Uncategorized

Fora das ruas, campanha toma corpo na internet

greca

Os primeiros três dias da campanha eleitoral foram de ruas limpas em Curitiba e aquecimento nas redes sociais. Com menos recursos neste ano, os comitês adiaram o lançamento dos meios tradicionais de divulgação, como santinhos, caminhadas e carros de som, e vêm fazendo um “horário eleitoral gratuito” próprio na internet. Em vídeos e postagens, os candidatos começam a dar o tom de como será a campanha nos próximos 40 dias. As informações são do Bem Paraná.

A internet vem sendo a principal ferramenta utilizada por Gustavo Fruet (PDT), que tenta a reeleição, e Rafael Greca (PMN). Fruet tem defendido sua gestão e acusado o que considera ser “demagogia” de seus adversários. Lançado na terça-feira, primeiro dia oficial da campanha, o site do pedetista inaugurou uma seção chamada “Pingos nos i’s”, para, segundo ele, não deixar o eleitor “se levar por comentários mal informados”.

Desde terça-feira, a campanha de Rafael Greca vem publicando vídeos com a identidade visual da campanha – a mesma que deverá ser levada ao ar a partir do dia 26, quando começa o horário eleitoral na TV. O ex-prefeito tem criticado a atual gestão e tentado vincular a imagem de Fruet ao PT – o atual prefeito teve o apoio do partido na eleição de 2012. Em entrevistas, Greca disse que vai afastar o “comissariado do PT” da prefeitura. “Xô PT, xô Fruet, xô descaso”, disse em um vídeo postado no Facebook.

A estratégia das reuniões é a principal aposta do candidato do PSD, Ney Leprevost, que deve intensificar os encontros a partir da próxima semana. “A partir da semana que vem este time vai estar em todos os bairros de Curitiba”, publicou em seu perfil no Facebook. A campanha será lançada oficialmente amanhã.

Na campanha de Requião Filho (PMDB), a novidade foi o lançamento de uma websérie chamada “A vida como ela é”, no Facebook e no Youtube. A ideia é mostrar o dia a dia do candidato em oito episódios. A campanha de Maria Victória (PP) começou na terça, com a distribuição de adesivos. Nesta semana ela visitou uma academia de Curitiba.

Tadeu Veneri, do PT, lançou materiais de campanha no Facebook e marcou uma mobilização para amanhã, a partir das 10 horas, na Boca Maldita. Xênia Mello, do PSOL, convocou uma concentração para hoje, a partir das 12 horas, na Praça Santos Andrade. A campanha tem publicado vídeos com falas da candidata. Ademar Pereira, do PROS, deu entrevistas a emissoras de rádio nesta semana. Afonso Rangel (PRP), publicou um vídeo de apresentação no Facebook.

Corpo a corpo – O cientista político e professor da Uninter, Luiz Domingos Costa avalia que a campanha ganhará as ruas a partir da próxima semana. Segundo ele, uma pesquisa da universidade mostra que cerca de 60% dos candidatos a vereador apostam no corpo a corpo. “A campanha começou na internet porque isso não pode faltar nesses dias, mas a partir das próximas semanas os candidatos vão para a rua”, comentou.

1 Comentário

Comente