Uncategorized

José Dirceu é preso em nova fase da Lava-Jato

dirceupreso

De O Globo:

SÃO PAULO, BRASÍLIA e CURITIBA – O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi preso na manhã desta segunda-feira em Brasília, na 17 ª fase da Operação Lava-Jato. Além dele, também foram presos o irmão do ex-ministro, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, o ex-assessor de Dirceu, Roberto Marques, e o dono da empresa de informática Consist, Pablo Kipersmit. Outros quatro mandados de prisão são cumpridos pela PF nesta segunda-feira.

Cerca de 200 policiais cumprem mandados judiciais em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro – dos quais seis sao de condução coercitiva e 26 de busca e apreensão. Foram decretadas ainda medidas de sequestro de imóveis e bloqueio de ativos financeiros. Entre os crimes investigados estão: corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

A fase recebeu o nome de Pixuleco, termo que, segundo o presidente da UTC, Ricardo Pessoa, era utilizado por João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, para nominar propina paga em contratos com o poder público. Pessoa é apontado pela força-tarefa da Lava-Jato como o chefe do “cartel das empreiteiras”, cujas empresas teriam sido beneficiadas em contratos com a Petrobras e outros órgãos públicos. Pessoa fez delação premiada.

O ex-ministro José Dirceu foi preso pouco depois das 6h. Ele estava na casa onde reside com a mulher e uma filha. Ele foi levado para a Superintendência da PF em Brasília e deve ser transferido para Curitiba ainda nesta segunda-feira. Segundo investigadores, a Justiça Federal decretou prisão preventiva do ex-ministro.

CONTRATOS COM O PODER PÚBLICO SÃO ALVOS

O advogado do ex-ministro, o criminalista Roberto Podval, confirmou na manhã desta segunda a prisão de seu cliente.

– Só tivemos acesso ao mandado de prisão. Ele foi preso em sua casa, em Brasília. Ainda não sabemos em que horário será levado para Curitiba – disse Podval.

O defensor lembrou ter tentado acesso ao inquérito que investigava a participação do ex-ministro em crimes relacionados à Petrobras e a contratos com o poder público, mas o pedido foi negado pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal da Justiça Federal, em Curitiba.

Haverá uma entrevista coletiva às 10h da Força-Tarefa da Lava-Jato em Curitiba, para dar mais detalhes desta operação.

“Essa fase se concentra no cumprimento de medidas cautelares em relação a pagadores e recebedores de vantagens indevidas oriundas de contratos com o Poder Público, alcançando beneficiários finais e laranjas usados nas transações”, diz a nota da PF anunciando a operação.

24 Comentários

  1. TÁ,DISSO O POVO JÁ TINHA CERTEZA,MAS QUANDO É QUE VÃO PRENDER O CHEFE DA QUADRILHA,O BRAHMA NOVE DEDOS,O MAIOR CORRU-PT-O DAS AMÉRICAS.

  2. MANOEL BOCUDO. Responder

    QUEM NÃO TEM VERGONHA NA CARA VAI CONTRIBUIR COM A VAQUINHA
    PARA LIBERTAR ESSE MAFIOSO. BEM O DEPUTADO ZECA DIRCEU QUE SEMPRE É VAIADO, E FAZ PARTE DOS SUGADORES DA NAÇÃO VAI
    COLOCAR PELO MENOS UNS R$ 20 MIL REAIS DO QUE ELE PEGOU
    DAS EMPREITEIRAS. ESSE GUERRILHEIRO TEM QUE PAGAR O QUE
    FEZ COM O POVO, PRINCIPALMENTE OS TRABALHADORES QUE HOJE PAGAM A CONTA DOS ROUBOS QUE ELES E SUA QUADRILHA FIZERAM.

  3. Doutor Prolegômeno Responder

    De novo… Prender alguém que já está preso é curioso. Coisas do Brasil. Despesas para o erário com transporte, alojamento, alimentação. Foguetório fora de época junina.

  4. antonio carlos Responder

    A cada nova prisão a Lava jato se aproxima do chefe da quadrilha, quanto tempo ainda resta a ele? Segundo gente de alto coturno o Número Um não vai em cana, mas acaba de vez com o seu legado. Depois da Lava Jato o Brasil vai ser outro, aí lugar de ladrão não é em ministério ou em presidência ou diretoria de estatal ou banco oficial. Convivendo com tanta roubalheira até nos esquecemos que ela sempre foi crime.

  5. Este senhor, que tantas vezes tentou via Habeas Corpus Preventivo livrar-se da Espada de Dâmocles que lhe pende sobre a cabeça, é agora finalmente conduzido a se apresentar ao areopagita (membro de tribunal ou assembleia que se aprecie pela retidão dos julgamentos). Senhor José Dirceu, veja lá se desta vez segue rigorosamente o Rito da Confissão (religiosamente falando!), ou seja:
    1.Exame de Consciência dos atos cometidos e ainda não contados;
    2.Sentir dor no peito por ter ofendido o povo brasileiro;
    3.Fazer o propósito de não tornar a ofende-lo e de empregar os meios necessários para evitar de faze-lo;
    4.Declarar sinceramente os atos praticados ao Magistrado com uma acusação humilde, sincera, prudente e breve;
    5.Cumprir a pena mediante a qual repara, de algum modo, a justiça dos homens ofendida pelo condenado.

  6. Até que enflim estamos chegando lá. O Dirceu que imaginava estar
    livre logo que terminasse a fase do mensalão, jamais imaginaria voltar para
    o xilindró. Faça a delação premiada e entregue o seu patrão e a patroa
    porque com a sua idade… vai fazer mais dez aniversário na cadeia. Per-
    gunte ao seu amigo Marcos Valério o que ele acha ??????

  7. é culpa da Mídia Golpista …hahahhahahahahhahahah a Mídia Golpista quem recebeu propina

  8. Vigilante do Portão Responder

    A Chapa está esquentando.

    A força tarefa acaba de relatar que a coisa é mais complicada.

    Passadas 3 horas da prisão, Nem o PT, nem o Planalto, muito menos o Lula se manifestaram.

    Será que vão abandonar o JD.?

    Outra coisa estranha:

    Zé Dirceu, nesse caso, não ergueu o Punho, como havia feito no Mensalão.

  9. Caro FÁBIO, essa notícia é altamente ALVISSAREIRA para a sociedade verde amarela brasileira, que tanto contribui e contribuirá com suor, lágrimas e desemprego para o desenvolvimento economico equanime, social e democrático da nação. Inúmeras vezes ouvimos das lideranças, membros, professores(as), economistas, cabos eleitorais, bate-paus, guarda-praças e demais da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA, de dedo em riste, afirmando ” OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS “, poderiam agora vir a público explicar quais eram os FINS PRÉ-DETERMINADOS pela ORGANIZAÇÃO e quais os argumentos que JUSTIFICAM OS MEIOS. O membro ativo mentor da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA o criminoso ZÉ DIRCEU, cumprindo pena em casa, condenado pelo MENSALÃO, agora NÃO MAIS RÉU PRIMÁRIO foi indiciado como réu no PETROLÃO. Entendemos que como criminoso reincidente deve ser BANIDO da vida pública como agente político, e como bandido deve receber uma pena pedagógica ilustrativa e exemplar aos seus liderados e parceiros de organização, algo em torno de no mínimo 15 anos. Defendo a liberdade de opinião, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a mobilização dos CAMINHONEIROS e a redução de R$ 0,50 por litro de diesel. Apoio o PEDIDO DE RENÚNCIA JÁ da DILMA A LOUCA, agora no poder, para evitar que cometa maiores VEXAMES e VERGONHAS praticadas contra a sociedade brasileira. Atenciosamente. .

  10. Pois é, o sujeito já aprontou no mensalão, e não se emendou. Taí o resultado CADEIA, e tomara que por um bom tempo, a não ser que ele fale do chefe barbudo e o entregue ao Sérgio Moro, que está doidinho para colocar o Lula na CADEIA também.

    Ai seria bom demais. Bandido sem vergonha.

  11. jose carlos pinto Responder

    E AGORA VAMOS RACHAR O PIXULECO, ESSE PT TÁ MUITO SUJO, E CADA DIA APARECE MAIS UMA SUJEIRA, IMAGINA A HORA QUE ABRIR A CAIXA PRETA DO BNDS. A CULPA É DO FHC AGORA ??????? VAMOS ZECA DIRCEU E BARBY EXPLICA PRA O POVO PARANAENSE A MORAL DE VCS COMO FICA.

  12. -Nada com um dia após o outro.
    -Justiça seja feita, este senhor José Dirceu sempre aparentava o que ninguém sonhava, como foi seu modus operandi durante o Regime Militar.
    -Agora com o rumo das investigações está sendo comprovado sua função dentro do esquema de desvio e corrupção. Cedo ou tarde, as investigações chegarão até o ponto inicial, seria o Brahma???
    -Mas até hoje, não menção de seu suporto papel como agente cubano e outras funções desempenhadas para o governo de Cuba, não estão totalmente explicados.

  13. Está na hora do Lula começar a usar fraldão geriátrico. Desta vez não escapa da prisão. Graças a Deus !!!!!!!!!!!!

  14. O Zé Dirceu já previa que seria preso. Isto porque em declarações recentes diz que após o seu apenamento ser cumprido ele iria morar em outro País. Este já estava fadado a pular do barco. Outros farão a mesma coisa. Do poder ao presídio, triste sina de quem tinha tudo para ser Presidente da República, mas a MOSCA AZUL fez com que o mesmo fizesse “MAL FEITOS” para se manter no Poder, pensando que nunca seria descoberto a corrupção tanto do MENSALÃO quanto do PETROLÃO. E, agora Dirceu ? Vai detonar aquele que o desamparou no Mensalão e agora no Petrolão. Afinal de contas LULA foi e ainda é seu AMIGO?

  15. O que é pior, é que vai ter eleitor que ainda votará neste partido nas próximas eleições.Será que quem votou neles terá a coragem e a cara de pau de elegê-los novamente.Vamos esperar para ver.

Comente