Uncategorized

Traiano recebe de Beto Richa a mais alta condecoração do Paraná

traiano - ordem do pinheiro -2

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), recebeu hoje (18), das mãos do governador Beto Richa, a mais alta condecoração do Paraná – a Ordem Estadual do Pinheiro. A comenda foi criada em 1972 e seu objetivo é homenagear pessoas de destaque, no âmbito estadual ou nacional, que tenham contribuído para o desenvolvimento econômico, social e artístico do Estado do Paraná e do Brasil. Em seu discurso o governador Beto Richa fez uma menção especial a Traiano, a quem chamou de “amigo pessoal”

Beto Richa saudou Traiano enfatizando a importância que atribui ao Legislativo. “A condecoração concedida ao deputado Traiano tem também um sentido de reconhecimento ao poder Legislativo, onde tive o privilégio de começar na vida pública, exercendo o mandato de deputado”, disse Beto Richa.

Traiano afirmou que vive um “momento ímpar de minha vida. Estou extremamente feliz e lisonjeado. A Ordem do Pinheiro representa a consagração de uma vida de trabalho e serviços prestados ao Paraná. Agradeço a todos que ajudaram até aqui, em especial minha família, por ter obtido a maior consagração que o Estado do Paraná oferece aos seus cidadãos”. O primeiro secretário da Assembleia, deputado Plauto Miró (DEM), também recebeu a Ordem do Pinheiro. Outras 42 personalidades foram homenageadas.

A escolha dos homenageados com a comenda da Ordem do Pinheiro inicia com a indicação dos seus nomes por diversos setores da sociedade e finaliza por um conselho formado por membros da Casa Militar, Casa Civil, Chefia de Gabinete e Secretaria da Cultura do governo estadual. A solenidade de entrega, sempre ocorre no dia de dezembro, ou na véspera, que é a data da Emancipação Política do Paraná. Nesse ano se comemora 162 anos de emancipação. A comenda recebida por Traiano é a “Grã-Cruz”, o mais alto dos cinco graus que compõe a Ordem do Pinheiro.

Perfil de Traiano

Ademar Luiz Traiano nasceu em Francisco Beltrão e é advogado. É pai de três filhos e tem dois netos. Tem 31 anos de mandatos consecutivos. Sete mandatos de deputado estadual, um de prefeito e um de vereador.

Começou como vereador de Santo Antônio do Sudoeste em 1982, onde foi eleito presidente da Câmara. Foi inicio de uma carreira que nunca se interrompeu. Em 1985 se elegeu prefeito da cidade. Traiano foi o primeiro eleito pelo voto depois do período militar. Quando prefeito foi eleito presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP).

Traiano se elegeu deputado estadual em 1990. Já no primeiro mandato chegou a 2º secretário, um dos postos mais importante da Assembleia Legislativa.

Em 2010, participou da equipe de transição do governo do Paraná e foi escolhido pelo governador Beto Richa como Líder do Governo na Assembleia, onde permaneceu 4 anos. Com forte atuação municipalista, Traiano é Cidadão Honorário em 10 municípios do Paraná.

Em 2 de fevereiro deste ano Traiano foi eleito presidente da Assembleia Legislativa. Em junho se elegeu presidente do PSDB do Paraná. Em outubro assumiu como governador do Paraná por 14 dias.

7 Comentários

  1. Ketlin Pamella Responder

    Um joga confete no outro, poderiam sair na Rua XV pra ver se recebem confete ou ovada !

  2. A contribuição desse Traiano foi com seus familiares que recebiam polpudos salários dos cofres públicos.

  3. TUCANO DA HORA Responder

    Com certeza está condecoração foi fruto dos “BONS SERVIÇOS PRESTADOS” na data de 29/04/2015.

  4. PARABÉNS, KIKO!
    Para quem, há alguns anos passados, pescava lambari no rio que divide Santo Antônio do Sudoeste com San Antonio, do lado da Argentina, o crescimento é impressionante.
    A vida é mesmo assim. Lideranças vão saindo e outras emergindo o meu amigo Kiko, está sabendo aproveitar a brecha muito bem.
    A julgar pela capacidade e posições tomadas, tem vida longa no complicado jogo da política.
    Só não se esqueça que, tens dois ouvidos e uma boca.

  5. PARABÉNS, AMIGO KIKO!
    Para quem, há alguns anos passados, pescava lambari no rio que divide Santo Antônio do Sudoeste com San Antonio, do lado da Argentina, o crescimento é impressionante.
    A vida é mesmo assim. Lideranças vão saindo e outras emergindo o meu amigo Kiko, está sabendo aproveitar a brecha muito bem.
    A julgar pela capacidade e posições tomadas, tem vida longa no complicado jogo da política.
    Só não se esqueça que, tens dois ouvidos e uma boca.

Comente