República) e ECunha (Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados), GA (Geraldo Alckmin, governador de São Paulo), FP (Fernando Pimentel, governador de Minas Gerais) e AM (Adriano Sá de Seixas Maia, diretor jurídico da Odebrecht Transport).

Dizem ainda que o empresário afirmou, num dos documentos apreendidos, que as comissões internas de apuração da Petrobras estavam sendo conduzidas por “xiitas” com o único intuito de apontar culpados e afastar o risco de serem chamados de “coniventes ou incompetentes”

Segundo a PF, Marcelo Odebrecht pretendeu adotar postura de confronto com as investigações, orientando ações. Num dos documentos, dá orientações claras. Para a PF, MF é Marcio Faria e RA é Rogério Araújo, dois dos executivos da empresa acusados de participar diretamente do cartel e fazer pagamentos de propina por meio de operadores, como Mário Góes e Bernardo Breiburghaus:

O relatório diz ainda que Odebrecht tinha como espécie de “plano B” usar “dissidentes” da própria PF. “trabalhar para parar/anular”, dizia um dos itens avaliados pelos agentes: ” Chama atenção esta última alternativa, cuja intenção explícita de Marcelo Odebrecht, conforme suas próprias palavras, é parar/anular a Operação Lava-Jato, não cabendo aqui outra interpretação, uma vez que a operação está indicada pela sigla LJ como assunto das anotações”, afirma o relatório.

A referência à PF foi feita num email, também apreendido pela PF:

Mauat disse que todos os executivos e envolvidos em investigações sobre a Odebrecht permaneceram em silêncio em seus depoimentos, exceto Marcelo Odebrecht. De acordo com o relatório, o empresário disse em depoimento continuar “confiando nos seus companheiros” – ou seja, nos executivos detidos – e que não via necessidade de ser preso, uma vez que sempre esteve à disposição da Justiça e já havia prestado depoimento em Brasília.

“Entendemos, que a partir dessa fala, no cotejo com os demais elementos carreados, Marcelo Odebrecht aderiu de forma inconteste as condutas imputadas aos demais investigados, considerando que delas detinha pleno conhecimento”, afirma Mauat no relatório.

Segundo a PF, foram também colhidas provas de transações financeiras em espécie feitas por Rogério Araújo, além de provas de que era ele quem comandava os depósitos ao operador Bernardo Freiburghaus, que em seguida depositava em contas de dois então diretores da Petrobras, Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró.

A partir do indiciamento, o Ministério Publico Federal (MPF) tem cinco dias para analisar o relatório e oferecer denúncia contra os suspeitos. Se o juiz Sérgio Moro aceitar a denúncia, eles passam a ser considerados réus.

2 Comentários

  1. Sergio Silvestre Reply

    Logo vai ter muita gente indiciada aqui na terrinha dos pinheirais,o Yossef vai falar e começar pelo Luiz Abi e o Armandinho da sax,ai o bicho pega,

  2. COM CERTEZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL É DE FATO UM MERO PEDAÇO DE PAPEL..
    POIS NÃO SE RESPEITA AS GARANTIAS INDIVIDUAIS NELA PRESCRITA. LETRA MORTA DA LEI..

Comente