Uncategorized

Com Ban Ki-moon, Richa enaltece esforços pela erradicação da pobreza

serra-book-mon-richa-fernanda

O governador Beto Richa reuniu-se neste sábado (6) em Foz do Iguaçu, com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que está no Brasil para acompanhar as Olimpíadas 2016 e foi conhecer as Cataratas do Iguaçu. Acompanhado do ministro das Relações Exteriores, José Serra, e da secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o governador participou do jantar oferecido pelo diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, e enalteceu os esforços da ONU pela erradicação da pobreza e pela paz no mundo.

Richa ressaltou que o Paraná tornou-se o primeiro estado brasileiro a adotar as metas globais definidas pelas Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. Uma delas é a erradicação da pobreza. No dia 27 de julho, o governador assinou decreto incluindo os 17 objetivos previstos na Agenda 2030, como meta do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná.

“O Paraná é o primeiro estado do Brasil a assinar esse decreto instituindo esse conselho, que vai cuidar da realização dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, voltados ao combate à pobreza, desigualdades sociais, questões ambientais, enfim, que garantam qualidade de vida à população”, afirmou o governador.

Com o decreto, o Paraná se compromete a investir em ações nos cinco eixos do desenvolvimento sustentável, que são pessoas, planeta, parcerias, prosperidade e paz.

O Estado já tem várias iniciativas para erradicação da miséria e para o desenvolvimento sustentável, com políticas públicas que podem ser compartilhadas no Brasil e na América Latina. Um exemplo é o Família Paranaense, que é o principal programa do Governo do Paraná para a superação da pobreza e emancipação das famílias. O programa alia erradicação da miséria e inserção no mercado de trabalho, e é considerado modelo pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

(foto: Pedro Ribas/ANPr)

1 Comentário

Comente