Uncategorized

O Lula real

índice
Editorial, Estadão

A cada dia revelam-­se mais detalhes da grande afeição que empreiteiras e empresas de telefonia nutrem pelo ex-­presidente Lula. O País vai descobrindo que se fez um verdadeiro mutirão para oferecer-­lhe um pouco de conforto e sossego após sua saída do Palácio do Planalto, em 2010. Os capítulos dessa história mostram não apenas a falta de escrúpulos de Lula na fruição dessas benesses, distribuídas entre os campos de Atibaia e a praia do Guarujá. Mais do que indicar os endereços de descanso do ex­-presidente, essa história confirma quem é o verdadeiro Lula.

Com o que foi revelado até agora, cai por terra, por exemplo, a versão apresentada meses atrás pelo Instituto Lula – que funciona como assessoria de imprensa do ex-­presidente – de que o pecuarista José Carlos Bumlai não seria tão amigo de Lula. “O Bumlai frequentava as festas e aniversários, mas não era ‘aquele’ amigo do Lula que todo mundo está falando”, disse o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, em novembro, por ocasião da prisão de Bumlai.

Essa alegada distância entre o ex­-sindicalista e o pecuarista precisou ser revista, já que – diante da crescente dificuldade em explicar tudo bem explicado – José Carlos Bumlai deve assumir a responsabilidade pela reforma no sítio de Atibaia. A partir de agora, é o grande amigo a quem dona Marisa foi recorrer para conseguir que a casa estivesse ajeitada para o Natal de 2010 da família Silva. De fato, Bumlai parece ter sido um bom amigo. Documentos apreendidos pela Polícia Federal revelam que uma empresa de estruturas metálicas prestou serviços a Bumlai, no sítio Santa Bárbara, em Atibaia, no valor de R$ 550 mil. Representante da empresa admitiu ter recebido R$ 40 mil em dinheiro do pecuarista.

Fica evidente que Lula não tem muitos escrúpulos em usufruir dos bens que lhe são ofertados, desde que a titularidade seja de terceiros. Também não tem grande dificuldade em usar para o mesmo fato a versão que for mais conveniente no momento. Mostra também que a proximidade com Lula tem um alto preço. Quando as circunstâncias apertam, é preciso que cada um se sacrifique um pouco pelo grande líder. Tudo vale para blindar Lula. É Bumlai dizendo que a responsabilidade é dele e nunca tratou da reforma com o ex­-presidente. É a versão de que foi dona Marisa quem procurou Bumlai, para pedir uma mãozinha, mas não comentou nada com o marido.

A receita é a mesma. Cada um reconhece que fez um pouco e, muito especialmente, reafirma em alto e bom som, de forma clara e inequívoca, que Lula de nada sabia, que Lula não tem celular, que Lula nunca tratou desses assuntos com ninguém, que Lula nem mesmo gostava do tríplex.

A partir daí, tenta­-se construir a narrativa da perseguição política, como se tudo não passasse de intriga da oposição e da “mídia golpista”. Mas não é a oposição ou a imprensa que perseguem Lula. Ele é perseguido pelos seus atos. Ele é perseguido pela simples revelação do jeito tão próximo de se relacionar com empreiteiras e empresários envolvidos em escândalos.

Com as últimas revelações, confirma­se que o Lula mítico é muito diferente do Lula real. Faz inflamados discursos sobre a perversidade da elite e sua inveja diante de seu sucesso político, mas, ato contínuo, aceita, sem maiores problemas de consciência, os favores que lhe são prestados por essa mesma elite, por essa mesma gente que minutos atrás ele vergastava implacavelmente.

A evidência da disparidade entre a figura pública e o homem privado vem fazendo despencar sua popularidade. É isso o que vem minando dia a dia seu capital político, esse capital que por um bom tempo Lula julgou ser inesgotável, podendo ser esbanjado como bem lhe apetecesse. Lula finalmente começa a se dar conta de que não é uma lenda. É um homem de carne e osso que carrega as suas servidões e deve responder pelos seus atos.

10 Comentários

  1. O “chefe” DA QUADRILHA DOS corruPTos, NÃO PASSA DE UM VERME APROVEITADOR DAS PESSOAS QUE O TEM COMO “ídolo”.

  2. Sergio Silvestre Responder

    Engraçado que só falam do Lula né,o FHC exilou a amante com um belo salario e quem pagava eram tambem empresas amigas.
    E dai???????????

  3. Sobre a história, digo que você pode mentir, mas não pode mudar. Hoje, mais que em qualquer tempo, a verdadeira história aparece e muito mais cedo do que se possa imaginar.

  4. Nao me dou o direito de morrer sem ver esse traste apodrecer na cadeia, ele, a esposa, os filhos e noras e que os netos vao para um abrico publico, familia de trastes dos invernos.

  5. Moisés Fróes Responder

    Não existe o verdadeiro Lula, e sim, o único e sempre o ladrão, bandido, pilantra e tudo de ruim que existe em um ser humano.

  6. Essa figuração entre o governante real e o virtual se desdobra pelos Estados e Municipalidades.
    A receita da enganação, do estelionato político, é similar, diferenciada no grau e algumas particularidades.
    A grande verdade é que a nossa República se transformou num assalto aos cargos e mandatos públicos pela politicagem.
    O butim a ser “gerido” é monstruoso, dá para “amansar a vida” de quase todos os governantes e nepotes mais chegados de geração em geração.
    É porisso que não querem mudar esse modelo, dizem que é preciso mudar, mas – como o príncipe de Salina do genial Lampedusa de O Gatopardo – só se for para ficar o mesmo, para que tudo fique como está.
    O povo precisa tomar conta de seu destino porque hoje está na mão deles, de seus nepotes, dos seus compadres em outros poderes, quando não de um primo distante …
    É vergonhoso o estado onde chegamos.

  7. Conversando com uma ex-petista que depois de Deus era o Lula que mais admirava, a mesma me disse estar inconformada com o quê o Lula fez com o seus eleitores e com o Brasil. Traição e mais traição, roubos bilionários, envio de dinheiro para outros países, e deixar a saúde em cacarecos e e outras coisas mais… Hoje o maior sonho dessa ex-petista professora universitária da área da saúde, É VER O LULA NA CADEIA e disse que este merece levar uma surra todo dia, para justificar o que ele fez com o povo,e a tremenda enganação e mentira que ludibriou o trabalhador brasileiro. Entendi perfeitamente a revolta dessa professora e ex-petista.

  8. Desde o momento que este desvairado insistia em público de
    que o Mensalão era uma invenção da “direita” estava comprovado
    o início da esquizofrenia de esquerda. Maluco, mentiroso e acima
    de tudo ladrão. Este é o retrato do Lula decadente que levou o
    PT para o buraco.

  9. Ai esta a MENTIRA REAL. Essa é verdadeira cara de LULA DA SILVA, um pilantra, mentiroso, ladrão, vigarista, bêbado vadio que quebrou o Brasil.

Comente