Uncategorized

Ministério vai analisar pagamentos de FHC a
ex-amante, diz Cardozo

cardozo - Pablo_ Oglobo

O Globo

RIO – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta sexta-feira que as denúncias feitas pela jornalista Mirian Dutra, que teve um relacionamento extraconjugal com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, serão analisadas por uma área técnica do ministério. De acordo com a ex-amante do tucano, a Brasif S.A. Exportação e Importação ajudou o FH a enviar recursos para ela no exterior. Em entrevista à Folha de S. Paulo, ela afirmou que a transferência ocorreu por meio da assinatura de um contrato fictício de trabalho, com validade entre dezembro de 2002 e dezembro de 2006.

Em visita ao Rio para acompanhar o esquema de segurança dos Jogos 2016, o ministro da Justiça afirmou que caso deve ser analisado como seria com qualquer outro cidadão. Cardozo disse que o suposto envio de recursos para o exterior pelo ex-presidente deve ser analisado por um estudo técnico e jurídico, com o objetivo de se determinar eventual ocorrência de delito. Se comprovado indício de crime, segundo ele, a Policia Federal realizará uma investigação mais aprofundada.

— Obviamente, em havendo indícios de delitos puníveis de competência federal, seguramente a Polícia Federal fará investigação por meio de inquérito policial. Não vale apenas para o Fernando Henrique Cardoso, mas para todos os brasileiros e todas as brasileiras. Aquilo que for de competência da Polícia Federal, se houver indícios de prática criminosa, tudo será absolutamente investigado. Não é situação diferenciada, atípica, daquelas que ocorrem — disse o ministro.

Cardozo lembrou que costuma ser acusado de controlar ou de instrumentalizar a PF. Ele disse que a apuração, se cabível, será feita com autonomia e seguindo o princípio da impessoalidade.

— Volta e meia, sou acusado de não controlar a PF ou de instrumentalizá-la contra os adversários. Pouco importa se são pessoas vinculadas à base governista, aos partidos que mantêm boa relação com o governo, ou se são oposicionistas, nós fazemos o mesmo procedimento, sem a busca de factoides, sem a busca de exposição de imagem.

O ministro, no entanto, não quis emitir opinião sobre as acusações a FH. Pela manhã, ele vistoriou a operação de segurança do Mundial de Saltos Ornamentais, que começou nesta sexta-feira, no Parque Aquático Maria Lenk. O mundial é um dos eventos-teste para os Jogos de 2016.

Na semana passada, o ministro voltou a defender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Cardozo, que deixou claro que não interfere nas investigações, Lula sempre agiu com lisura. De acordo com o ministro, setores da oposição querem manchar a imagem do petista por considerá-lo um adversário forte e respeitado.

22 Comentários

  1. OS corruPTos ESTÃO PENSANDO QUE ENCONTRARAM UMA MANEIRA DE DESVIAREM O FOCO DA ROUBALHEIRA DESTE (des)GOVERNO MAIS corruPTo DE TODA A HISTÓRIA DO BRASIL. SERÁ QUE ESTE petista QUE SE DIZ MINISTRO, VAI MANDAR INVESTIGAR A ROSE, AQUELA AMANTE DO chefe DA QUADRILHA, O lula 51? ESTA, ALÉM DE VIAJAR EM AVIÃO OFICIAL, TINHA TAMBÉM UM PASSAPORTE DO (des)GOVERNO E UM GRANDE SALÁRIO MENSAL. ISTO TAMBÉM VAI SER INVESTIGADO?

  2. A satisfação de picareta aí travestido de ministro da justiça em fala de investigação do FHC foi notória. O cinismo dele falando que todo cidadão não importa de que partido tem que ser investigado é coisa de país de terceiro mundo. Até a minha finada bizavó sabe que está acontecendo.

  3. Trouxa esse ministrinho, pois se Fernando Henrique Cardoso cometeu algum crime durante o seu governo, este está prescrito, pois o prazo é contado pela metade para ele que está com mais de 70 anos. Além de incompetente, como todo petista é burro!

  4. Doutor Prolegômeno Responder

    Como admirador de São Tomé e Santo Ivo divido-me em acreditar vendo e a ter fé no direito. Mas, na prática, tudo leva a crer que don Tommasino, o chefe siciliano que dá abrigo a Michael Corleone, em The Godfather tem toda a razão quando disse que a política e o crime são rigorosamente a mesma coisa.

  5. Esta vagal deveria ter uma imagem do FHC em seu quarto e toda manhã deveria se ajoelhar em frente e pedir saúde e vida longa à ele.

  6. O país desmoronando em corrupção e o ministro da justiça (de propósito tudo em minúsculas) vai caçar a AMANTE ERRADA ?!?! É um imbecil mesmo.

  7. Assinou contrato fictício, recebeu por serviços não prestados? Isso é estelionato! Um país em que a uma estelionatária confessa tem credibilidade para conferir dúvidas na vida pessoal de um homem da estatura de FHC, não pode ser um país sério. Acabou. O que esse ministro quer dizer com área técnica do Ministério? Será que essa mesma área técnica é a que está investigando o Renan e o Lula? E o pior é que o pior ainda está por vir. Não há limites para a indecência, a maldade, a pistolagem intelectual e a burrice.

  8. TAMBÉM VÃO INVESTIGAR OS TRINTA MILHÕES DE EUROS QUE O BÊBADO VAGABUNDO DE NOVE DEDOS ROUBOU DO BRASIL E DEPOSITOU NO BANCO ESPÍRITO SANTO EM PORTUGAL,JUNTO COM A AMANTE ROSIMERI.

  9. Esse calhorda chamado Fernando Henrique Roubadouso ja deveria ter ido pra baixo dos sete palmos, como disse ai o factoide Juca, Todos os crimes que FHC cometeu em seu governo protegido pela Globo ja prescreveu por razão da sua idade avançada mas sua amante teve que ser mantida calada enquanto ele ainda poderia ser incriminado. É um calhorda como todos do P$DBosta tucanalhas. Mas os chefes dessa quadrilha FHCorrupto e Gaguéci Noia des Neves ainda vâo pagar por suas canalhices, Brasil hoje é comandado para os mais pobres e isso incomoda a elite que querem retomar o poder a qualquer custo. Mas se for preciso vamos as ruas com foices e martelos e defenderemos a democracia contra esses golpistas.

  10. A Organização Criminosa foi atrás da Brasif S.A. e deram com a cara na parede.
    Brasif S.A. declarou que nunca recebeu dinheiro para pagamento de Miriam, a deslumbrada.

  11. A Organização Criminosa foi atrás da Brasif S.A. e deu com a cara na parede.
    Brasif S.A. declarou que nunca recebeu dinheiro para pagamento de Miriam, a deslumbrada.

  12. Até tu FHC? se não bastasse Lula! mais uma demonstração que partido politico nenhum é capaz de avalizar a moral ou conduta de quem quer que seja.

  13. Não poderia ser diferente, logo após a divulgação no jornal paulista sobre FHC, o ad(e)vogado do “governo” aparece imponente, com o focinho cínico, ar de honesto e moralista.
    Pelo menos FHC foi Homem para afirmar que realmente enviou dinheiro para Mirian, admitiu possuir contas no exterior, e quanto ao pilantra vagabundo do lula que sempre afirma nunca possuir e saber de nada ? quando o adevogado de merda do governo fará alguma coisa ?

  14. O contínuo estafeta da donA só quis ter mais um momento de fama, mas, santa ignorância ……quebrou a cara !

  15. MALDIÇAO DO PETISMO Responder

    Os ultimos vagidos petistas são emblemáticos, Depois destes fatidicos 13 anos de desgraça brasileira, o então partido que se dizia ético, nada tem a propor para desfazer a lambança e quebradeira geral que o tsunami de corrupção petista nos desgraçou. Qual a saida petistas ETICOS, é esta de futricar na vida pessoal dos outros que os antecederam? Deixem de ser hipocritas. FHC assumiu a sua infidelidade conjugal e pagou por isso, mas ao contrário do lula, não usou o poder e a influencia de governante para resolver seu problema pessoal. E o lula que levava a sua amante no aviao presidencial e ficava com ela no mesmo hotel (sempre a custa dos nossos impostos), alias kenga da Rosimeri que esta sendo investigada pela corrupção de sua nefasta influencia ao ate facilitar a compra de um ilha e tantos atos que envergonhariam a qualquer amante. Ministro Petista, porque não esclareceu que todas as amantes deviam ser investigadas?
    SOLANGE LOPES VC QUE ENTENDE DE MUJERES, O QUE ACHA DISSO?

  16. Quando a gente pensa que depois do ridículo Tarso “Gentili” Genro o Ministério da Justiça só poderia melhorar, ficamos quadradamente mente enganados – há possibilidade ainda de piorar !!!

  17. “Pela manhã, ele vistoriou a operação de segurança do Mundial de Saltos Ornamentais, que começou nesta sexta-feira, no Parque Aquático Maria Lenk. O mundial é um dos eventos-teste para os Jogos de 2016.”

    Agora saquei: O ministro ornamental foi ao Rio de Janeiro ver os Saltos Ornamentais!

Comente