Uncategorized

Corregedoria determina o cumprimento rigoroso da Ficha Limpa no Paraná

O Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, expediu ofício circular a todos os chefes de cartório. Nele, o desembargador determina que, antes de concluir o registro do candidato, sejam consultados e certificadas as informações do INFODIP (Sistema de Informações de Direitos Políticos), o cadastro eleitoral, bem como do Conselho Nacional de Justiça, dos Tribunais de Contas da União e do Estado, para que seja dado integral cumprimento a Lei da Ficha Limpa. As informações são do Bem Paraná.

Com esses procedimento, será possível verificar se há alguma condenação criminal ou por improbidade administrativa ou a rejeição de contas. Segundo o desembargador Xisto Pereira, “aqui no Paraná a Lei da Ficha Limpa será rigorosamente cumprida”.

A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) liberou ao Ministério Público Eleitoral o acesso ao INFODIP. O INFODIP é um sistema criado pela CRE-PR, em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), do TRE-PR, para tratar inicialmente toda a tramitação das comunicações de órgãos externos à Justiça Eleitoral que acarretem suspensão de direitos políticos e destinadas ao registro no cadastro eleitoral e na Base de Perdas e Suspensão de Direitos Políticos. O Sistema foi adotado por 14 tribunais regionais e vem se mostrando útil porque permite o acesso eletrônico a essas informações.

1 Comentário

  1. Quero, como eleitor e pré-candidato a vereador por Maringa, parabenizar este Desembargador corajoso e honrado, que vai colocar um freio nestes malandros da politica Paranaense. Vai em frente Desembargador, os eleitores do Parana, agradecem muito.

Comente