Uncategorized

Até quando?

por Luiz Carlos Hauly

Até quando – e até que ponto – o Brasil resistirá à obra desastrosa de Dilma Rousseff?

O Supremo Tribunal Federal adiou, ainda mais, a definição sobre a interrupção do mandato da presidente ao negar legitimidade à comissão especial da Câmara dos Deputados encarregada de julgar procedente ou não o pedido. E praticamente comprometeu a possibilidade de o processo ser julgado ao conceder ao Senado a prerrogativa de arquivá-lo por maioria simples quando e se a Câmara o remeter à sua análise.

O Brasil deu mais um passo em direção ao fundo do poço, por obra e graça de Dilma, ao ser rebaixado ao grau especulativo por mais uma agência de classificação de risco, a Fitch. Foi a segunda agência que nos rebaixou a este nível. A primeira foi a Standard &Poor’s (S&P) A Moody’s também rebaixou o Brasil, mas manteve, no último nível e em sinal de advertência, seu grau de investimento. O rebaixamento da S&P ocorreu em setembro, após o envio ao Congresso, pela presidente, da previsão de um déficit bilionário no Orçamento do ano que vem.

A assinatura da presidente também no segundo rebaixamento é indelével, pois foi provocado por sua decisão intempestiva de enviar ao Congresso nova revisão da meta fiscal para o ano que vem, diminuindo-a de 0,7% de superávit primário, como pretendia o ministro da Fazenda Joaquim Levy, para “entre zero a 0,5%”. E o pior dos mundos é o déficit nominal de 2015 que chegou a 547 bilhões de Reais, 9,5 % do PIB, superando em mais de 200 bilhões o de 2014.

Dilma sepultou, assim, a esperança de que seria mais rígida com as contas do país. A sangria dessas contas, que caracteriza seu governo desastroso, pois é a essência da aloprada “nova matriz econômica” de sua concepção, continuará, portanto. E a perspectiva de retração do PIB em 2016 ganha força, e o que temíamos está se consolidando: o desastre será ainda maior que o deste ano.

Dilma Rousseff fez da irresponsabilidade e da mentira seu método de governo. A revelação, pelo jornal Valor, de que técnicos do Tesouro Nacional a advertiram, em julho de 2013, sobre as consequências nefastas de sua política econômica comprovam a primeira afirmação. Esses técnicos alertaram para o agravamento das contas públicas e o consequente rebaixamento do grau de investimento do Brasil. Foram repreendidos pelo então secretário Arno Augustin, petista convicto e fiel servidor de Dilma. Deu no que deu…

E a mentira foi sacramentada por Dilma na campanha que a reelegeu, pois ela maquiou, no palanque e nas prestações de contas, a rápida deterioração das finanças da União. E ainda atribuiu aos adversários um comportamento alarmista que visava, segundo ela, a desmontar sua obra prima para impor, caso vencessem, um governo que adotaria um ajuste fiscal rígido para beneficiar os ricos e prejudicar os pobres! Deu no que deu…

A cada ação de Dilma damos mais um passo em direção ao fundo do poço, permanecendo, no entanto, longe de atingi-lo, pois, cada ação de autoria presidencial o aprofunda ainda mais.

A indefinição sobre o impeachment não apenas mantém o país paralisado: agrava seu estado, como atesta seu novo rebaixamento. Essa constatação foi feita pelo próprio Palácio do Planalto, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Mais uma prova, portanto, da irresponsabilidade como método de governo, pois Dilma reconhece, por meio de interpostos, que sua permanência é a causa da sangria do país.

Até quando – e até que ponto – suportaremos o desastre em constante evolução?

—-
Luiz Carlos Hauly é deputado federal (PSDB-PR).

14 Comentários

  1. Até quando o Paraná vai mandar para Brasília deputados do quilate de Hauly para ferrar o Brasil. Esta na hora do povo escolher melhor.

  2. Sergio Silvestre Reply

    Esse sr nunca foi e nem será prefeito de Londrina por causa da sua arrogância,é um homem odioso e rico,onde ficou com a politica,noto que todos que querem a deposição da presidente não são daqueles que precisam trabalhar para viver,e sim aqueles que vivem na boa trabalhando pouco e ganhando muito,sr Hauly o que você fez no Paraná que conseguiu colocar seu governador como o mais odiado do Brasil,Não foi também incompetência sua?

  3. Larry de Camargo V. Nascimento Reply

    Bom são os deputados do PT, a Senadora do PT e o senador do PMDB

  4. SOLANGE LOPES Reply

    Lendo os comentários acima do Elvis Presley e do Bunda Tatuada, chegamos a conclusão que a paranoia do ser humano não tem limites e a ignorancia campeia solta por este país.

  5. Só no dia em que essa quadrilha imunda de pt-raias nojentos,deixar de existir.

  6. Carlos trevizo Reply

    Estamos revoltados com a bandidagem, inclusive os que roubaram do Estado viu senhor Hauly, enterrado até o pescoço na publicano. Cadeia nele tbem. No demo Bertoldi, nos gafanhotos, lava jato no Paraná

  7. Lendo comentário do sr. Sérgio Silvestre, devo dizer que sou um trabalhador, tenho 65 anos, trabalho muito e ganho pouco e
    ainda pago um carga de impostos sufocantes. Sou um caminhoneiro autônomo. Não suporto a sra. Dilma. Isso derruba sua tese sr. Sérgio Silvestre. Diversas vezes perguntei o que você faz? Só não minta porque é feio para você mesmo.
    Professor não é porque escreve mal prá diabo. Engenheiro não é porque você é ruim de cálculo. Caminhoneiro nem pensar, erraria todas as estradas. Farmacêutico? Pastor ou Padre?
    Jornalista? duvido. E então? Ou será um sanguessuga que vive mamando nas teta do governo. Vamos, coragem, responda. Não é fofoqueiro não né, ou será?

  8. Falar o que deste país, o nordeste só vota nos bandidos bolivarianos e aqui no Paraná o requião consegue se eleger graças a seu curral eleitoral e ainda nossa população vota em gentinha do tipo gleisi.

  9. Sergio Silvestre Reply

    Vou falar só pra você Jair Pedro,meu Pai andouai por Curitiba e fez muitos filhos nas curitibanas,por isso eu tenho sosias e muitos raivosos comigo,por que eu sou o filho preferido dele,mas minha profissão e ser RICARDÃO,portanto taramele as janelas.

  10. Em um comentário teu bunda tatuada, você pediu respeito aos familiares, embora eu nunca faltei com respeito à ninguém da tua família e jamais faltarei. Se o Juca ou a Solange a quem você citou no comentário a mim dirigido, faltaram com respeito, duvido. Agora você mostrou a verdadeira cara. Petista que tem na bunda a figura do teu ídolo e a estampa da bandeira da tua ideologia, só não tem caráter. Agora ricardão, kkkkkkkkkk, é bichona desvairada.

  11. Teu pai andou com muitas mulheres curitibanas e você tem muito sósias. Logo teu pai percebeu que você não teria os mesmos gostos dele e dos irmãos. Então com a vã esperança de que tu mudasse, te deu mais atenção ao que você confundiu com predileção. Teu pai, com pensamento das pessoas de antigamente, via nesse teu gosto uma aberração.
    Deve ter sofrido muito. Hoje com certeza, tuas diferenças, já não o chocaria mais. Mas que você o envergonhou demais, isso podes ter certeza.

  12. SOLANGE LOPES Reply

    Jair Pedro, agora eu descobri o que aconteceu com o Bunda Tatuada. Como o pai dele faturou uma infinidade de mulheres, alguma delas deve ter transmitido uma sífiles ao indigitado. É claro que ele nasceu depois dessa contaminação.

Comente