Uncategorized

Novo sistema trará economia e transparência para a Assembleia

Ademar Traiano coletiva novo painel

A Assembleia Legislativa do Paraná promove na próxima sexta-feira (15) um processo licitatório para a aquisição de um painel eletrônico multimídia. Além de terminais de votação com leitor biométrico para registro de presença dos parlamentares em Plenário e monitores para acompanhamento dos projetos e requerimentos da pauta de votações.
A mudança dos equipamentos vai permitir a publicação instantânea dos dados repassados ao Portal da Transparência, como explica o presidente da Casa, Ademar Traiano. “Teremos o ponto biométrico e a possibilidade do parlamentar, do local onde senta, acessar tudo o que ocorre na Assembleia – projetos de lei, requerimentos, regimento interno, Constituições Estadual e Federal”, exemplificou.

Traiano destacou ainda que a medida vai permitir uma grande economia no uso de papel, já que todos os projetos de lei e requerimentos a serem votados nas sessões plenárias estarão disponíveis digitalmente nos terminais que serão instalados nas bancadas dos parlamentares. “Gastamos hoje em torno de 35 mil folhas de papel, por mês, só para a pauta impressa”.

De acordo com Traiano, a troca dos equipamentos também se justifica porque o equipamento atual, instalado na década passada, está obsoleto e com falhas constantes em sua operação, sendo alvo de reclamações dos parlamentares. O sistema em uso na Assembleia já era antiquado na época em que foi implantado. Hoje, existem grandes dificuldades até para se conseguir assistência técnica.

Traiano lembra que a Comissão Executiva busca a transparência e aproximação com a sociedade, através de ações como os cursos da Escola do Legislativo, as visitas guiadas dos estudantes e inclusive aulões para o Enem, que tem trazido a população, principalmente os jovens, para dentro da Alep.

Com esses novos equipamentos a Alep vai permitir que o cidadão, que não pode estar presente nas sessões, acompanhe com mais clareza e agilidade os trabalhos dos parlamentares. “É um momento em que a Assembleia vai viver, com certeza, um processo de modernização. Não apenas para esse momento, mas para o resto de suas atividades”.

O pregão presencial acontece na próxima sexta-feira (15), às 10 horas, na Diretoria de Apoio Técnico. O edital está disponível no Portal da Transparência da Alep.

(foto: Nani Gois/Alep)

1 Comentário

  1. Precisamos principalmente acabar com os votos secretos. O Eleitor que votou em tal Deputado, e ajudou a lhe conferir o mandato, tem o direito de saber como seu candidato votou e se comportou diante das questões propostas. Isto vale tanto, na Câmara Municipal, quanto das Assembleias Legislativas, Câmaras Federais e Senado. Precisamos acabar com esta pouca vergonha, pois detrás do voto secreto, sempre tem os acordões.

Comente