Uncategorized

Trump assina decreto para tirar EUA do acordo Transpacífico

trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, retirou formalmente seu país da Parceria Transpacífico, um acordo comercial entre 12 nações negociado pelo presidente Barack Obama.

Em sua campanha eleitoral, o empresário republicano já havia feito críticas ao acordo e dito que pretendia abandoná-lo. As informações são da Exame.

O acordo, conhecido pela sigla TPP em inglês, é voltado a eliminar a maioria das tarifas e outras barreiras comerciais entre EUA, Japão, Canadá, México, Austrália, Vietnã, Malásia, Peru, Chile, Brunei, Cingapura e Nova Zelândia.

A China não faz parte da iniciativa.

O memorando que anunciou a decisão de Trump foi em grande medida simbólico, já que os líderes no Congresso e o governo Obama haviam sinalizado em novembro que não haveria votação em breve sobre o TPP.

Ainda assim, a decisão de Trump de enterrar o acordo de Obama em sua primeira semana mostra que está sério em relação a mudar a política comercial americana, após décadas em geral de liberalização, privilegiando um estilo de mais confrontação com a China e outros parceiros comerciais, com potenciais grandes tarifas para países que não se mostrarem dispostos a fazer concessões.

“Nós temos falado sobre isso há um longo tempo”, afirmou Trump ao firmar o memorando.

Obama havia esperado que o TPP e suas regras comerciais pressionassem Pequim a reduzir vantagens dadas a suas empresas estatais, respeitar mais a propriedade intelectual e mesmo reduzir tarifas para além dos níveis exigidos quando o país entrou na Organização Mundial de Comércio, há 15 anos.

Já Trump e seus assessores veem com ressalvas os blocos comerciais multilaterais e preferem outros métodos, como a ameaça de tarifas e a busca por acordos bilaterais.

3 Comentários

  1. Doutor Prolegômeno Reply

    Ele é o cara. Vai cortar a grana de ONGs e outras entidades parasitas e espiroquetas que se locupletam à custa de temas politicamente corretos e outras correntes da moda na mídia e na internet. A turma da coceba que vive às custas do erário dos EUA vai ter que voltar a trabalhar duro para arranjar financiadores para projetos mirabolantes. Vão voltar para as esquinas e pedir moedinhas aos passantes para ajudar os gluteóvoros rubrocéfalos das montanhas rochosas. A turma vai ficar de cara. Está ótimo esse começo.

  2. O Trump está sendo considerado louco, porem tem cacife para
    bater de frente com todo mundo. Só no quesito de combate ao ter-
    rorismo gostaria de ver acabando com esta loucura que tomou con-
    ta do planeta.

  3. Caro FÁBIO, essas medidas adotadas agora, pelo presidente TRUMP será ótima para o Brasil, com olhar para os próximos anos, visto que nesse momento, o governo atual é desenvolvimentista, preocupado com o desemprego gerado no governo anterior, aparente não perdulário, e com isso poderá ser agressivo em adotar medidas para o crescimento acelerado das exportações brasileiras, para ocupar o espaço americano que será criado. Com medidas desse porte, a recuperação brasileira será imediata, e superará com galhardia os estragos promovidos nos últimos 14 anos, e enterrará para sempre essas linhas conservadoras, nacionalistas, corruptas e corporativas. Atenciosamente.

Comente