Uncategorized

Ministro do STF decide soltar Delcídio Amaral

Foto: Geraldo Magela /Agência Senado (23/06/2015)

O Globo

BRASÍLIA – A defesa do senador Delcídio Amaral (PT-MS) informou que o ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo, decidiu nesta sexta-feira pela soltura do petista, que está preso há 70 dias. A expectativa é que a soltura seja imediata. Delcídio foi detido após ser gravado articulando a fuga do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira, também será solto.

O 1º Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal ainda não foi notificado sobre a soltura de Delcídio. Assim, até o momento ele permanece preso.

O líder do governo no Senado, foi preso em novembro do ano passado no flat onde mora, em Brasília. O senador foi acusado de ameaçar parentes do ex-diretor Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, e de ter oferecido a ele, através de seu advogado, ajuda para fugir do Brasil e não revelar nada sobre o esquema de corrupção da Petrobras. A prisão foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, que apontou o oferecimento de vantagem como, por exemplo, uma mesada de R$ 50 mil para a família de Cerveró e R$ 4 milhões a seu advogado, Edison Ribeiro.

Na ocasião, também foram presos o banqueiro André Esteves, do banco BTG Pactual, que teria participado do conluio pelo silêncio de Cerveró; e o chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira Rodrigues. Já o advogado Edson Ribeiro, que trabalha para Cerveró, teve a prisão decretada, mas ainda não teria sido detido. Ele está nos Estados Unidos. Todos estão envolvidos na mesma acusação, de obstrução da Justiça.

DEFESA PRÉVIA

Os advogados do senador Delcídio Amaral (PT-MS) apresentaram, nesta quinta-feira, a defesa prévia do petista junto ao Conselho de Ética do Senado. Na defesa, os advogados afirmam que a prisão de Delcídio foi “inconstitucional”, que a gravação feita por Bernardo Cerveró — filho de Nestor Cerveró, ex-dirigente da Petrobras que está em processo de delação premiada — de diálogo com o próprio Delcídio ocorreu de “maneira sorrateira” e, por fim, que foram “simples jactância (bravata)” as menções de Delcídio aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de sua possível influência junto aos magistrados.

O advogado Gilson Dipp disse ao GLOBO que a gravação tinha o objetivo de “acusar” Delcídio. O petista foi preso no dia 25 de novembro, na Lava-Jato e acusado de tentar interferir nas investigações. Ele continua preso. Mesmo preso por quase três meses, Delcídio permanece senador e, como tal, recebe salário normalmente. O Conselho de Ética deverá se reunir na próxima quarta-feira.

O pedido de cassação contra Delcídio no Conselho de Ética foi apresentado pela Rede e pelo PPS, no dia 10 de dezembro. Na defesa prévia, os advogados argumentam que o petista não cometeu crime de decoro parlamentar e pedem que o processo seja arquivado pelo Conselho e que não haja cassação do mandato.

Além da defesa prévia, os advogados pedem a impugnação da escolha do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) como relator do processo contra Delcídio. Segundo Dipp, o senador tucano faz parte de um bloco partidário (PSDB-DEM) que apoiou a representação do PPS e da Rede, o que configuraria uma adesão à denúncia. Na época, o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), apoiou a representação. Para o advogado, o relator deve ser substituído. Pelas regras do Conselho, o relator não poderia ser do mesmo partido do acusado ou dos denunciantes.

8 Comentários

  1. Doutor Prolegômeno Responder

    Ele vai voltar ao senado como se nada acontecera. Vai se juntar aos seus irmãos de fé e professar sua fé. A fé em que o crime compensa e recompensa.

  2. ….. ISSO QUE É UMA VERGONHA STF SOLTAR ESSES LADRÕES., ONTEM NA GLOBO E HOJE BAND COM RICARDO B. E MONICA, FALANDO F.H.C., NINGUEM DELES NÃO TIVERAM UMA AMANTE NUNCA, RICARDO , MONICA REDE GLOBO, PIOR DOS PIORES SÃO ESSES LADRÕES, QUE TIRARAM NOSSO DINHEIRO DA SAUDE SEGURANÇA ETC., E CADA DIA SOBE TUDO SEM CONTROLE ISSO SIM É UMA VERGONHA.

  3. O CALDO VAI FERVER SE ESSE BANDO LULA DILMA TEORI MICHEL DIRCEU E OUTROS NÃO FICAREM ATRÁS DAS GRADES. O CALDO VAI FERVER, O POVO NÃO AGUENTA MAIS TANTA PALHAÇADA E ROUBO NUM PAÍS DE MISERÁVEIS. O PODER MAIS CORRUPTO NÃO É O LEGISLATIVO NEM O EXECUTIVO! QUANDO NÃO HÁ PUNIÇÃO TODOS TEM O DIREITO DE DESCUMPRIR AS NORMAS.

  4. Vergonhoso! Delcídio vai ser obrigado a entregar seu passaporte para evitar que fuja do país, vai ter que cumprir prisão domiciliar, mas vai – surrealmente ao mesmo tempo – poder legislar no Senado?

    O Brasil e o petê estão geminadamente podres, carcomidos pela corrupção, sem credibilidade econômica nem moral para governar ou manter a ordem.

    Pra rua dia 13 de março!

  5. Um advogado que faz as alegações que fez neste caso para livrar o seu cliente da cadeia, deve ter sérios conflitos com o seu travesseiro.

Comente