Uncategorized

Sergio Moro não
é réu na ONU

unnamed

Circula por redes sociais, grupos de WhatsApp e sites noticiosos de reputação duvidosa, como Folha.Digital e O Cafezinho, a informação de que o juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em Curitiba, teria se tornado réu na ONU em decorrência de uma reclamação feita pelo ex-presidente Lula. Bobagem da propaganda petista contra Moro. As informações são de João Pedroso de Campos na Veja.

“Os réus, agora em âmbito internacional, passaram a ser o juiz Sérgio Moro e o Judiciário brasileiro. O juiz, se condenado, ganha o status de criminoso internacional contra os direitos humanos”, “informa” o dublê de notícia, que conseguiu 153.000 curtidas na página do Cafezinho no Facebook.

O truque de ilusionismo dos autores e propagadores do texto parte de uma informação verdadeira: o ex-presidente protocolou uma petição na ONU contra Moro por supostas violações a seus direitos humanos na condução coercitiva de que o petista foi alvo, em março de 2016, e na divulgação do conteúdo dos grampos telefônicos que o flagraram em conversas com a ex-presidente Dilma Rousseff, entre outros peixes grandes da política nacional.

Para colocar Moro no banco dos réus, além disso, os responsáveis pela criação da mentira distorcem outra notícia verdadeira: a de que o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (Acnuh) formalizou, em outubro, o recebimento da petição de Lula e pediu ao governo brasileiro “informações ou observações relevantes à questão da admissibilidade da comunicação”.

A formalização do recebimento da reclamação do petista não significa, contudo, que o mérito da ação foi aceito. A bem da verdade, a porta-voz da ONU, Elizabeth Throssell, esclarece: “O processo de registro é essencialmente uma formalidade e não implica em nenhuma expressão ou decisão do Comitê sobre a admissibilidade ou os méritos da queixa”.

Não passa de lorota, portanto, a informação de que Sergio Moro é “réu” na ONU. Já a de que Lula é réu em cinco ações penais na Justiça Federal…

3 Comentários

  1. eleitor desmemoriado. Responder

    Ká ká ká duvido muito que um dia a ONU vá se importar com a tal denúncia do 51, o cara se acredita ainda o cara mas só ele é que acredita na própria mentira.

  2. Então Dr.Sérgio Moro, entre na Justiça por calunia e difamação contra os fanáticos e cachorros mandados do Lula, e ainda peça o triplo da indenização que pediram contra V. Excelência.
    E o restante deixa que àquele Deus, Juiz mor, que nós servimos, faça o que precisa ser feito para exterminar esse verme chamado Lula.

  3. Cadê minha postagens, só publica o que lhe convém…o cafezinho sim que é um blog sério.

Comente