Uncategorized

‘Senna sempre foi um piloto sujo’, diz Piquet

nelson-piquet-31.07

Conta o Blog do Ico, no UOL, que Nelson Piquet aproveitou a sua passagem pela 30ª edição do GP da Hungria para relembrar algumas histórias dos tempos de piloto. Convidado de honra desta etapa da F1, Piquet também falou sobre Senna. Confira o que ele disse:

“Senna era um piloto horrível, era fácil ultrapassá-lo (…) Você viu toda a ultrapassagem? Você viu as duas voltas anteriores? Olhando com calma, na primeira vez eu tento por dentro, e ele me empurra para o lado sujo da pista. E na segunda vez ele tenta fazer o mesmo. Mas ao invés de ir para a direita, eu coloco de lado pela esquerda e ele não esperava isso (…) Ele sempre foi muito sujo na sua carreira. Ganhou o campeonato de F-3 porque ele bateu no Martin Brundle, em Brands Hatch, na última corrida, acabou com o carro em cima. (n. R.: o acidente a que Piquet se refere aconteceu em Oulton Park, na 17ª etapa das vinte realizadas). Fez o mesmo com Prost em 90 para ganhar o campeonato. Eu não concordo com isso. No automobilismo, você precisa ser limpo. Quer ser campeão? Tudo bem. Mas precisa ser limpo. Ele não era limpo na pista. Foi por isso que mostrei o dedo do meio para ele”.

Neste relato, Piquet referiu-se à histórica ultrapassagem sobre Senna no mesmo circuito de Hungaroring, na Hungria, em 1986.

Relembre a seguir a manobra.

56 Comentários

  1. Falar do imortal AIRTON SENNA após sua morte é fácil. Querer comprovar algo que acontece em todas as corridas é considerado normal, mas falar que o mesmo foi SUJO, Piquett excedeu-se, pois os mortos devem ser respeitados. Este mesmo Piquett, que agora está dizendo isso, não vê quão SUJO foi seu filho ao bater propositadamente em outro carro, para beneficiar um terceiro. O crocodilo fala do rabo dos outros, ao invés de se preocupar com o seu próprio. Piquett sempre foi boçal, principalmente com a imprensa. Pois até hoje, embora tivéssemos campeões mundiais de automobilismo, nenhum, por incrível que pareça, foi melhor que AIRTON SENNA. Dor de cotovelo leva muito tempo para ser sanada.

  2. CURITIBANO ROXO Responder

    Este velhaco maracujá de gaveta, é um recalcado porque nunca chegou ao pé de Airton Senna, não merece crédito nem ouvidos.

  3. Este nelson poderia ter ganho dez vezes o titulo mundial, porém jamais vai ter um décimo do talento e carisma do AIRTON.

  4. MANOEL BOCUDO. Responder

    QUE FALTA DE BOM SENSO, O HOMEM FOI O MELHOR VAMOS FALAR O QUE PARA O PIQUET. MENOS, PIQUET, BEM MENOS.

  5. renato glotter Responder

    Se o Piquet realmente achasse isso não estaria se vangloriando dessa ultrapassagem até hoje.

  6. Perdeu a oportunidade de ficar calado Piquet! Que pena! vc até tem seus méritos mas querer denegrir a imagem de Airton após morto!!! É de mais….

  7. Foi infeliz dizendo isso Piquet…..quem é sujo é você, isso é inveja do que AYRTON SENNA fez na formula 1… .porque não falou isso quando SENNA era vivo…hoje ele esta no céu….não tem como te responder….mas, so isso que disse
    ja demonstra que o SUJO é você. Seu BABACA. É SENNA E NÃO TEM PRA NINGUEM…””” QUE DEUS A TENHA EM UM BOM LUGAR.”””

  8. Ele não falou só agora, agora ele repetiu na Hungria o que já tinha falado antes. Quem acompanha a F1 sabe, ele era amigo do Reginaldo Leme e ainda é, já o Sena era amigo do Galvão Bueno. Precisa falar mais?

  9. Pilotava muito e ganhou 3 campeonatos, nessa prova mostrou q era “fora de série”!
    Falar é inerente ao sujeito, houve quem lhe emprestasse o ouvido. Ayrton era muito bom, mas também errou muito!

  10. Ele está usando o mesmo esquema do PT. Em vez de reconhecer a sujeira feita pelo seu filho e incentivar o piá a dar a volta por cima, parte para enlamear as pessoas que não te nada com isso.
    E, assim como no caso do PT, não vai funcionar.

  11. Piquet era sim melhor que Sena, quem viveu aqueles momentos sabe muito bem disso, Sena era o queridinho da imprensa por que sempre concordava com ela e fazia o seu jogo, Piquet já era mais seco na pancada não fazia média e isso incomodava, essa imprensa que sempre criou queridinhos é só ver Zico que jogava bem mais não era um Falcão mais mesmo assim era o preferido, a imprensa sempre induziu no esporte e na politica a manadas comprarem como bom seus produtos mais felizmente hoje existe a internet que a desmente diariamente,.

  12. Deixa o cara com a opinião dele!! Ele tem o direito de se expressar !
    Não é obrigado a concordar com todo mundo, ainda mais que só ele viveu o dia a dia das pistas e não o povão que só acompanhava a rede “grobo” nos domingos……

  13. A williams nessa ano era infinitamente superior a lotus, uma hora ia passar, naquela época todo mundo fechava a porta. O Piquet é um mau-carater, sem-vergonha, o filho dele tem pra quem puxar.

  14. Gilson Almeida Pinto Responder

    O Nelson Piquet é o Pelé da Formula 1: “de boca fechada é um verdadeiro poeta”.

  15. Quem fala a verdade não merece castigo e quem fala do que não sabe (porque não viu, ou é do tipo não vi e não gostei!) acaba atirando porcos às pérolas. Concordo plenamente com comentários sensatos, ditos por alguém que viu e viveu a F1 daquela época. Os pilotos sempre falaram – às vezes mal – uns dos outros, e não apenas agora, ou depois que o Senna se foi. Particularmente, sempre tive uma pulga atrás da orelha sobre a verdadeira causa do acidente fatal com ele, pois o alemão (por quem nunca mantive qualquer simpatia) vinha crescendo no retrovisor do Ayrton, e ninguém pode afirmar, ou negar, que seu estado emocional estava fora de centro. Para mim, Senna era meticuloso, enquanto Piquet era arrojado, inclusive quando elogiava amigos: “Eu falo o que penso, e me arrependo depois. Se fosse pensar muito, ia virar o Emerson (Fittipaldi), que só fala bem de todo mundo …”. Aos que preferem pedras ao diálogo, sugiro uma ótima leitura de um texto centrado na análise comparativa desses dois grandes ídolos brasileiros, para conhecermos de fato a origem de cada um deles e as razões tanta paixão e ódio por esse fantástico binômio automobilístico do qual só deveríamos ter orgulho como brasileiros. ===>v http://bandeiraverde.com.br/2010/05/05/por-que-o-povo-gosta-do-senna-e-detesta-o-piquet/

  16. Nada de novo.
    Para quem acompanhava as corridas na época sabe que havia essa rivalidade.

    Piquet é assim mesmo, fala o que pensa e aguenta o rojão.

    Se ele não tivesse passado Senna naquela curva até poderíamos levantar a pecha de despeito.

    Mas, não, ele passou e deu um show de pilotagem e maestria técnica; aliás, como sempre pilotou.

    Quem viveu e viu, viveu e viu, o resto é platéia.

  17. Senna era complicado sim nas pistas e com os pilotos companheiros de time, procurem declaracões de Terry Fullerton e Johnny Cecotto, este primeiro companheiro de equipe na F1 e aquele primeiro companheiro de equipe no Kart na Europa. Porém em sua época foi o melhor sim, isto não se discute.

    Obs.: Terry Fulertton é considerado o melhor do Kart de todos os tempos.

  18. Piquet precisa nascer de novo para se criticar e se equiparar ao Airton Senna, pura inveja!

  19. REGINALDO DA SILVEIRA SOBRINHO Responder

    Nelson Piquet,

    “Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”

    E neste caso não concordo mesmo…

  20. Como diz o Reddington da série de The Blacklist, “o sujo falando do mal lavado”.

  21. Nelson Piquet foi um piloto bem mais completo que Senna, agora foi verdadeiro, pois Senna era realmente um porco nas corridas que disputava, ganhou um titulo de Prost na sujeira, e a globo (galvão bueno) ainda dizia malandragem brasileira, por estes e outros estúpidos pensamentos, que hoje no Brasil se dá bem quem age na falcatrua, criamos PTs da vida…não é porque morreu que Senna deve se tornar um santo né….

  22. Raphael Junqueira Responder

    Gente, a primeira frase foi dita em tom irônico, basta ler a reportagem completa. O resto realmente foi dito daquele jeito Piquet de ser!

  23. A MORTE DO AYRTON SENA,,FEZ MILHÕES DE BRAILEIROS CHORAR IGUAL A UMA CRIANÇA..INCLUSIVE EU,,,E O TAR DE PIQT,,SERÁ QUE UM DIA ALGUEM DERRAMAM UMA LAGRIMA???

  24. Piquet nosso grande tri -campeão…mandava a Globo tomar no c´……
    Senna era um xarope ….dizem que não gostava de mulher …..!!!

  25. LUIS FERNANDO GONÇALVES Responder

    Na época este Piquet falava que Senna não gostava de mulher. Despontava já a inveja da popularidade. Quem trapaceava em corridas segundo consta, era ele Piquet; lembram-se que seu carro tinha um fundo falso, com água para que o peso fosse o estipulado legalmente e durante a corrida ele ia despejando, para que o monoposto ficasse mais leve, portanto mais fácil de correr. Depois, seu filho Nelsinho provocou acidente de propósito, para possibilitar a vitória de seu companheiro Alonso. Foi então excluído da F1. Se Senna não tivesse falecido, imaginem quantas vezes ele poderia ter sido campeão e recordes batidos. O Brasil carente de entidades/ídolos relevantes e corretos para influenciar positivamente a nossa juventude como Senna, Oscar (basquete), Fittipaldi, Hortência, João do Pulo, Eder Jofre, Maria Ester Bueno, atletas, nadadores, ginastas, etc., que fizeram o nome do Brasil se destacar positivamente, não pode ficar a merce de um cara desse, denegrindo a imagem de um ídolo. E o Schumacher que jogou o carro já quebrado em cima do Hill, sendo assim campeão; que obrigava a equipe deixá-lo passar por seus companheiros entre outras situações que desconhecemos..! Quem tem telhado de vidro, pelo menos fique quieto ou fale de todos. Quando Senna faleceu a F1, perdeu a graça para mim e para milhares de pessoas, perdíamos madrugadas para assistir as corridas em que ele participava. Enquanto que, quando Piquet parou de correr, sequer me lembro que época foi, pois pouco importou. O Senna é ídolo no mundo inteiro. Que pena Piquet, você ser assim. Até que tinha um certo talento.

  26. Dois campeões, um morreu nas pistas o outro está morrendo pela boca. O Piquet sempre foi arrogante e isso se prova em suas declarações ao longo dos anos, então nao devemos dar credito ao que ele fala. Pra ele só mando uma pergunta, Piquet como foi a carreira de seu filho na F1?

  27. Eu não perdia uma corrida do Emerson, depois do Piquet e do Senna. Hoje torço por Hamilton, Vettel, Alonso e Button. Acompanhei a carreira do Piquet desde a Fórmula V. Piquet foi um monstro. Pilotava demais! Senna idem. Os dois foram arrojados. Senna era fominha e manhoso. Piquet sociopata Ganhou o Troféu Limão. Piquet conhecia tudo de mecânica e foi o maior acertador de carros da sua época, mas sempre teve esse defeito – é destampado. Parece aquela tia velha que vive para falar mal dos outros. Senna e Piquet foram geniais – nas pistas. Só que um morreu e o outro ficou meio gagá, como dizia o Raul Seixas: Com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar. Se tivesse competência poderia ser um super chefe de equipe como Toto Wolf, Newmann, Hass. Mas preferiu ficar marocando. Ele e Tia Maroca vão falar mal dos outros até o fim dos seus dias, porque isso é a vida que sobrou pra eles. Vidinha de M….

  28. Boa Tarde
    Piquet é o último piloto para falar de sujeiras, no tempo dele, era o campeão de trapaças, no GP da Holanda em 1983, mandou afrouxar a porca do seu carro, para que os pilotos, não tomassem a sua pole. Foi um grande piloto, mas muito inferior à Ayrton. Nunca foi temido, nem por Nigel Mansell, que o venceu em 1986, e só não venceu de novo em 1987, porque foi sabotado por ele. Giles Villeneuve, Nkki Lauda, Alain Prost e até o Mansell eram superiores. Foi um fracasso na Lotus. Isso é falta do que fazer só fala ofensas.

  29. Bom galera ,eu comecei a acompanhar F1 em 83 e pude ver 2 títulos do Piquet e os 3 de Senna .Essa discussão é uma disputa por espaço que ainda não terminou ,Senna surgiu na F1 em 84 ,durante o auge de Piquet e rapidamente mostrou uma genialidade precoce ,Piquet como bicampeão que era, tinha que defender seu espaço e isso gerou a rivalidade entre ambos .
    Até hoje os dois tricampeões disputam espaço no coração da torcida ,e já se passaram 20 anos desde a aposentadoria de Piquet e a trágica partida de Senna ,se Senna tivesse surgido nos dias de hoje e não no auge de Piquet ,talvez essa interminável briga por espaço não existisse,ou talvez existisse vai saber .
    Na minha opinião foram dois pilotos geniais ,que se assemelham muito a nível de capacidade e talento ,foi um privilegio ter visto os dois e sempre respeitei muito o talento de ambos

  30. Pique tem que nascer de novo para ser á sombra de Senna. Senna era o melhor de todos os tempos, ele era pura emoção, andava acima do Deus me livre.

  31. É preciso ter lata!
    Devia ter melhor carro e mesmo assim travou a curva ao Sena

  32. Piquet foi um grande campeão mas ele tem uma grande inveja de Senna porque não é idolatrado como Senna foi pelos brasileiros, Piquet tem que reconhecer que Senna tinha uma coisa que nele Piquet passou foi longe, “carisma”!

  33. Dois grande pilotos, cada um com sua caracteristicas, dois grande campeões, Senna sem duvida um cara bem carismatico com sua torcida, Piquet sempre foi muito transparente em suas palavras, não tem papas na lingua, fala o que pensa e o que ve, não tiro mérito do Piquet. Só tem elegios para falar dos dois, Deram muitas alegrias nos nossos domingos.

  34. Pique nunca gostou do Brasil, e sempre morou na Inglaterra. Temos que honrar quem sempre honro nossa bandeira nas vitórias. Sem carro mais com o coração.

  35. Piquet nunca gostou do Brasil, e sempre morou na Inglaterra. Temos que honrar quem sempre honro nossa bandeira nas vitórias. Sem carro mais com o coração.

  36. Como seres humanos somos passíveis de erro, falhamos, decepcionamos e até magoamos,mas o que conta com respeito ao nosso maior campeão são os seus atributos,a sua história e o que ele representa para nós.A imagem de Senna jamais será maculada, principalmente por aqueles que nunca o respeitaram,ele sempre honrou a nossa bandeira,trabalhou incansavelmente em favor da nossa nação, fazendo-a conhecida no mundo inteiro,o seu legado de vitórias e conquistas nos impulsiona a termos um futuro melhor,o seu instituto até hoje trabalha em torno da infância e da juventude deste país, jamais conseguiram nos fazer esquecer daquele que nos emocionou e nos fez viver os melhores momentos da nossa vida… SENNA será eternamente respeitado e amado por todos nós que somos brasileiros… SENNA eterno…

  37. Francisco Antonio Responder

    ANTIPÁTICO! ARROGANTE! ENCRENQUEIRO! CRIADOR DE CASO! Isso são apenas alguns dos adjetivos desse cara SEM carisma. Se envolvia em brigas e confusões por causa do temperamento explosivo, tinha enorme inveja de Senna pq o mesmo era amado pelo povo, inventou mentiras sobre a sexualidade de Senna quando o mesmo estava namorando Xuxa…enfim, ele está vivo e quase ninguém lembra dela, enquanto Senna morto é lembrado sempre. Essa é a diferença de um campeão sem carisma para um MITO.

  38. Debrandino Cruz Responder

    Só tenho a lamentar depois de tantos anos esse fd ainda tem coragem de comentar e falar mal do mito Airton Senna, hora Piquet, vc tem inveja, mesmo vc ainda vivo, pra nós Brasileiros vc não existe.

  39. O porco falando da banha, que chegou a esconder o papel higiênico do Nigel Mansell, falar do Senna!?
    Não tem Santa nesse lugar!!!

Comente