Uncategorized

Gilmar Mendes ironiza “impeachment de vice”

Gilmar Mendes foto Gervasio Baptista STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes reagiu com acidez à decisão do colega na Corte ministro Marco Aurélio, que determinou nesta terça-feira, 5, a abertura de processo de impedimento do vice-presidente, Michel Temer. Mendes afirmou que nunca ouviu falar da possibilidade de impeachment de um vice-presidente da República.

“Eu também não conhecia impeachment de vice-presidente. É tudo novo para mim. Mas o ministro Marco Aurélio está sempre nos ensinando”, ironizou.

Marco Aurélio aceitou liminar, em mandado de segurança, impetrado pelo advogado Mariel Marley Marra, de Minas Gerais, que entrou com o mesmo pedido na Câmara dos Deputados, mas foi rejeitado pelo presidente, Eduardo Cunha.

O ministro Gilmar Mendes disse também que a Câmara dos Deputados poderá recorrer ao STF para questionar a decisão de Marco Aurélio.

Em manifestação enviada ontem, 4, ao Supremo, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados diz que não aceita intervenção do Judiciário nas atividades da Casa. A Mesa justificou a decisão de Cunha, que negou seguimento ao pedido de abertura de processo de impeachment contra Temer. Para a Câmara, além de tratar-se de um pedido genérico, o vice-presidente não pode responder por crime de responsabilidade, porque assume eventualmente a Presidência da República.

Assim como a presidenta Dilma Rousseff, Temer é acusado de assinar decretos sem previsão orçamentária. Ambos afirmam que não houve irregularidade nos decretos.

10 Comentários

  1. “Uma das vozes mais lúcidas e equilibradas. Sempre com tiradas geniais e bem colocadas. Parabéns Ministro Gilmar Mendes pela postura. É preciso colocar um limite para decisões monocráticas adotadas de alguns membros do colegiado que mais parecem advogados de defesa dos interesses do governo do que Ministros da Corte Suprema do País. Parafraseando o jornalista Boris Casoy; Isso é uma vergonha!…” – Profº Celso Bonfim

  2. Quem nomeou a filha do ministro Desembargadora? ministro ótimo pagador de favores, e vai acontecer mais absurdos.

    Esperem

  3. Sergio Silvestre Responder

    Esse professor Bonfim deve ter QI de abobrinha em dizer que o Bandido Gilmar Mendes é o mais Lucido.Não seria o mais malandro??????????

  4. Malandragem é conseguir que a Dilma nomeie a filhinha para o cargo de desembargadora atropelando advogados mais capacitados e depois pagar as prestações em decisões no supremo que favorecem Dilma e seus mais de 40 corruPTos.

  5. – Sergio Silvestre…

    “Incautos, obtusos, apedeutas, prolixos, idiossincráticos, verborrágicos, chicaneiros, beligerantes, dicotômicos, plutocráticos, etc… Com esse tipo de cidadão o CALAR É OURO. Mas… Até eles merecem respeito. Afinal vivemos sob a égide de um Estado Democrático de Direito onde até uma ‘mente brilhante’ como a vossa merece ser ouvida. Já concordar… Bem… Já concordar… Melhor nem continuar a dissertação sobre o que penso a seu respeito. Guardo para minhas considerações e conjecturas pessoais, as quais me reservo o direito de permanecer calado. Não falo nem para a autoridade policial. E em juízo só me manifestaria se julgasse conveniente. Caso contrário invocaria meu direito constitucional de permanecer calado e não produzir provas contra mim mesmo!…” – Profº Celso Bonfim

  6. – Sergio Silvestre…

    “Vossa Senhoria está mais para leitor do blog do Esmael que é mais alinhado a imprensa chapa branca jabazeira. E ao seu posicionamento politico. O blog do Campana não é muito a tua praia. Mas… Fique a vontade para continuar comentando meus ‘Posts’ é sinal que você está aprendendo alguma coisa. Talvez a continuar na obscuridade intelectual que é própria daqueles que querem ser o que não são. Demonstrar uma pseudo-intelectualidade que ao primeiro embate livre e democrático já demonstram a sua verdadeira face. Partindo para palavras de baixo calão não muito apropriadas a discussões de elevado nível. Difícil exigir isso de Vossa Senhoria. Mas não desanime não. Volte a estudar, aos bancos escolares e aprenda a respeitar quem pensa diferente de você e sempre te ignorou e continuará a ignorar. Tenha uma ótima tarde e um dia produtivo. Acaso você é petista? Se for não tem nenhum problema. Meu cunhado também é. E diga-se de passagem uma excelente pessoa, com quem vale a pena discordar…” – Profº Celso Bonfim

  7. “Qual parte do meu comentário Vossa Senhoria não conseguiu alcançar o entendimento? Você leu que comecei com ‘Uma das vozes mais lúcidas e equilibradas’. NÃO DISSE A MAIS LÚCIDA E EQUILIBRADA. Aprenda a fazer corretamente a interpretação de um texto. E seja um pouco mais educado. Lembre-se que tudo que escrevemos na internet, redes sociais, blogs, etc, fica gravado e respondemos por isso…” – Profº Celso Bonfim

  8. Prof.º Celso Bonfim,
    Concordo com o professor. Talvez o senhor Sergio Silvestre, deveria estudar um pouco mais da História do Brasil e conhecer na época a fundação do partido dos trabalhadores, inclusive um dos seus aportes mais a brilhantes que foi o Dr. Hélio Bicudo que manifestou-se a pouco tempo, no Largo de São Francisco em São Paulo e refletir muito ao propagar com ufanismo a história da Venezuela, Bolívia, Argentina repassados por `”outros” países pseudo de esquerda.
    O seu texto professor é perfeito, parabéns.
    ” Povo sem Memória e sem História se torna de refém”. Não queremos mais este Brasil, para os nossos netos!. Prof.ª Marisa.

  9. “Cara Professora Marisa, um País só começa a mudar quando os cidadãos fiscalizam os atos dos governos. Num País republicano onde vige um Estado Democrático de Direito a lei deve e tem que ser o norte, a direção de navegação de qualquer governo…” – Profº Celso Bonfim

Comente