Uncategorized

‘Vivemos hoje um período tão transformador quanto 1808 ou 1822’, diz Laurentino Gomes

laurentinogomes

“Acho que, daqui a 200 anos, quando um jornalista e historiador quiser escrever um livro sobre 2016, provavelmente vai chegar à conclusão de que a gente vive hoje um período tão transformador quanto foi a vinda da corte portuguesa em 1808 ou a Independência do Brasil, em 1822. Porque o país está passando por uma experiência inédita na sua história, que é o exercício continuado da democracia durante mais de três décadas. Se você olhar o Brasil pela perspectiva do noticiário do dia a dia, dá a impressão de que o país acabou. Mas, se olhar de uma forma mais distanciada, vai ver que a gente está vivendo uma experiência maravilhosa. É a primeira vez que todos os brasileiros são chamados a participar da construção do futuro. E democracia é difícil”.

do jornalista e historiador Laurentino Gomes — autor da série de livros 1808, 1822 e 1889 – em entrevista ao Extra (confira aqui na íntegra).

2 Comentários

  1. Shayva Jasjeet Responder

    Uma visão histórica lúcida e crível deste grande paranaense, se esta crise política e econômica não nos afetar seriamente ao ponto da ruptura da paciência cívica; ela com toda certeza irá nos fortalecer como nação. Crediário farto e abundante para qualquer um, concomitante com roubalheira endêmica dos recursos públicos, nunca mais !

  2. Pode-se até compara o momento histórico de hoje com a vinda da corte portuguesa em 1808..na roubalheira é lógico…uma corte que veio fugindo de seu pais deixando os portugueses a ver navios..estabeleceu um reinado na colônia, o que fomentou o ódio dos portugueses..de lá para cá o que deu já se sabe bem…1822 uma independência fajuta declarada por um imperador que não era rei..sem correr uma gota de sangue dentro de mais um dos conchavos da época…estamos ai…não muda nem o CEP.

Comente