Uncategorized

Para salvar Lula, PT quer tentar tirar credibilidade da Lava-Jato

índice

Com a Operação Lava-Jato cada vez mais próxima do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT investirá em um discurso de vitimização de sua maior liderança, alegando que ele é alvo de um “massacre”. Apesar da estratégia, pessoas próximas do líder petista reconhecem que o desgaste é real e que ele terá dificuldade para atuar como cabo eleitoral nas eleições municipais deste ano como fez em 2012. As informações são de Fernanda Krakovics, Sérgio Roxo e Simone Iglesias n’O Globo.

Os petistas apostam na radicalização para mobilizar sua militância e pretendem partir para o enfrentamento, afirmando que há seletividade nas investigações e no vazamento de informações. O objetivo é não só tentar tirar a credibilidade da Lava-Jato, mas também desgastar políticos da oposição que já foram citados.

Apesar do cenário, cresce no PT a pressão para que Lula seja candidato à Presidência da República em 2018, com o argumento de que ele terá que defender seu nome e seu legado.

— Agora só tem um caminho, que é o Lula ser candidato. Ele pode estar desgastado agora, mas não o subestimem — afirmou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

Para um petista que frequenta o Instituto Lula, o estrago da imagem do ex-presidente está em curso, mas ainda é cedo para avaliar o impacto que as denúncias terão na disputa presidencial de 2018.

— Se depois de todo esse noticiário, não se confirmar nada, ele se recupera e se fortalece. Agora, se alguma coisa grave aparecer ou for interpretada assim, é outra história. Tem que dar tempo ao tempo. A vaca foi brejo? Não. Ele perdeu popularidade? Perdeu, sem dúvida.

Esse aliado considera “um milagre” Lula ainda aparecer em torno dos 20% das intenções de voto nas pesquisas presidenciais.

Para outro petista próximo ao ex-presidente, Lula enfrentou na semana passada o ataque mais “cerrado” até agora:

— Quando você acusa muito uma pessoa, gera uma desconfiança. Cria uma atmosfera. Num primeiro momento, é fatal. O prestígio dele vai ser afetado. Vamos ver as próximas pesquisas. Não está fácil a vida para ele.

Esse impacto na popularidade deve fazer com que Lula tenha uma postura mais reservada na eleição deste ano. O partido já decidiu, por exemplo, tirar o ex-presidente dos comerciais que serão exibidos no mês que vem. Há quatro anos, Lula tomou a frente de campanhas para prefeito da legenda e, principalmente, ajudou a eleger o estreante Fernando Haddad em São Paulo.

Por outro lado, petistas próximos a Lula afirmam que o crescimento das denúncias contra o ex-presidente levará ao acirramento de ânimos da militância.

— Ninguém vai para a rua muito animado para defender a Dilma. Com Lula é bem diferente — disse um amigo.

O deputado Paulo Pimenta (PT-SP) lista as investigações contra o ex-presidente e sua família, além dos vazamentos de informação, para dizer que há “seletividade” nesse processo e cobrar o mesmo tratamento para políticos da oposição.

— Isso cada vez mais reforça um sentimento de seletividade na nossa base social, que nunca viu a imprensa investigar o Fernando Henrique (Cardoso), o Aécio (Neves), o (José) Serra — afirmou Pimenta.

A base do PT está se mobilizando para defender o ex-presidente. O argumento é que a intenção das investigações seria acabar com a possibilidade dele voltar a concorrer.

— Querem é colocar algemas no Lula e uma coisa ele não tem: medo. É bom o pessoal tomar cuidado para não o transformar em mártir — disse um amigo do ex-presidente.

Um ex-ministro avalia que o alvo da Lava-Jato sempre foi Lula.

— Querem acabar com o nosso projeto — afirmou ele .

19 Comentários

  1. Sergio Silvestre Responder

    Se não a seletividade me expliquem então,toda cúpula da PF investigar um barco de alumínio e não investigar e nem prender ninguém que foi pego com um helicóptero cheio de cocaína,me expliquem que eu não entendo isso.
    Tambem me expliquem alguém fazer dois aeroportos com dinheiro publico na fazenda de um parente que também pode ser sua e ninguém investigar nada,já o tripeque que não é do Lula é mais noticia do que um tsunami.

  2. O Brasil o que tem de serio e o LAVA JATO,os poderes constituídos desde que o PT assumiu,apodreceu,só mentiras,exploração dos pobres para seus enriquecimentos elícitos,roubaram tudo,e quebraram o BRASIL,levaremos anos para recuperar a SAUDE,segurança, educacao e a honestidade administrativa,corrompida pelo LULLA,vai responder pelo, o que fez!!!!

  3. Luiz Antonio sonalio Responder

    Cambada de sem vergonha, fizeram o que fizeram, nos enganaram até dizer chega e ainda que esse sapo barbudo pose de inocente. Martir? Só se no inferno.

  4. Projeto? Já mão estão satisfeitos com o mal que fizeram? Ou já não estão satisfeitos com o que roubaram e desviaram? Projeto de desemprego, de falta de atendimento a saúde, de PACs que não termina um e já lança outro com o anterior incompleto apenas para fazer marketing? Outra Copa do Mundo, outra Olimpíada? Projeto de tirar o sangue da Petrobrás? O que mais vocês querem bando de mentirosos, falcatruentos, salafrários. Projeto de esfolar o povo de toda a forma? Vão com seus projetos para a Bolívia, para a Venezuela, para Cuba. Ladrões.

  5. Nem no Brasil, um partido sem credibilidade, querer tirar a credibilidade de quem tem, esse povinho estão de brincadeira, fora PT (lixo).

  6. Observador Atento Responder

    Lula, um demagogo. Arrogante e mentiroso coloca-se acima da verdade. Sente-se um Deus mas não passa de um pobre diabo. Aposta na ignorância para alcançar seus objetivos. Que respeito podemos ter em um homem sem carater? Sim, sem carater, pois aliou-se a quem condenava e chamava de ladrões. Tudo para se perpetuar no poder. Não para trabalhar em benefício do país e seu povo mas sim para usufruir dos benefícios lícitos e ilícitos que o poder pode proporcionar. Muita mais ilícitos do que lícitos. Tudo nega e nada viu, mesmo considerando-se um Deus, mesmo diante de provas irrefutáveis.

  7. Fico pensando, será que as pessoas que defendem o Nove Dedos, esse tal projeto de governo do PT, essa falsa democracia e toda essa zorra que virou nosso pais, falam serio, sera que alguem que vá a um hospital publico tem coragem de votar num petista ou alguem da base desse governo imundo. Será?

  8. lula os BRASILEIROS JÁ FORAM BURROS QUANDO ELEGERAM VOCE, AGORA ACABOU LULA CHEGA DESSA VERGONHA, LULA MELHOR VOCE CUIDAR TEUS NETOS DO QUE SER CANDIDATO. O BRASIL INTEIRO ESTA CONTRA VOCE ATÉ NORDESTE QUE ELEGEU VOCE, PORQUE ELES ESTÃO SOFRENDO.

  9. Como o Brama vai entrar em outra eleição se não tem dinheiro e não possui bens????? mora de favor num sítio QUE NÃO É DELE, usa um triplex no litoral paulista que TAMBÉM NÃO É DELE.
    Está num partido que não receberá aquelas doações LEGAIS das empreiteiras.
    Bom, se analisarmos o lado positivo, em breve ele deve estar reunido com sua base partidária e seus doadores, a fim de traçar as metas pra 2018. LÁ EM CURITIBA!!!! NA PF!!!!!!

  10. Primeiro as provas sem elas o golpe não se concretiza e os boatos só vão fortalecer Lula mais do que ele já é se conformem a proxima derrota será inevitávels nas urnas

  11. Caro FÁBIO, realmente, os assessores do DUENDE PIXULECO LULLA ODEBRECHT estão com razão a respeito de que o mesmo deve disputar a eleição presidencial de 2018. Será bom para o país livrar-se definitivamente desse PIXULECO e da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA ODEBRECHT. Os assessores, por total ausência de argumentos favoráveis quanto a lisura em relação a ética e moral, desejam compará-los com FHC. Nesse caso existe uma distancia astronômica de anos-luz insuperável, mesmo com o passar do anos. Quanto aos demais é comparar Aécio com Zé Dirceu, comparar José Serra com José Genoíno. Não dá, é muita discrepância. Desgastar a gestão da operação LAVA JATO nessa fase, com os grandes gestores da ORGANIZAÇÃO, parcela já condenada pelo STF, é miragem. Depois de 13 anos cometendo falcatruas, o que o eleitor deseja mesmo é ouvi-lo, mesmo sabendo que o discurso é uma mentira só. Transformar o PIXULECO LULLA ODEBRECHT, em MÁRTIR como foi o GETÚLIO, isso é impossível, pois há necessidade de ser HOMEM para essa atitude, o que não ocorre com o mentiroso. Atenciosamente.

  12. Ninguém visita assiduamente um apartamento, como ele Lula, sua esposa Letícia e seu filho Fábio, sem que tivesse interesse ou que fosse o proprietário, ainda mais dando palpites e ainda com um elevador exigido pelo mesmo. Além é claro da total transformação que passou o AP e também a piscina. Dizer que não é seu, quiçá, no registro de imóveis não esteja o seu nome, mas sim de um laranja. A OAS distribuiu dinheiro a vontade para os petistas e para o chefão nada ? O sítio de Atibaia também diz que é de amigos. Mas como peixe morre pela boca vamos aguardar até o dia 17 para saber mais algumas pérolas desse conceitoso (?) casal. Deixa o MARCOS VALÉRIO falar que ele sabe muito e tem algo na manga para dizer. Se cuide Lula & Cia. pois o chumbo grosso virá com certeza. De nada adiantará querer blindá-lo.

  13. Douglas Rodrigues Responder

    Por favor , quero o PROCON do Paraná com sua coordenadora , Cláudia Silvano, me oriente onde possa buscar meu voto, pois votei e o pior fiz campanha ao pt ( antes acreditava no PT).
    Fora com estes, mentiram para mim.
    E nós fizemos passeatas contra ( Medici, Geisel e Figueredo), eles e suas famílias devemos pedir desculpas.
    Este partidinho esta levando nosso país ao descaso (vergonha) mundial.
    Seu líder maior, que assuma, “sim era meu apartamento” , ganhei de presente e ponto.
    Não fique botando culpa no “elevador”.
    Fora pt,

  14. Sergio Silvestre Responder

    Douglas vai tomar um xazinho de polonio,muito ministrado pelo Putin para que alguns idiotas russos sumam do mapa.

  15. Dionleno Silva Responder

    PT é uma nojeira. Partido mais corrupto da história. DEstruiu o país assim como o Chavez destruiu a Venezuela.

Comente