Uncategorized

Eduardo Pimentel assume presidência
do Fundo Municipal
de Habitação

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, tomou posse nesta quarta-feira (15) como novo presidente do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), principal fundo municipal destinado a investimentos em moradias. O orçamento do FMHIS para este ano é de R$ 2 milhões.

“É muito importante para o município a atuação do Fundo de Habitação. Os recursos complementam projetos habitacionais para a população que mais precisa, portanto precisamos analisar com cuidado onde será aplicado este orçamento”, disse Pimentel.

A principal receita do fundo vem da arrecadação do mecanismo do solo criado, que são pagamentos feitos pelas empresas de construção civil que, com autorização da Secretaria Municipal do Urbanismo, utilizam acréscimo de potencial construtivo nos projetos. Os conselheiros têm mandato de dois anos e entre suas atribuições está a definição sobre a destinação de recursos e o acompanhamento de obras financiadas com recursos do fundo.

A cerimônia de posse foi no auditório da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), que é o agente operador do fundo. Participaram o presidente da Cohab, José Lupion Neto. A atual composição do conselho inclui dois representantes dos movimentos populares escolhidos em eleição direta realizada em janeiro.

Os demais integrantes, como os representantes da Câmara Municipal, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon), do Ippuc, da Cohab e das secretarias de Finanças e Obras Públicas foram indicados pelas instituições.

Fazem parte do conselho gestor oito membros efetivos e oito suplentes. Todos foram empossados nesta sexta-feira.

Membros efetivos do Conselho:

Eduardo Pimentel (Secretaria Municipal de Obras Públicas – presidente), Cassiana Esmanhoto (Cohab)

Rosane Aparecida Valduga (Ippuc)

Edicleusa Medeiros Alves (Secretaria Municipal de Finanças)

Vereador Antônio Carlos do Carmo (Câmara Municipal)

Normando Baú (Sinduscon–PR)

Nilson Elisio Pereira (Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana)

Neemias Portela (União das Associações de Moradores, Clubes de Mães, Entidades Beneficentes, Esportivas e Sociais da Regional Cajuru).

Comente