Uncategorized

Êxodo de brasileiros cresce 40% em
apenas um ano

tabela_saida_brasileiros

Marcelo Loureiro, O Globo

Para cada vez mais brasileiros a saída da crise pareceu ser aeroporto durante o difícil ano de 2015. A quantidade de brasileiros que tomou este caminhou cresceu 40%. A Receita Federal recebeu 18.663 Declarações de Saída Definitiva de contribuintes que deixaram o Brasil em 2015, alta de 40% em um ano. No período anterior, 13.288 cidadãos entregaram o documento. Na comparação com o começo da década, o movimento mais que dobrou.

Esse registro oficial é obrigatório para os contribuintes que estão deixando o país, mas não é feito por todos. O documento, que deve ser entregue entre março e abril do ano seguinte à saída, normalmente é preenchido por quem tem patrimônio e maior poder aquisitivo. O dado indica a movimentação de um grupo interessado em se manter em acordo com a norma. O número não leva em conta, portanto, os emigrantes ilegais. Mas, com a crise, a dinâmica deve ser parecida.

1 Comentário

  1. Dionleno Silva Responder

    Destes quantos foram para Cuba, Bolívia, Venezuela, Equador e Coréia do Norte? Com a palavra os defensores da ideologia vermelha bolivariana.

Comente