Uncategorized

Lula diz que ‘pedaladas fiscais’ pagaram casas e Bolsa Família

Foto: Ricardo Stuckert
lula - foto ricardo stuckert

O ex-presidente Lula disse nesta terça-feira, 13, que as “pedaladas fiscais” nas contas públicas cometidas pela presidente Dilma Rousseff em 2014 foram para garantir a continuidade de programas sociais. Lula fez a declaração durante um discurso para pequenos agricultores em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. As informações são d’O Globo.

— Estou vendo a Dilma ser atacada por conta de umas pedaladas. Eu não conheço o processo, mas uma coisa, Patrus, que vocês têm que falar é que talvez a Dilma, em algum momento, tenha deixado de repassar o orçamento para a Caixa (Econômica Federal), porque não tinha dinheiro. E quais eram as coisas que a Dilma tinha que pagar? Ela fez as pedaladas para pagar o Bolsa Família. Ela fez as pedaladas para pagar o Minha Casa, Minha Vida — afirmou Lula, dirigindo-se ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.

O ex-presidente voltou a criticar a oposição. Lula disse que “eles não se conformam” por ter perdido as eleições pela quarta vez.

– Eu perdi três eleições nesse país e voltava para casa, como diria o velho [Leonel] Brizola, para lamber as minhas feridas. Eles governavam com a maior tranquilidade e agora perderam a quarta. E eles não se conformam de ter perdido a quarta. Em vez de esperar a quinta, eles não saem do palanque e deveriam criar vergonha porque é importante que eles deixassem a Dilma governar – disse.

O ex-presidente participou na manhã desta terça-feira do 1º Congresso do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). São esperados cerca de quatro mil camponeses de 19 estados brasileiros em cinco dias de evento. O tema do encontro é “Plano Camponês, Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar”. Haverá também uma feira com alimentos produzidos pelas famílias camponesas.

Para os pequenos agricultores, Lula fez questão de destacar os programas sociais criados na sua gestão, como o Fome Zero, Luz Para Todos. – Hoje parece fácil, mas há 12 anos, quando lançamos o Fome Zero, a elite achou que era esmola, assistencialismo – completando que o Fome Zero se transformou no Bolsa Família.

Ao citar o ProUni e o Fies, Lula afirmou que os programas são garantias de igualdade no país e que antes “nunca quiseram que o povo estudasse”.

– Não tinha negro, pobre, camponês na universidade. Dependendo da maternidade e o ventre que uma criança nascia, a gente já sabia: ou ele vai ser engenheiro ou vai ser pedreiro. Ou ela vai ser professora ou doméstica. Nós acabamos com isso. Criamos o ProUni, o Fies, para garantir que o filho de um pedreiro possa ser engenheiro, médico. E que a filha da empregada possa ser doutora, uma cientista política ou uma filósofa.

À noite, o ex-presidente estará na abertura do 12º Congresso da CUT ao lado do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica em São Paulo. A presidente Dilma Rousseff decidiu participar de última hora da abertura do Congresso da CUT, como forma de atrair apoio dos movimentos sociais contra a proposta de impeachment.

17 Comentários

  1. Doutor Prolegômeno Responder

    Lula daria um bom criminalista. Vai sustentar a tese que o mensalão e o petrolão não passaram de furtos famélicos.

  2. MENTIRA!

    Enquanto a Caixa e o BB, bancavam o Bolsa Isso e aquilo, o governo DILMA esbanjava com 39 ministérios e distribuindo vcargos em estatais.

    Aliás,

    Cadê os 30 mil que seriam demitidos na reforma?

    Saiu a lista em qual Diário Oficial?

  3. O que esse senhor precisa aprender – URGENTEMENTE – é a respeitar a lei e ponto final, pois os fins não justificam os meios quando estes forem ilícitos, quer dizer, contrariam a lei escrita.
    No mensalão, ele e tantos outros asseclas, quase morreram afirmando que se tratava de SIMPLES CAIXA 2!
    Ora bolas, CAIXA 2 é crime!!!
    Agora, Lula et alii não se cansam de afirmar que outros governos também pedalaram.
    Ora bolas, se outros cometeram crime de responsabilidade fiscal, só cabem duas perguntas:
    1) por que o PT, quando estava na oposição, não tomou as medidas certas para incriminar os que também pedalavam? (foi conivente ou omisso no próprio interesse).
    2) se a lei não prevê exceção à regra pelo fato de o crime já ter sido cometido anteriormente e de forma impune, o que garantiu ao PT que também desta feita ficaria impune?
    É fato público e notório que o PT sabe que ‘pedalar’ é crime. Caso contrário, o seu Governo não teria baixado, no início deste mes, o decreto 8.535, que regulamenta o assunto.
    Tal estapafúrdia alegação somente se explica com a máxima jurídica no velho e bom latim: “NEMO AUDITUR PROPRIA TURPITUDINE ALLEGANS” (ninguém será ouvido quando alega a própria torpeza).

  4. E o que é o bolsa família. Não é esmola? Onde está a classe média que o Lula e a Dilma criaram?

  5. É o mais safado que eu já vi em toda minha vida!!!! Ainda quer tirar vantagem de pessoas humildes e esconder a ladroagem dele e do PT!!!

  6. ACHO QUE A IMPRENSA EM GERAL, DEVERIA PARAR DE DAR MORAL E ESPAÇO NA MÍDIA, PARA O “chefão” DA QUADRILHA DOS corruPTos DO pt. O ESPAÇO QUE DEVE SER DADO À ESTE CANALHA, SERIA SÓ EM UMA DAS CELAS DA PF EM CURITIBA E O DA BUSCA E APREENSÃO DOS BENS ROUBADOS DA ptROBRAS.

  7. o rei dos ladrões – confessa o crime com todas as letras – e não querem a retirada do tumor do poder!!! parabéns JUDICIÁRIO BRASILEIRO ————-

  8. Lula confessa abertamente que Dilma cometeu crime , ok mas e os crimes que ele, o chefe e sua família cometeram ?

    Lula na cadeia seria um bem para humanidade e principalmente para o Brasil onde só fez merda e roubou a seu bel prazer

  9. Se foi isso mesmo que ela fez, foi também crime, foi para comprar o voto do pobre com uma merreca, e agora todos estamos pagando a conta, sem contar as riquezas contabilizadas em nomes de parente amigos e laranjas, tirados dos cofres públicos. Mais um motivo para pedir o impeachment, foram votos comprados, sem contar a possível fraude da “urninha” eletrônica.

  10. HENRY, parabens pelo seu comentário e tem mais dar a atenção para esse pinguço safado, já está na hora de por a mão nele.

  11. Do Interior.... Responder

    Se contar o valor desviado pelo PT, PP e PMDB – cerca de 100 bilhões – não haveria rombo. Logo, é mentira o que LuLLa disse. O dinheiro do rombo foi para o bolso e para os partidos que tem ministérios.

  12. Ele menospreza a inteligência dos brasileiros, alegando um absurdo desses, só para justificar a roubalheira dele, Dilma e os demais comparsas que estão no senado, é um tal de Ladrão dando a mão para ladrão.

Comente