Uncategorized

Lula busca FHC para discutir crise e conter impeachment

O ex-presidente Lula autorizou amigos em comum a procurar seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso, e propor uma conversa entre os dois sobre a crise política. O objetivo imediato do movimento é conter as pressões pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. As informações são da Folha de S. Paulo.

Há cerca de duas semanas, amigos de Lula discutiram separadamente com ele e FHC a possibilidade de um encontro dos dois. Os contatos ocorreram às vésperas de o tucano viajar de férias para a Europa.

Lula disse a aliados que a conversa poderia ser por telefone e antes de Fernando Henrique viajar. O tucano preferiu deixar a definição de um eventual encontro para ser discutida depois que ele voltar ao Brasil, em agosto.

Não foi o primeiro aceno de Lula à oposição. Em maio, ele encontrou o senador José Serra (PSDB-SP) na festa de um amigo comum e disse que gostaria de marcar uma conversa reservada. Lula derrotou Serra na eleição de 2002.

Lula tem mantido somente os aliados mais próximos informados sobre essas conversas, e só avisou que procuraria Fernando Henrique na véspera de autorizar os contatos com o antecessor.

A intenção do petista é buscar um conciliador na oposição para tentar dissipar, pelo menos dentro do PSDB, as forças que trabalham pelo impeachment da presidente.

A crise que envolve Dilma aprofundou-se nas últimas semanas, com o avanço das investigações sobre corrupção na Petrobras, a crise econômica e a rebeldia dos aliados do PT no Congresso.

SEM INTERMEDIÁRIOS
Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Instituto Lula afirmou nesta quarta-feira (22) que o ex-presidente não tem interesse em conversar com Fernando Henrique nem soube de nenhum interesse da parte do antecessor.

Por e-mail, Fernando Henrique disse à Folha: “O presidente Lula tem meus telefones e não precisa de intermediários. Se desejar discutir objetivamente temas como a reforma política, sabe que estou disposto a contribuir democraticamente. Basta haver uma agenda clara e de conhecimento público.”

Serra não quis confirmar o conteúdo da conversa que teve com Lula em maio, e disse apenas que não tem nenhum encontro marcado com ele.

As informações sobre a movimentação de Lula foram confirmadas à Folha por integrantes do Instituto Lula e políticos de três partidos. Para a assessoria de Lula, “relatos anônimos” servem apenas para alimentar “especulação”.

RADICALIZAÇÃO
A aliados com quem discutiu o assunto, Lula disse preferir uma conversa discreta com FHC. O petista tem procurado evitar que seus movimentos ampliem a radicalização do ambiente político.

Lula, que fez recentemente críticas ao modo como Dilma vem lidando com a crise, tem procurado agir como bombeiro e procurou líderes do PMDB, como o senador Renan Calheiros (AL), para conter os ânimos no Congresso.

O ex-presidente debateu com seus auxiliares durante meses a decisão de buscar reaproximação com os tucanos. Os petistas sabem que a radicalização da campanha presidencial do ano passado, em que Dilma atacou FHC, tornou mais difícil o diálogo com eles.

No PSDB, há dúvidas sobre a conveniência de uma conversa que tenha como tema a governabilidade de Dilma. Mesmo tucanos considerados moderados, que hoje são contra o impeachment, temem que um diálogo com o PT seja visto como conchavo e arranhe a imagem do partido.

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), que foi derrotado por Dilma na eleição presidencial do ano passado, é visto pelos petistas como um dos principais obstáculos a qualquer tentativa de acerto entre os dois grupos políticos.

31 Comentários

  1. O luladrão pode pedir até para J.Cristo ou ao Papa mas quem não vai impedir o impeachment é o povo do bem deste Brasil.
    luladrão seu lugar é na cadeia junto c/ela.

  2. Moisés Fróes Responder

    Sem conversa, FHC não caia nessa, não caia da armadilha do chefão dos corruptos do PT.
    Quando gritavam ‘FORA FHC’ esses bandido do Lula não o procurou, ao contrário, incentivou o coro.
    FORA LULA!!!
    FORA DILMA!!!
    FORA corruPTos PT!!!!

  3. Se FHC aceitar conversar com Lula, tão somente conversar, já como diz Lenza Toledo, é o fim da rosca.
    Lembro, como já escrevi anteriormente, quando em meu caminhão ouvi nas rádios e carros de som nas ruas de cidades do nordeste, durante a campanha para presidente em 2014, esse sem caráter do Lula vociferando inverdades, deturpando completamente o que FHC havia comentado sobre que “muitos votos da candidata Dilma, são de eleitores desinformados”.
    Pelo amor dos que acreditaram e acreditam em você, sr. FHC,
    dê uma banana para essa porco.
    Essa escória, agora que verdadeiramente quebraram no nosso Brasil, ainda se acha direito de conversar.

  4. Lula pede arrego a FHC , e agora petezada ?

    Como sempre eu disse quem é Lula sem o FHC, criticam o PSDB por inveja, medo e incapacidade

    Semana passada pediu ajuda ao Serra e agora implora ao Fernando Henrique ? kkkkkkkkkkkkkkkkkk eu posso gargalhar enquanto a petezada se humilha, aceita e chora pela realidade prevista há tempos

  5. Sergio Silvestre Responder

    Esse Blog É pictoresco desde 2005 os mesmos personagens,os mesmos reaças e a mesma clac.Parece que repetem tudo.parece que os comentários são sempre os mesmos e parece que o Blogueiro se acostumou com essa mesmice.
    Agora estão sonhando com a deposição da presidente,amanhã podem querer a volta dos militares ou até que se acabe com o estado de direito e começe um general de carreira que vai por para correr o congresso inteiro e essa pá de bons salarios de aposentadorias que caiu no colo deles.

  6. clarice franzec Responder

    AH, DÁ UM TEMPO NÉ LULA???

    AGORA VC PROCURA FHC? ELE NÃO VAI SE MISTURAR COM VC, SABE PQ? PQ O QUE É BOM NÃO SE MISTURA, DEIXA O FHC FORA DISSO.

    A DILMA JÁ ERA……………….E VC JÁ FOI, TARDE

  7. O mundo gira sempre e volta ao mesmo ponto. Vejam como é a medicina, dizia um amigo meu, em tom de brincadeira, quando falávamos de um intrincado assunto de TI. Em 2005, no auge do Mensalão, quem trabalhou contra o impichamento do Lula foi o FHC. Havia, inclusive, um ponto nas negociações que tratava da não reeleição do Lula. Qual foi o desfecho? Lula não foi impichado, mais por sorte que juízo, foi bafejado com a melhora na economia, candidatou-se e foi reeleito demonizando a política do FHC. Em seguida, usando do mesmo expediente, emplacou a Dilma, que nas eleições passadas, também demonizando as oposições, vendeu ao eleitor o país mais “cor-de-rosa” do universo. E o que ela faz no segundo mandato? Como resultado de um desastroso primeiro mandato, onde as desonerações do Mantega dilapidaram a economia do país e sustentaram os lucros das grandes empresas e dos bancos, adota a política que havia demonizado na campanha eleitoral e continua a bancar, cinicamente, o mesmo modo de governar, embora lhe pairem sobre a cabeça duas Espadas de Dâmocles, as contas no TCU e no TSE, cujos resultados propiciarão mais 2 pedidos de impichamento, elevando-os a quase dúzia e meia.
    Diante de tal dantesco quadro, vem agora o plantador de postes eleitorais, mentindo e desmentindo como sempre, esperando que o FHC venha em seu acudimento? Ora, pois, qual dos dois precisa, desesperadamente, falar com o outro? FHC já disse que está disposto a colaborar em assuntos de interesse nacional (não como salvador da patria do PT), e em público. Portanto, quem está aí preocupado com ética e com assuntos nacionais? É muito fácil de saber.
    Por fim, se o Lula quer astear a bandeira da paz, que lhe troque antes a cor vermelha pela branca.

  8. SUÍNO,COMEU E VIROU O COCHO,DEPOIS DE TER ACABADO COM O PAÍS,PROCURA AJUDA EM QUEM TINHA CONSERTADO,

  9. MANOEL BOCUDO. Responder

    QUE HUMILHANTE, ELES TENTAR PEDIR AJUDA AO FHC, QUERIAM TIRAR O HOMEM, SEMPRE FALAM QUE A CULPA É DO FHC, E AGORA VÃO PEDIR PINICO AO PAI DO REAL. NOSSA QUE VERGONHA DONA DILMA E O SEU MOLUSCO.

  10. É MAIS UM GOLPE DO “MOLUSCO TRAÍRA” PARA TENTAR SE ESCONDER ATÉ 2018 E PINTAR DE SALVADOR DA PÁTRIA. FORA PETEZADA. FHC É RAPOSA VELHA NA POLÍTICA E JÁ CONHECE O “DIABO VELHO” E SUAS ARTIMANHAS DA MENTIRA. O ÚLTIMO DOS “MOICANOS” VERMELHOS ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS. DEPOIS É SÓ FECHAR AS PORTAS DO PARTIDO QUE CAMINHA PARA A EXTINÇÃO, GRAÇAS A DEUS!

  11. SS, o bunda tatuada, sempre surgindo das trevas para defender os membros da quadrilha PT, a qual ele deve pertencer.

  12. SR; ESMAEL NO SEU BLOG JÁ ESTA DIFERENTE,,,,, FHC QUE PROCUROU LULA, QUE FEIO EM ESMAEL, SABEMOS QUE SEU BLOG É DO PT,, EU ACHO QUE SÓ FALAR VERDADE………..

  13. O molusco não cansava de dizer com relação ao governo FHC, que o PT havia recebido uma herança maldita. Agora, o cachaceiro vem pedir arrego para continuar afundando o Brasil. FHC, Pai do Plano Real, destruiu o dragão da inflação, mas, o PT, colocou o país numa encruzilhada.

  14. Prezado Sérgio Silvestre, o bom dirado recomenda: em bica fechada não entra mosca. Mas, de uma coisa você pode ter certeza, e não sei se você já estaria preparado para fazer o mesmo, esteja com a boca cheia de moscas, ou não. Com a devida permissão da autora, lhe digo: “POSSO NÃO CONCORDAR COM NENHUMA PALAVRA DO QUE VOCÊ DISSE, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZE-LO”. E acrescento de minha lavra: Se não puder fazer/dizer isto até que tenha morrido, em vão terá pasado a vida, e saiba que a vida é preciosa.
    (Penso que você talvez saiba quem foi a autora que disse isto. Mas, por via das dúvidas, aqui vai: foi a escritora britânica Evelyn Beatrice Hall (1868-1956), tentativa de descrever o espírito de um grande e ferrenho combatente da intolerância, e não menos defensor das liberdades civis, o filósofo e grande pensador francês, François Marie Arouet, de pseudônimo Voltaire (1694-1778), muito influenciado pelo estupendo cientista inglês, Isaac Newton, e pelo grande filósofo, também inglês, John Locke.

  15. Oh! calcinha frouxa, bundinha tatuada, deve ser deprimente você ver que teus ídolos estão abaixo da linha da falta de vergonha. Ainda bem que o Fábio ainda te dá espaço para fazeres comentários tentando defender quem não merece.
    Ainda te consideras inteligente e qualificado? Ter momentos de burrice faz parte da vida, mais insistir em ser burro, só mesmo prá quem não tem nem uma alternativa a não ser mamar nas tetas do governo. Teus dias de comer capim estão próximos. Aproveita o te resta!

  16. A VOLTA DOS MILITARES,SERIA A SALVAÇÃO DO PAÍS SR ss,QUEM TEM MEDO DELES É SÓ QUEM DEVE,QUEM TEM CULPA NO CARTÓRIO.

  17. jose carlos pinto Responder

    SENHOR SERGIO SILVESTRE QUAL SUA POSIÇÃO, ME PARECE UMA PESSOA CULTA, MAS DEFENDE ESSES CRÁPULAS DO PT COM AFINCO.
    NÃO ENTENDO, ME DESCULPE JULGAR O SENHOR, MAS ESTAMOS NUMA FRIA E O SENHOR SEMPRE DEFENDENDO O INDEFENSÁVEL?????

  18. petista arrependido Responder

    Pela primeira vez tenho que concordar em parte com o Sergio Silvestre, quando ele assim disse; “Esse Blog É pictoresco desde 2005 os mesmos personagens,os mesmos reaças e a mesma clac.Parece que repetem tudo.parece que os comentários são sempre os mesmos e parece que o Blogueiro se acostumou com essa mesmice.”, ate porque ele fala de si mesmo, eta cara cri, sempre repete a mesma ladainha enfadonha de querer ser a nota fora de tom e desafinada do contexto.
    Seja coerente SS, o Estado de Direito serviu para cassar o Collor (que depois se abraçou com o milionário lula e deu no que deu, mas este mesmo Estado de Direito não serve para o ympeachment da presidANTA….pare de ser mamute…

    Realmente esta difícil para vcs seus petralhas. justitificarem o que esta acontecendo e aguentar o cheiro da podridão deste governo que apodreceu e vai apodrecer mais, mas agora na cadeia.

  19. Sergio Silvestre Responder

    Sr José Carlos,imagine o mundo com todo mundo comendo Jiló.
    Não vamos nos ater no que hoje a maioria pensa e amanhã muda como nuvens,vamos ter pensamentos conflitantes sim,cada qual com sua opinião democrática.Mas concordo com o sr que as vezes tenho arrebatamentos efêmeros,

  20. Do Interior.... Responder

    José, é que o SERGIO SILVESTRE é petista roxo. Também conhecido como o “bundinha tatuada” porque tatuou a estrela do PT em uma nádega e a cara do LuLLa na outra….kkkk

  21. Lula desmentiu categoricamente essa informação e FHC ficou quieto e não se pronunciou quem mente então?

  22. Esta atitude do Lula demonstra mais uma vez que a PTzada não medem
    esforços em mudar de opinião rapidamente e de acordo com a convenien-
    cia. Se for para ganhar matam até a mãe…

  23. O SS Calça Frouxa, Sr José Carlos, não é pessoa culta, mas rude, soberba, ignorante e mal educada entre todos os adjetivos que podem ser atribuídos a petistas. Sempre que qualquer comentário sem tem alguma coerência, foi passado por terceiro para ele postar como comentário próprio. Além disso, vê-se que é analfabeto funcional, pois nem escrever sabe.

  24. MANOEL BOCUDO. Responder

    ME DESCULPE SENHOR SERGIO SILVESTRE, SOU DO INTERIOR DO ESTADO
    E SEMPRE ACOMAPANHO O BLOG AQUI E VEJO AS DIVERSAS OPINIÕES, DEVIA RESPEITAR QUEM QUER DEMONSTRAR INSATISFAÇÃO COM ESSE GOVERNO QUE QUEBROU O SEU, O MEU, O NOSSO PATRIMONIO, E QUE TODOS SEMPRE TIVEMOS ORGULHO, A PETROBRAS, AGORA O SR. VEM DEFENDER ESSES MALACOS, DESEMPREGO, IMPOSTOS, EM QUE PAÍS O SR, VIVE ????

  25. Se o FHC aceitar e/ou participar desse encontro estará assinando e atestando tudo o que o PT, Lula e Dilma fizeram com o Brasil e com o povo. Eu não me esqueci a mentira que eles falavam na campanha presidencial: “O Fernando Henrique quebrou o Brasil três vezes”. Espero que o FHC também não o tenha esquecido.

  26. JOSE CARLOS PINTO, ACHAMOS QUE É PT SR. SERGIO SILVESTRE, ELE DEFENDE MUITO PT, TA LOUCO.

  27. Sergio Silvestre Responder

    Afhh BOCUDO que eu acabei de escrever sobre pruralidade,interprete o texto sua anta.

Comente