Uncategorized

Francischini pede compartilhamento de depoimento do Lula

fernando-francischini-deputado-211

O deputado federal Fernando Francischini (Solidariedade-PR) protocolou requerimento na CPI do BNDES. Solicita o compartilhamento do depoimento de Luis Inácio Lula da Silva prestado em Brasília, ao Ministério Público Federal (MPF). Os procuradores investigam se Lula teria obtido vantagens econômicas para facilitar contratos em Cuba e República Dominicana.

“A investigação do Lula é algo esperado por toda a opinião pública do Brasil. Sabemos que o ex-presidente é um arquivo vivo de informações que podem comprometer não só sua vida política, como devem esclarecer pontos turvos das investigações da Polícia Federal e MPF. O PT, nestes anos todos, obteve vantagens econômicas para facilitar contratos em diversos países, e no meio de toda essa negociata está o dinheiro do cidadão, que merece saber o conteúdo desse depoimento por ter sido espoliado pelo Estado”, enfatiza Francischini.

Em nota divulgada ontem, o Instituto Lula informou que Lula prestou o depoimento voluntariamente e respondeu a todas as perguntas do procurador Ivan Cláudio Marx e ressaltou “jamais ter interferido em qualquer contrato celebrado entre o BNDES e empresas privadas. Mas que sempre procurou ampliar as oportunidades de divulgação dessas companhias no exterior, com vistas à geração de empregos e de divisas para o Brasil”.

O MPF solicitou cópia de documentos da Operação Lava Jato que se refiram a obras fora do Brasil financiadas com recursos diretos ou indiretos do BNDES ou que tenham relação com Lula. Também foram solicitados aos investigadores cópia de dados bancários relativos a possíveis depósitos feitos pelas empreiteiras investigadas na conta do ex-presidente, do Instituto Lula ou da empresa Lils Palestras e Eventos e Publicidade.

2 Comentários

  1. Vigilante do Portão Responder

    Quero saber das “OPERAÇÕES CASADAS” entre as visitas di |Lula e os empréstimos do BNDES.

    Mais,

    Quais foram as taxas praticadas(*);
    Quais as garantias (reais) oferecidas?
    Qual é o prazo de pagamento dos empréstimos?

    (*)Você, que está pagando 9,6% AO MÊS no Cheque Especial do Banco do Brasil,
    Fique sabendo:

    Os juros para os “amigos do Lula (Cuba, Venezuela, Angola…) foi pactuado em 6,5%.

    6,5% AO ANO.

  2. Vigilante do Portão Responder

    Complementando: Não tocaram no assunto, acho importante:

    O BNDES, Banco Oficial, recebe aporte de recursos do Tesouro Nacional.

    O Tesouro, por sua vez, consegue dinheiro com a venda dos títulos do Governo, pagando ao tempo dos fatos 12%a.a.

    Logo em seguida, repassa a grana ao BDES.

    O Banco, sem qualquer explicação plausível, empresta essa grana para os AMIGOS do LULA, cobrando 6,5% a.a.

    QUEM FICA com O PREJUÌZO?

Comente