Uncategorized

Dias em vantagem na disputa pelo governo

osmar_dias-300x300

da Gazeta do Povo

A dois anos da disputa pelo governo do estado e com as forças políticas já se movimentando, a preferência do eleitorado é por Osmar Dias.

Se as eleições para governador fossem hoje e estes os candidatos, em quem você votaria?

pesquisa-governador_02

Metodologia: Foram ouvidos 1.418 eleitores entre os dias 1 e 3 novembro, em 68 cidades do Paraná. Grau de confiança: 95,5%. Margem de erro: 2,5%.

Fonte: Paraná Pesquisas. Infografia: Gazeta do Povo.

Terminadas as eleições municipais, os atores políticos do Paraná já começaram a pensar mais à frente – no pleito de 2018, que definirá o novo governador do estado. E, ao menos por ora, os números apontam favoritismo para os irmãos Alvaro (PV) e Osmar Dias (PDT). Eles lideram os três cenários de um levantamento feito pelo Paraná Pesquisas a pedido da Gazeta do Povo.

Apesar de faltarem quase dois anos para a disputa pelo Palácio Iguaçu, já há pelo menos três pré-candidatos colocados: Osmar Dias, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Jr. (PSD), e a vice-governadora Cida Borghetti (PP). Roberto Requião (PMDB), que terá o mandato no Senado concluído em 2018, é outro possível nome na disputa. Cotado para o pleito, Alvaro Dias, no momento, tem o desejo de se candidatar à Presidência da República. Já o PT, na estratégia de recuperar o espaço perdido com a Operação Lava Jato, certamente terá postulante ao Executivo estadual.

Nesse emaranhado de nomes, os tradicionais irmãos Dias saem na frente dos demais. No embate direto contra Requião, Alvaro lidera com 36% contra 26,4%, enquanto Osmar tem 28,3% ante 27% do peemedebista. Nesses cenários, Ratinho Jr. aparece em terceiro, na casa dos 20 pontos, enquanto Cida Borghetti fica em quarto lugar, pontuando com apenas um dígito. Sem Requião e com um petista na disputa (Enio Verri), Osmar e Ratinho disputariam a liderança – 37,7% versus 29,7% (veja infográfico).

Análise

Diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo diz ser inegável a força dos irmãos Dias no cenário político local. Segundo ele, essa polarização em torno do nome dos dois – Alvaro para presidente e Osmar para o governo – lhes dá vantagem na briga com os concorrentes. “Ainda que o Alvaro não se viabilize para a Presidência, essa bola dividida é boa para os dois. Eles só têm a ganhar com isso”, afirma. Oficialmente, ambos garantem há bastante tempo que jamais concorrerão um contra o outro.

Sobre Requião, Hidalgo avalia que ele já sai com um bom porcentual de arranque, muito próximo dos 27,56% que fez na eleição de 2014, quando ficou em segundo lugar na disputa contra Beto Richa (PSDB). “Ainda é cedo para saber se ele concorrerá ao governo ou ao Senado, mas o nome e o peso dele são muito fortes.”

Já Ratinho está na posição política mais difícil na briga pelo Palácio Iguaçu, analisa o diretor do Paraná Pesquisas. Vendo Osmar e Cida mais à frente na corrida para se lançarem como candidatos do governo em 2018, ele seria um “belo candidato ao Senado” na visão de Hidalgo, diante do porcentual expressivo de intenção de votos na disputa majoritária.

15 Comentários

  1. sem duvida nenhuma , OSMAR DIAS SE OS PARANAENSE NÃO FOREM PARA LADO REQUIÃO OU BETO, OU MELHOR QUEM BETO FALAR VOTE NO……, SE NEY IA BAIXA AS PASSAGENS O POVO NÃO QUIS, IA ELIMINAR AS MULTAS, POVO NÃO QUIS, ENFIM IA FAZER MUITAS COISAS O POVO NÃO QUIS, ENTÃO VAMOS AGORA POVO SE É O QUE VOCES QUERIAM.

  2. Renato Britto Barros Responder

    Li e ouvi há muitos anos atrás que os irmãos Dias não poderiam brigar ou romper os laços familiares por causa da política.
    Acredito de que o irmão mais famoso será o candidato a governador, sobrando para o menos famoso a opção de voltar ao senado .
    Só nos resta esperar.

  3. eleitor de boa memoria Responder

    não consigo entender? Osmar Dias , que ficou escondido no Banco do Brasil apandrinhao pelo Lula e Dilma , agora ser cotado para governador do Parana , tem alguma coisa errada no reino da dinamarca

  4. Ou seja, estamos entre un PEQUEÑO RATÓN e un AMIGO DE LOS LADRONES DEL PT!!! Estamos bien!!! Só que NO!!!

  5. KKKKKKKK.

    Na sucessão do Jaime, em 2002, o Alvaro estava com 73% e perdeu por boa margem para o Rei Quião, Mamona I… que, aliás, passou a campanha toda pedindo apenas para ir ao segundo turno…

    Já o Ortigão, que nunca se decide a nada, que apóia Lula e Dilma, perdeu para o Rei Quião em uma campanha que todos o apoiavam…

    Dias & Dias é uma empresa que já deu o que tinha que dar… E Não esqueçam que o AD traiu os eleitores dele ao Senado: ao invés de descer a borduna no PT, foi para o puxadinho, vulgo PV…

  6. Porém, nunca esqueçam que OSMAR DIAS defendeu ferrenhamente o desgoverno da facção criminosa Lulopetista. Quem defende bandido, não deve ter nosso respeito e confiança.

  7. Sempre o mesmo FEUDO POLÍTICO, irmandade, aristocracia, OS MESMOS DE SEMPRE.

    OS DONOS DO PODER, DEPOIS, SE ALIAM FAZ TRES CANTO NA CABEÇA DO POVÃO…. ETERNO POVÃO IGNORANTES.

  8. Essa piada de colocar o Requião com 26 % numa e 27% na outra hipótese, é muito boa ! Serve para o eleitor refletir sobre o caso, que acredito não ser verdade. O Requião durante seus mandatos como Governador não fez nada pelo Paraná, como Senador, menos ainda, como Político, está acabado. Só participa de falcatruas. Vejam o seu filho na eleição para Prefeito em Curitiba. Não pegou nem resfriado. O próprio PMDB nacional, não o apóia mais. Este Instituto Paraná Pesquisas por que o povo tem uma rejeição muito grande dele. Como piada, foi muito boa ! kkkkkkkkkk…..

  9. A CULPA E DO FHC Responder

    POIS, POIS!!

    É MUITO CEDO PARA QUALQUER PROGNÓSTICO.

    VÁRIOS ASPECTOS SÃO IMPORTANTES PARA CONTRABALANCEAR O LEVANTAMENTO FEITO, SENÃO VEJAMOS:

    A) O PREFERIDO ERA VICE-PRESIDENTE DO BANCO DO BRASIL NA GESTÃO DILMA.

    B) DURANTE SEU PERÍODO DE SENADOR APOIOU LULA.

    C) DURANTE O PROCESSO DE IMPEACHMENT ONDE ESTAVA O SR. OSMAR DIAS?

    D) APOIARÁ CIRO GOMES – POIS É DO MESMO PARTIDO PDT, OU MUDARÁ DE PARTIDO? QUAL? PSDB (DO ROSSONI E TRAIANO)?

    SÃO FATOS A SEREM OBSERVADOS DURANTE O PLEITO ELEITORAL, OS QUAIS PELA FALTA DE HABILIDADE DO INDICADO RESTARÃO SEM RESPOSTA.

    ALIÁS, ESPERA-SE PARA O PRÓXIMO PLEITO UM FENÔMENO PARECIDO COM O QUE OCORREU EM SÃO PAULO, ONDE UM CANDIDATO QUE NUNCA FOI POLÍTICO PODE SE CANDIDATAR E LEGAR O PÁREO.

    PORTANTO OS VELHOS “MEDALHÕES” DA POLÍTICA DO PARANÁ QUE SE PREPAREM O POVO ESTÁ CADA DIA MAIS ATENTO.

  10. ?????????, REQUIÃO COMO PREFEITO, GOVERNADOR E SENADOR, ME DIGAM O QUE ELE FEZ DE BOM PARA O POVO, DIGAM-ME APENAS UMA OBRA DELE. ??????????????????????????????,

  11. Requião construiu mais 20 hospitais,mais 100 reformas em hospitais,leite das crianças,tarifa social da copel e sanepar,mais 400 km de alfaltos recuperados no Paraná,

  12. Osmar Dia gastou 48 milhões na ultima campanha de 2010 e ainda não liquidou os débitos de campanha. Não sabe administra um campanha, e quer governar o estado?
    Osmar Dia é definitivamente um azarão, nunca ganhou nada, sempre viveu na sobra do irmão, e por ultimo estava escondido no Banco do Brasil por conta da Dilma Rouselff.

  13. eleitor desmemoriado. Responder

    Ká ká ká até o dia da eleição o Cinderelo estava eleito, até ontem à noite a Hilária Clinton escrevia o discurso da posse. Ate´2018 o urtigão vai ver esta vantagem “fantástica” que tem hoje virar fumaça. Ou todos os institutos de pesquisa de opinião não pesquisam nada mas sim “adivinhações”, ou os pesquisados são todos mentirosos e, dizem que votam em um mas votam em outro.

Comente