Uncategorized

Assembleia assina convênio para incentivar a cidadania nas escolas

unnamed

O deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, assinou nesta segunda-feira (17) convênio com Ministério Público, Judiciário e governo para incentivar o exercício da cidadania nas escolas públicas da rede estadual de ensino. É o projeto Geração Atitude. Com ele estudantes de ensino médio e técnico participarão de gincanas culturais, palestras e aulas ministradas por promotores e professores sobre o funcionamento dos poderes. (foto Nani Gois)

“No futuro, os jovens que participam desse projeto inovador, vão ser os líderes de suas cidades e governantes de seu Estado”, disse Traiano ao destacar a importância de engajar a juventude em projetos de cidadania como forma de oxigenar a política. O procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, destacou que convênios como esse que o Ministério Público está firmando com a Assembleia são um passo importante para “produzir uma drenagem ética e para conduzir o Brasil para além desse pântano em que o país se encontra mergulhado”.

A secretária de Educação, Ana Ceres Comin, que representou o governador Beto Richa, enfatizou a importância da tomada de medidas práticas para fortalecer a cidadania. “Para falar ao vento, bastam palavras. Para falar aos corações são necessárias obras”, disse, citando o Padre Vieira. Participaram ainda da cerimônia o desembargador Fernando Wolff Bodziak, representando o Tribunal de Justiça e o promotor Eduardo Cambi.

Com o projeto de cidadania, os alunos vão aprender a elaborar projetos de lei, emendas e decretos legislativos. Os melhores projetos serão selecionados e os alunos farão parte do Parlamento Jovem Cidadão, que participarão da Caravana da Cidadania, com visitas guiadas aos Poderes do Estado e ao Ministério Público, nos quais participarão de palestras e reuniões com os respectivos chefes, além de visitas a pontos turísticos da Capital. A TV Assembleia vai acompanhar o trabalho nas escolas de todo o Paraná e divulgar as ações do Geração Atitude.

O convênio prevê três ações. A “Geração na Escola”, conduzida por professores e promotores de Justiça, aborda a cidadania no “Guia do Cidadão”. Temas como democracia, política, eleições, direito ao voto, cidadania. Outra ação é a “Caravana da Cidadania”, um concurso que selecionará os melhores trabalhos dos estudantes e premia alunos e professores orientadores com uma viagem para a capital do estado, onde conhecerão de perto o funcionamento dos três Poderes e do Ministério Público. Finalmente, a “Gincana da Cidadania” é um programa de televisão que será gravado em Curitiba e no interior do estado pela TV Assembleia, com o objetivo de divulgar o conteúdo do Guia do Cidadão.

3 Comentários

  1. Olha aí, Deputado Luiz Carlos Martins, como fazer para que os alunos aprendam um pouco de ética e valires morais.

  2. Kátia Flávia Responder

    Ele poderia aprender com as crianças, que comprar café por R$ 10,00/Kg mal uso do dinheiro público e que Nepotismo não pode ser praticado.

  3. QUANDO EU ESTUDAVA EM PASSO FUNDO…ANTES DE ENTRAR NA SALA DE AULA..ÉRA HASTEADA A BANDEIRA E CANTADO O HINO NACIONAL…E MAIS,,NAS CONTRA CAPAS DOS CADERNO TINHA A LETRA DO HINO ,,E A GENTE SABIA DE COR E SALTEADO…AI SIM ÉRA CIDADANIA;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

Comente