Uncategorized

‘Paraná pela Vida’ vai motivar a doação de órgãos no Estado, diz
Ney Leprevost

índice

A aprovação do projeto de lei nesta quarta-feira, 25, que institui o selo “Paraná pela Vida” vai motivar a doação de órgãos e tecido no Estado, adianta o deputado Ney Leprevost (PSD), autor da proposta. “A doação de órgãos é um ato de respeito e amor ao próximo. A conscientização da população sobre a importância da doação é vital para melhorar a realidade dos transplantes no Paraná”, aponta Leprevost.

A intenção, segundo Ney Leprevost, é reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas, profissionais ou instituições que contribuem efetivamente para o aumento do número de doadores de órgãos e tecidos. Na elaboração do projeto, o deputado se baseou em uma resolução do ano de 2014, da Secretaria Estadual de Saúde que instituiu o selo administrativamente.

O objetivo agora é instituir o selo na forma de lei, para garantir que o reconhecimento seja permanente, para a promoção constante de campanhas para alertar a população sobre a importância da doação de órgãos.

Caberá à Central Estadual de Transplantes a definição de requisitos e critérios para a concessão do selo, também aos profissionais que desenvolvem estudos para novas técnicas para realizar os transplantes. O projeto retorna para a segunda votação na segunda-feira (30).

1 Comentário

  1. QUESTIONADOR Reply

    -Daqui a pouco irão propor um lei que obrigue todo cidadão a ser doador de ógãos!!! O primeiro passo já foi dado: criaram uma lei facilitando a doação de órgãos!!!
    -O que ninguém pergunta: Se o Estado tem capacidade técnica e operacional para receber e implantar os ógãos doados às pessoas necessitadas??? Se a fila de transplantes é realmente respeitada??? Se existe mercado negro????
    -Já está na hora de uma investigação completa sobre este tema pelo Ministério Público. Enquanto não houver transparência, não se pode influenciar ninguém a doar nada!!!

Comente