Uncategorized

FHC: País vê governo Dilma como ‘ilegítimo’ e renúncia seria grandeza

FHC 2

Um dia após as manifestações contra o governo tomarem conta de ruas em todos os Estados do país, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) deu nesta segunda-feira (17) seu mais duro recado ao governo Dilma Rousseff e seu partido, o PT. As informações são da Folha de S. Paulo.

Para FHC, o “mais significativo das demonstrações, como a de ontem” [domingo, 16] é a persistência do sentimento popular de que o governo, “embora legal, é ilegítimo”.

O tucano vai além e diz que Dilma precisa ter “um gesto de grandeza” e cita a renúncia como um dos caminho disponíveis à petista.

“Se a própria presidente não for capaz do gesto de grandeza (renúncia ou a voz franca de que errou, e sabe apontar os caminhos da recuperação nacional), assistiremos à desarticulação crescente do governo”, prevê o tucano.

FHC diz que falta ao atual governo a “base moral, que foi corroída pelas falcatruas do lulopetismo”.

“Com a metáfora do boneco vestido de presidiário, a presidente, mesmo que pessoalmente possa se salvaguardar, sofre contaminação dos malfeitos de seu patrono e vai perdendo condições de governar.”

O ex-presidente falou sobre o assunto em texto publicado em sua página em uma rede social nesta segunda-feira (17). Ao final, diz que sem um mea-culpa ou a renúncia, a situação se agravará “a golpes de Lava Jato”, e arremata: “Até que algum líder com força moral diga, como o fez Ulysses Guimarães a Collor: você pensa que é presidente, mas já não é mais.”

PROTESTOS

Os atos de domingo ocorreram em todos os Estados do país, além do Distrito Federal.

Em São Paulo, cerca de 135 mil pessoas foram à avenida Paulista, de acordo com levantamento feito pelo Datafolha, desde as 14h. Nas manifestações de abril, a estimativa do instituto foi de 100 mil pessoas.

A Polícia Militar estimou o público presente neste domingo em 350 mil. Nas manifestações de abril, a estimativa da PM era de 275 mil pessoas e, nas de março, de 1 milhão.

Dentre manifestantes que compareceram ao ato na av. Paulista, 85% acreditam que a presidente da República deveria renunciar ao cargo, de acordo com pesquisa do Datafolha.

Com reprovação de 71% -a maior desde o início da série histórica do Datafolha, em 1992, sob o governo Fernando Collor-, Dilma é ainda mais rejeitada pelos que compareceram ao ato paulistano. Ao todo, 95% acham que o governo da petista é ruim ou péssimo, 4% o consideram regular e 1%, bom ou ótimo.

12 Comentários

  1. Doutor Prolegômeno Responder

    Dilma acredita ser Salvador Allende e que irá resistir a qualquer tentativa de sair do poder, até a morte. Ela está mais para Getúlio, que muito tempo antes, disse que jamais renunciaria e só sairia morto do Catete. Saiu. E por iniciativa própria.

  2. O Pais nao tem mais condicoesde agüentar as próximas denuncias,O certo e Dilma renunciar,o dolar vai cair um pouco,assume Temer,em uma união Nacional,dar 3 meses para as próximas eleições..Preender todos envolvidos em roubos da Petrobras,Denit,Fundo de Pesoes,Eletrão,Mensalao,pois o PT roubou tudo,preso serão condenados e Sera devolvido a Nação o frutuosa Roubalheira. A prisão do mor-LULLA tudo isto acontecera!!!!

  3. Walderez Pohl da Silva Responder

    Fernando Henrique foi um grande estadista. Muito sabias suas palavras nesse texto.

  4. AGORA SABEMOS PORQUE O PT SE DIZIA CONTRA PRIVATIZAÇÃO E CRITICAVA FHC AGORA TAÍ A PROVA, QUANTO MAIS ESTADO MAIS ROUBALHEIRA.

    FHC AS VEZES FALA DEMAIS MAS ACERTA OUTRAS TANTAS, COMO AGORA SOBRE A SAÍDA DE DILMA , ESTÁ CERTÍSSIMO, É A SAÍDA MAIS HONROSA E MENOS DOLORIDA

  5. Seria muito bom ouvir este comentário se não fosse feito por este cidadão que já esteve lá e digo com certeza, NUNCA PASSEI TENTO PERRENGUE COMO NO TEMPO EM QUE ESTE CIDADÃO ERA PRESIDENTE DO BRASIL. não tem moral para falar nada.

  6. Diante do estado em que chegaram as coisas, a renuncia de Dilma seria melhor para ela mesma como para o Brasil. Está certo FHC

  7. Larry de Camargo Vianna Nascim Responder

    Sugiro ao senhor FHC que se candidate a Presidente, é o único que poderá agregar o País. Ele que convide publicamnte ao Lulla para um debate ainda neste semestre, o Brasil irá adorar.

  8. FHC, Pai do Plano Real, destruiu o dragão da inflação, o PT colocou o país numa encruzilhada. FHC agia dentro dos conformes da legalidade e da legitimidade. Protagonista das coisas mais verdadeiramente inspiradoras, FHC é um exemplo de estadista. Os cabeças de camarão que defende o PT, tem medo de ficar sem sua alimentação do dia a dia, pão com mortadela.

  9. Rock.
    Se Dilmão tivesse caráter, vergonha na cara e amor pelo Brasil faria o que Getúlio fez mas, esses filhotes do fascista Lula da Silva não tem isso. Querem mesmo é se perpetuar no poder mesmo que tenham que sair as ruas empunhando armas e matando inocentes, tudo pelo sonho soviético.

Comente