Uncategorized

Pela primeira vez, Aécio vence Lula na Bahia

images

Pela primeira vez o senador tucano Aécio Neves vence a corrida presidencial em estado do Nordeste, mostra a sondagem do Instituto Paraná Pesquisas.

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (15) aponta Aécio com 30,4% das intenções de voto dos baianos, contra 27,5% de Lula na modalidade estimulada (quando o entrevistador oferece os possíveis candidatos). Em seguida aparece a ex-senadora Marina Silva (Rede), com 18,8%.

Num eventual segundo turno, Aécio também venceria Lula na Bahia. O tucano teria 47,5%, contra 37,1% do ex-presidente.
Em simulação com Jaques Wagner, Aécio também venceria, desta vez com 47,2%, contra 34,1% do petista. Aécio sai vitorioso ainda quando a amostra é feita com Marina Silva. Ele fica com 44,9%, contra 36,5% da ex-senadora.

O quarto colocado na preferência dos baianos neste primeiro cenário da pesquisa é o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Ele seria escolhido hoje por apenas 3,9% dos baianos. Embora o pleito esteja distante, o cenário prévio é desanimador para o PT no estado que detém o 4º maior colégio eleitoral do País e é responsável pelas maiores vitórias do partido desde 2002, quando Lula se elegeu pela primeira vez.

No segundo cenário da pesquisa, quando Aécio é substituído pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o ex-presidente Lula venceria a disputa no primeiro turno. O petista teria 30%, contra 25,5% de Marina Silva. Alckmin aparece em 3º, com 16,2% da preferência dos baianos. Ciro Gomes se mantém em 4º neste cenário, com percentual um pouco maior, de 5,3%.

Num terceiro cenário, o instituto substitui Lula pelo ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, e traz de volta o senador Aécio Neves. O tucano lidera a disputa, com 32,6%. Marina Silva sobe para a segunda colocação, com 21,5%, e Wagner fica em terceiro, com 20,3%. Ciro Gomes continua em 4º, com 4,3%.

Potencial eleitoral

O ex-presidente Lula vence Aécio Neves quando o questionamento é sobre em qual candidato os baianos ‘com certeza’ votariam para presidente. O petista teve 18,8%, contra 17,4% de Aécio e 11,7% de Marina Silva.

O instituto ouviu 1.325 pessoas em 70 cidades, entre os dias 9 e 14 últimos. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

4 Comentários

  1. Parreiras Rodrigues Responder

    Dêem uma olhada no blogue do caranguejo, o Esmael Morais. Publica apesquisa omitindo a colocação – primeiro – do Aécio. Obs. Votei em Aécio por ser o mesnos pior. Como milhões, aliás…

  2. O Parreiras vota em um cara que dirige bêbado, consome uma substância prejudicial ao organismo, bate em mulher, desvia milhões da saúde, constroi aeroporto nas terras do titio com dinheiro público, vende nióbio brasileiro em negociata estranha, desvia dinheiro da saúde do povo mineiro, esta envolvido no petrolão e no caso Cemig e quer nos convencer que é o menos pior.

Comente