Uncategorized

Professor Dalton, o pai
do juiz Sérgio Moro

dalton moro

do Angelo Rigon

Entre as muitas mentiras espalhadas na internet a respeito do juiz federal Sergio Moro está a de que seu pai, o professor Dalton Áureo Moro (1943–2005) – autor de Maringá, espaço e tempo, um livro considerado essencial para entender a cidade – foi fundador do PSDB de Maringá.

Não é verdade.

Confirma o empresário Pedro Vier, que estava na fundação do partido e foi vice de Georges Khoury (falecido em 2007, aos 71 anos) e presidente do partido em 1992, que Dalton não tinha vínculos com partidos políticos.

Acrescenta que Dalton não foi um dos fundadores, mas quando o professor Basílio Bacarin, 80, saiu candidato a deputado estadual pelo PSDB, na eleição de 1990, ele se engajou na campanha, pois eram muito amigos. A participação do pai de Sergio Moro na política ficou restrita ao apoio a um colega professor, que em 1996 elegeu-se vereador pelo PSDB.

Bacarin fazia parte de um grupo de professores que, após o golpe de 64, dividiu-se entre Arena e MDB. Com o pluripartidarismo, convidado por José Richa e Euclides Scalco, filiou-se ao PSDB.

24 Comentários

  1. é pra ver que o Juiz Sérgio Moro já vem de um berço dotado de pessoas de bem e de caráter. Diferente do PIXULECO preguiçoso que nunca trabalhou e sempre viveu as custas do Sindicato, malandragens e roubalheiras, pro quinto dos infernos PIXULECO LADRÃO.

  2. Doutor Prolegômeno Responder

    Os lulopetistas são capazes de urdir as mais escabrosas mentiras para vilipendiar o caráter de quem julgam seus inimigos. Faz parte deste jogo de miseráveis intelectuais. Barba deve ter aprendido tudo com a turma do DOPS e do SNI.

  3. Dia desses li uma “investigação” levado a efeito por um “jornalista” petista dono de blog, onde não se encontrou um episódio sequer contra Moro e sua família!! A “acusação” mais violenta era a de que Moro, enquanto estudante, não era dado a festinhas, nem namorada tinha e era um aluno considerado “CDF”!!! Para o PT, um jovem estudioso é um perigo à sociedade!!!

  4. Mesmo que tivesse participado da fundação do PSDB, não seria demérito algum. As pessoas de bem deveriam participar mais da política e não deixar na mão dos malandros que aí estão hoje, tratando apenas dos seus interesses, inclusive com foro privilegiado para não ser julgado por seus crimes. Os fundadores dos principais partidos eram homens de bem. Mas os de agora, benza deus.

  5. Sergio Silvestre Responder

    Tem uma ficha do TRE com a filiação do Juiz Moro no PSDB datada de 1999.Parece autentica,aos curiosos é só entrar no TRE,e conferir,eu não entrei ,mas a que eu vi parece autentica.

  6. antonio Álvaro Rosar Responder

    Estas alegações do PT tá parecendo birra de criança quando uma diz uma coisa a outra (pt) vai em busca de distorções para burlar a verdade para tirar o seu da reta e culpar alguém em seu lugar.

  7. Dalton Áureo Moro provem de uma das famílias italianas mais antigas de Ponta Grossa. O tronco ancestral dos Moro ganhava a vida extraindo e vendendo pedras para construção nos confins do bairro hoje denominado Vila Estrela. Trata-se de família respeitada que, até hoje, nunca se meteu em política. Da mesma forma, os Starke, do lado da mãe: alemães-russos que aportaram na Princesa dos Campos no século 19 e que, com seu trabalho simples e honesto, ajudaram a construir a capital dos Campos Gerais. O resto é balela daqueles que, afeitos à fabricação de falsos dossiês, nada descobriram de escandaloso ou errado no Juiz Moro e em seus ancestrais.

  8. Argueiro zego icic Responder

    Assim como não costumo falar da mãe dos outros, do pai então é que não falo, nem vivo e muito menos morto.

    Agora, que a petistaiada tá super-frustrada porque não tem ninguém em suas fileiras de inscritos igual ao Doutor moro, ah, isto é verdade! Eles ficam a ponto de morderem os próprios cotovelos, tamanha a ‘réiva’.

    O mais honesto que há(via) entre eles era, diziam eles, o Chefe nonidáctilo, o Brahma, o 51, o assessor de secretário de auxiliar de substituto no tempo da gestão PF do Tuma no tempo da ditadura, que dormia no sofá do delegado porque vivia ‘entregando’ os próprios companheiros das fábricas de carros que com ele marcavam as greves no ABC, mas na hora agá o Sapo Barbudo sumia feito o ‘princípe’ da historinha.

    Ô turminha de cachorros loucos, sô!

    Bebê eu bebo sim, mai num zô zego nem asno e de memória muito boa. ic ic ic

  9. SS Calça Frouxa, lógico que você viu a ficha mas não era do Dr. Moro, mas sim sua de filiação ao PT (melhor dizendo PCC) tirada do cesto de papel usado na latrina.. Teu retrato era meio amarronzado e borrado. Lembra disso?

  10. Não sei quem é e nem quero conhecer, Mas esse tal de SS merece que tenhamos pena dele.

  11. Fala sério pô Responder

    Ué… mas não temos um ministro do STF que foi do PT?
    Um tal Dias Tófoli, que inclusive defendia os mensaleiros e desafiava o Ministro Joaquim Barbosa.

  12. Não ha mal algum de participar da politica. Mas neste caso, mais uma vez os comunistas optaram pela mentira……fora Lula e leva todos seus vagabundos junto !

    E por favor, lembrem-se quem foi PT, pois agora esta corja vai tentar salvar a propria pele em algum outro partido. Não vote em quem ja foi PT, PCdoB…..

  13. Interessante, porque não se fala dos irmãos do Lula, que são pessoas simples e não foram apoiadas financeiramente pelo irmão rico, que só beneficiou a si e aos aliados do PT.

  14. Parreiras Rodrigues Responder

    Nada a ver, mas não gosto dessa babação de ovos em Moro. Existem outras formas para homenageá-lo sem que para isso sejam necessárias essas frescuras de título disso, título daquilo. Cá, com os meus zíperes, penso que a melhor homenagem é deixá-lo trabalhar. Além disso, muito oportunismo. Gente querendo aparecer às custas dle. Uma safadagem sem tamanho. E esse negócio de pesquisa indicando-o candidato a presidente é um desserviço à democracia, já tão arranhada e vilipendiada.

  15. marcio jose nantes Responder

    VAGABUNDO E LADRÃO QUER ARRUMAR DESCULPA PARA SUA ROUBALHEIRA

    QUER CULPAR O JUIZ PELO SAQUE DOS COFRES PUBLICOS.

    A FAMILIA DO JUIZ A MÃE DO JUIZ, COMO SE O MAGISTRADO

    ESTIVESSE JULGANDO INOCENTES E NÃO SAQUEADORES DO

    TESOURO.

  16. Nossa quanta ladainha,… “Olha ele não era fundados, mas era filiado”, conversa para boi dormir,… PSDB partido mais inútil, sangue suga e hipócrita que já existiu!!

  17. Sergio Silvestre, eu procurei e não achei essa ficha de inscrição. você poderia nos mostrar essa tal ficha?

  18. Até agora ele só tem condenado petistas envolvidos em corrupção e tem que fazer mesmo, mas onde estão os de outros partidos, por que o eduardo cunha ainda não foi parar na mão dele ?

Comente