Uncategorized

No Brasil, imprensa escrita é mais confiável que Poder Judiciário

unnamed

Pesquisa realizada pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas com brasileiros de oito estados revelou que a imprensa escrita é mais confiável do que o Poder Judiciário. Os dados foram reunidos para o Índice de Percepção do Cumprimento das Leis (IPCLBrasil), que entrevistou mais de 3 mil pessoas. As informações são do Comunique-se.

O levantamento mostra que o grau de confiança no Poder Judiciário passou de 30% (dados do 1° semestre de 2014) para 31% (dados atualizados com pesquisa 1° semestre de 2015). Com relação à imprensa escrita, o número subiu de 44% para 47%. Na lista, a confiança mais fraca está em instituições como partidos políticos (5%), Congresso Nacional (15%) e Governo Federal (17%).

A imprensa escrita só perde o posto de mais confiável para as forças armadas (67%) e para a Igrejas Católica (58%). O ranking ainda traz os dados de confiança em Ministério Público (43%), grandes empresas (40%), emissoras de TV (34%) e polícia (33%).

Além desses dados, o estudo avaliou a opinião dos entrevistados sobre a importância de se obedecer leis, policiais e juízes. A conclusão foi: 80% dos brasileiros acreditam que é mais fácil desobedecer leis no Brasil. De forma semelhante, 56% afirmaram que existem poucas razões para seguir a lei brasileira. Os estados com maior percentual de entrevistados que afirmara ser fácil desobedecer às leis estão o Amazonas e o Rio de Janeiro, com 83% cada.

O estudo completo traz, ainda, outras informações, como a percepção do brasileiro ao atravessar a rua fora da faixa, comprar de produtos piratas e dirigir embriagado.

11 Comentários

  1. Doutor Prolegômeno Responder

    Este índice é muito complicado para o povo. O índice mais simples é o IPR: índice de percepção da roubalheira.

  2. Argueiro zego icic Responder

    É verdade. Dambém budera, tão dano dano boral contra imprensa até bra bessoa presa pela PM em flagrante furtando as coisas dos outros. Assim é difícil de confiar besmo. ic ic ic

  3. Caro FÁBIO, por um lado a percepção de boa avaliação para a imprensa escrita é excelente, pois confirma a necessidade e o apoiamento da população à liberdade de expressão e imprensa, fato detestado pelos membros da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA. Por outro lado o país está vivendo no limite da imprudência política, no limite do despenhadeiro pela população, patrocinado pelas 03 instituições menos avaliadas, DESGOVERNO da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA, pelo Congresso e seus picaretas,e pelos 35 aglomerados partidos políticos, compostos em grande parte por MALANDROS, vampiros dos desejos da sociedade. Entendemos que não podemos mais aceitar essa VELHACARIA que está eleita no CONGRESSO. Eles não representam mais a sociedade atual. Entendemos a necessidade de eleições gerais em 2.016, para tirar inclusive todo o ENTULHO que está em Brasília. . .

  4. ricardo crovador Responder

    Estranhíssimos alguns dados. Por exemplo, mais de 90% da população sequer sabe que o Ministério Público existe. Como pode ser a terceira instituição mais confiável?

  5. Bacharel em Direito Responder

    Colocaram todas as Polícias no mesmo saco, injustiça, pesquisa superficial. Qualquer instituto de bairro, consegue detectar que a Polícia Federal principalmente, tem uma credibilidade bem acima das demais e até as Polícias Civis, sobre a Polícia Militar, que sem sombra de dúvidas, é a grande vilã, esta é a percepção do Povo, só perguntar em qualquer bairro de qualquer município do País. A mesma situação acontece com a Justiça, a Estadual é muito pior do que a Federal, assim como, no Ministério Público.

  6. renato fernandes silva junior Responder

    O Poder Judiciário precisa refletir a respeito do resultado da pesquisa.

  7. Kkkkkk ministério público e justiça como confiar no povo que ganha milhões e tem prerrogativas que o trabalhador não tem é que tem auxílio de tudo …vamos lembrar da promotora que estava alcoolizada é que aconteceu com ela .? Nada x nada ela já está na ativa de novo isto é o que o povo confia ….jamais e jamais e nunca

  8. Com as Forças Armadas classificadas com aprovação em primeiro lugar com 67% de credibilidade, esse resultado demonstra que o povo gostaria muito que Elas voltassem a governar nosso País, porque do jeito que está não dá para aguentar não. A imprensa escrita também é bastante confiável, desde que seja sempre de origem imparcial.

  9. augusto palhares Responder

    KKKKKK será ? que digas os funcionarios do legislativo do parana que foram trocados por auxilio moradia dos juizes…em troca ferrar tdos os funcionarios de carreira que estão la ha mais de 30 anos ….sem contar outras cositas mas que se escrever até Deus duvida…..

Comente