Uncategorized

Zona franca para Bolívia em porto do Paraná irrita autoridades policiais

paranagua

Leandro Mazzini, Coluna da Esplanada

Na esteira de um tratado dos anos 90 entre os dois países, a presidente Dilma Rousseff, referendada pelo Congresso Nacional, decidiu ceder uma zona franca à Bolívia no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, pelo Decreto 8.661.

Isso aumentou as suspeitas das autoridades policiais sobre as ações do país vizinho.

Há anos o Brasil e Bolívia têm um tratado pelo qual cargas em containers que atravessam a fronteira, desde que com um lacre da Receita Federal, não podem ser abertas e fiscalizadas pela Polícia Rodoviária em estradas brasileiras.

Vindas de um país líder em produção de cocaína no mundo, há um grande risco de má fiscalização e até falsificação de selos nos transportes.

Para desespero da Polícia Federal, além das cargas que cruzam a fronteira, agora no terminal no porto cedido à Bolívia nada poderá ser fiscalizado. Apenas a partir de denúncias.

Há fortes suspeitas de autoridades brasileiras e do FBI de que a Bolívia é a maior rota de tráfico internacional de drogas e armas. Para autoridades policiais, este tratado político não ajuda em nada.

Em maio de 2014, o ex-ministro da Justiça Luiz Vásquez, e o ex-presidente do país vizinho Tuto Quiroga revelaram à Coluna que o narcotráfico na Bolívia movimenta US$ 12 bilhões/ano – 80% passariam pelo Brasil.

13 Comentários

  1. SE A PF OLHAR BEM DIREITINHO NESSES CONTAINERS,COM CERTEZA VAI ENCONTRAR IMPRESSÕES DIGITAIS FALTANDO UM DEDO.

  2. -….Há fortes suspeitas de autoridades brasileiras e do FBI de que a Bolívia é a maior rota de tráfico internacional de drogas e armas. Para autoridades policiais, este tratado político não ajuda em nada…..claro que ajuda, ajuda à FARC, cubanos, haitianos, congoleses, senegaleses, MST. É a possível troca de drogas vinda da Bolívia por armas estrangeiras para armar os grupos citados. Mais um pouco e não haverá outra alternativa, a não ser uma guerra civil, onde muito sangue brasileiro será derramado. Será o alto custo à ser pago para que o País se livre desta ordem comunista!!!!

  3. Mais de 700 toneladas de cocaína entram no Brasil todos os anos,vindas,principalmente,da Bolívia,Colômbia e Equador.
    Por que será que o governo do PT faz vista grossa à essa entrada?

  4. SERÁ QUE VÃO DESCOBRIR A SOCIEDADE SECRETA ENTRE O LEPROSO DE NOVE DEDOS E O ÍNDIO COCALEIRO ?

  5. Sergio Silvestre Responder

    Vamos colocar tambem um terminal exclusivo entre o Porto de Paranagua e o de Mariel para um intercambio melhor com os irmãos Cubanos.

  6. Nos roubaram a Petrobrás na Bolívia e ainda querem impor isto???
    Ptzada do Dem….. Fu… a nação!!!!!1

  7. Não se esqueçam de mencionar nos comentários que quem governa o PR é o PSDB, Beto Rocha, amigo íntimo do Aecim. Infelizmente há muita podridão no país. Difícil fazer uma limpeza.

Comente