Uncategorized

Dilma desiste da CPMF

A presidente Dilma Rousseff (PT) desistiu do plano de recriar a CPMF. O recuo ocorreu porque a notícia da volta da CPMF “vazou” e a presidente não teve apoio para levar adiante o processo, em meio à crise política. As informações são da Agência Estado.

Um ministro disse que houve muita insatisfação com a forma com que o assunto foi tratado porque, ao propor o retorno da CPMF, o foco fiscal não era o objetivo principal do Palácio do Planalto, mas, sim, “estrutural” porque o SUS está à beira da falência.

Sem a nova CPMF, a meta de superávit primário de 2016, de 0,7% do PIB, terá de ser reduzida novamente e pode haver corte de programas sociais. Para fechar o Orçamento do próximo ano, o governo tem de cobrir um rombo de aproximadamente R$ 80 bilhões.

A ideia em estudo pelo governo era de ressuscitar a CPMF com uma alíquota de 0,38%, a mesma de 2007, quando o tributo foi derrubado no Senado, ainda no governo Lula. A arrecadação seria repartida entre União, Estados e municípios.

8 Comentários

  1. clarice franze Responder

    ELA NÃO DESISTIU, A OPINIÃO PÚBLICA , OS EMPRESÁRIOS, COMERCIANTES, BRASILEIROS NO GERAL DESISTIRAM POR ELA.

    VAI CHEGAR À UM PONTO QUE ELA TAMBÉM VAI DESISTIR DELA. POIS SABE QUE SÓ OS BENEFICIADOS E OLHEM LÁ, ESTÃO DO LADO DELA.

    ESTÁ RODEADA DE TRAÍRAS, PRONTOS PARA DAR O BOTE. ATÉ O LULA, AQUELE SAFADO, CONFABULA POR TRÁS DELA. PAU NELA , LULA, VOCES DOIS SE MERECEM

  2. Ufa!!!Enfim um lampejo de sensatez e resposabilidade com o povo brasileiro,tão combalido,pelo custo irresponsável do Estado.

  3. Não desistiu,não. O encaminhamento do orçamento com déficit é para assustar os parlamentares e “convencê-los” que a CPMF deve voltar, para o “bem” do Brasil, claro!

    Que coisa mais assustadora é esse governo!

  4. O SUS está moribundo porque o governo desviou todos os recur-
    sos possíveis e impossíveis para o bolso deles. Um governo corrupto
    como o atual nem a máfia Italiana ganharia.

Comente