Uncategorized

‘Depositava ao PT’,
diz dono da UTC

ricardo pessoa UTC

O dono da UTC, Ricardo Pessoa, disse ontem à Justiça que “depositava oficialmente na conta do Partido dos Trabalhadores” parte da propina que a empreiteira pagava por obras na Petrobras. Foi a primeira vez que Pessoa deu depoimento após prestar delação premiada, em acordo que prevê uma multa de R$ 51 milhões. O empreiteiro admitiu ontem que a delação incrimina políticos, sem citar nomes. Os termos estão em sigilo, mas, segundo publicado por alguns veículos, citariam inclusive a presidente Dilma e o ex-presidente Lula. As informações são do Metro/Curitiba.

Ao juiz Sérgio Moro, Pessoa contou que a UTC pagou propina por todos os contratos na Petrobras entre 2006 e 2012. Ele diz ter sido chamado de início pelo ex-deputado José Janene (morto em 2010), para “uns três jantares”, onde acertaram propinas ao PP em obras da Diretoria de Abastecimento, de Paulo Roberto Costa. O dono da UTC disse que Renato Duque, ex-diretor de Serviços, pediu pouco depois para Pessoa fazer “contribuições políticas” ao PT, através do ex-tesoureiro do partido João Vaccari. “Para mim, [quando pagava propina] à Diretoria de Serviços, eu estava pagando ao Vaccari, era a mesma coisa”, afirmou.

Pessoa ficou preso por 5 meses e foi solto em abril. Ele obteve o benefício de prisão domiciliar e voltou a trabalhar na empresa. O empresário admitiu que as construtoras se reuniam para “definir prioridades” entre os grandes contratos da Petrobras. Mas negou que o método fraudava todas as licitações: segundo ele, o chamado ‘clube’ se reunia em grandes consórcios, mas às vezes havia empreiteiras ‘aventureiras’ na concorrência.

“Nós tínhamos a segurança de 70% a 80%. Eu, na UTC, tive pelo menos duas ou três grandes surpresas [licitações vencidas fora da previsão do clube]”, disse. O clube não tinha acesso aos preços que a Petrobras estava disposta a pagar por cada obra, e as propostas das empreiteiras ficavam muito caras “quando o projeto era errado, e muitas vezes era”, segundo o delator.

3 Comentários

  1. MANOEL BOCUDO. Responder

    AGORA A VACA VAI PRO BREJO COM CORDA E TUDO.
    O NOME DOS GRAÚDOS ESTÁ PARA ESTOURAR.
    TEM POLÍTICO USANDO FRALDÃO POR CAUSA DE
    DOR DE BARRIGA. TEM CABOCLO REZANDO PARA SÃO
    LONGUINHO PARA PROCESSOS SUMIR DA MESA DO
    DOUTOR SERGIO MORO.

  2. … ACHO QUE 99,99% PARA OS BRASILEIROS ISSO NUNCA FOI NOVIDADE, A NOVIDADE TEM QUE TODOS IR PARA CADEIA ESSES PT.

  3. Já vi em toda minha existência tantos tipos de corrupção, mas como a da LAVA JATO cordão umbilical do MENSALÃO ainda não havia presenciado e nem notícias tive de outros países também CORRUPTOS. O PT fez um projeto político e corruptivo genial, para eles, mas nuca passou pela cabeça dos petistas que um dia seria descoberto, ainda mais como o foi, de um modo inusitado. A hora que as denúncias forem formuladas pelo PGR, daí sim, a PORCA TORCE O RABO, pois a VACA JÁ FOI PRO BREJO HÁ MUITO TEMPO e agora virão os CHEFÕES. Cuidem-se Dilma, Lula e outros cumpanheiros, que o BICHO VAI PEGAR. O pessoal da Papuda já tem celas reservadas, por tempo ilimitado, para eles.

Comente