Uncategorized

Você propaga ódio na internet?

Se sim, Facebook, Twitter e afins não querem mais que você poste nas redes sociais

Por Filipe Vilicic,

Dizia Umberto Eco: “As mídias sociais deram o direito à fala a uma legião de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade. Diziam imediatamente a eles para calar a boca, enquanto agora eles têm o mesmo direito à fala que um ganhador do Prêmio Nobel”. A constatação do genial escritor italiano, morto em 2016, se traduz no agora popular termo “discurso do ódio”. Nos vilões raivosos da web que espalham máximas racistas e misóginas, ameaças a outras pessoas, bullying etc. Seres que, usualmente, ainda se apoiam na própria covardia para tal. Pois a internet concedeu a possibilidade, inédita na história, de agredir a outros indivíduos de forma completamente anônima. Xinga-se, fala-se em morte, decreta-se a condenação alheia, sem se sair de trás do teclado do smartphone, protegido pela cortina digital proporcionada pelas redes sociais. Contudo, tudo indica que neste ano começaram a aparecer soluções para detectar esses odiosos, os “haters”, da internet. Mais que isso, para expulsá-los dos ambientes nos quais tanto gostam de destilar maldade, as redes sociais.

A última novidade veio do Twitter. O criador e CEO do site, Jack Dorsey, anunciou neste mês que irá ser mais rígido com os haters. Prometeu ele: “Vemos vozes sendo silenciadas no Twitter todos os dias. Nos últimos dois anos, estamos trabalhando para contra-atacar (…) Atualizamos nossas políticas e aumentamos nossos times. Não foi o suficiente (…) Trabalhamos intensivamente nos últimos meses e agora focamos em tomar decisões críticas (…)”. Segundo Dorsey, agora não serão aceitos: “assédio sexual virtual, divulgação não-consensual de nudes, símbolos de ódio (a exemplo da suástica), grupos violentos e tweets que glorifiquem a violência.”

Ainda não se sabe quais serão, na prática, as estratégias anti-ódio do Twitter. Contudo, é fácil especular que ele, o site, seguirá os passos de seu maior rival, o Facebook. Enquanto no ano passado executivos do primo mais poderoso – incluindo aí o CEO Mark Zuckerberg – afirmavam que eram exageradas as alegações como as de que os haters online influenciam em eleições (a exemplo da última campanha presidencial americana) ou na difusão das fake news, agora eles levam o assunto cada vez mais a sério. Contrataram uma tropa de funcionários para monitorar posts e vídeos, dotaram o algoritmo por trás da página com maiores capacidades para detectar lives perigosos etc.

As medidas não são sem motivo. Lembra de quando o ódio tomou Charlottesville, em Virgínia (EUA)? Sabe, aquele dia em que supremacistas brancos invadiram as ruas com tochas, em movimento que levou à morte de uma pessoa, atropelada? Pois tudo começou no Facebook, pelo grupo “Unite the Right” (Una a Direita). Uma das razões de se ter conseguido organizar tal “manifestação” (as aspas são propositais): a facilidade proporcionada pelas redes sociais. Isso mesmo que, um dia antes, o Facebook tenha banido a mesma página de seu site.

O Facebook tem provado seu empenho. Deletou outras páginas de ódio, como a “Right Wing Death Squad” (O Esquadrão da Morte da Direita). E também anunciou ações contra bullying, misoginia, racismo etc. Enquanto isso, o Twitter continuava sendo conhecido como o lugar para se falar qualquer coisa, mesmo coisas odiosas. Tudo protegido pelo anonimato (em teoria, proibido no Facebook). Sim, a liberdade de expressão está na raiz do Twitter. Mas também estão lá os haters.

Jack Dorsey agora diz que não quer mais ódio em seu site. Será que dará certo? É óbvio que será impossível flagrar todos os haters.com, impedindo-os de tomar suas ações vilanescas. Assim como é impossível reprimir totalmente o crime off-line. Contudo, tudo indica que as redes sociais começaram a se preocupar com algo além de “mamilos, peitos e pênis” (leia este texto sobre o assunto, deste blog). E começaram a atentar ao que realmente importa: não ser porta para criminosos, incitadores da violência… pros haters.

Tido como o “pai da internet”, por ter criado avanços que permitiram a existência da web tal qual conhecemos, o cientista da computação inglês Tim Berners-Lee já ressaltou, mais de uma vez, o quanto está preocupado com essa situação toda. Quando idealizou sua inovação, Berners-Lee tinha uma visão utópica. “Ela (a internet) foi desenhada para ser universal. A meta era quebrar nichos e separações”, disse ele. Seu grande desejo era conectar todos do planeta (agora, se está perto disso, com o Facebook) e, com isso, promover a liberdade de expressão, os direitos humanos e por aí vai. Porém, a seu ver, hoje a web se tornou uma praça de “agressores misóginos, pessoas nojentas que são perversas apenas para provarem que são nojentas” (leia: haters).

Na última década, apostava-se numa solução meio século XX para esse problema. Acreditava-se que caberia a governos desenhar regras para a internet, incluindo punições para quem passasse dos limites. Só que interferências estatais não deram muito certo até agora. Afinal, a internet, e suas crias, como o Facebook e o Twitter, são globais. Só no Facebook, convivem 2 bilhões de pessoas, das mais diferentes crenças, etnias, culturas, origens. Como administrar isso?

Agora se sabe, criando regras internas que possam punir os que não compreendem (ou rejeitam) os princípios mais básicos de respeito ao próximo, de direitos alheios, de, afinal, bom-senso e humanidade. No caso do discurso do ódio, isso representa não permitir a incitação de atos violentos, a perseguição, individual ou coletiva, a quem pensa diferente, agressões gratuitas e sistemáticas, e ameaças que possam ser concretizadas na vida real. E ações nesse sentido são urgentes. Afinal, hoje, em países desenvolvidos como os EUA, quase metade da população declara ter o Facebook como sua “principal fonte de notícias”.

Em tempo: uma das primeiras respostas de usuários ao tweet anti-ódio de Jack Dorsey foi “Siga seus próprios termos de serviço e elimine o perfil @realDonaldTrump”.

6 Comentários

  1. Sergio Silvestre Responder

    Pois é,a midia é uma maquina de moer carne ,a Gleise que o diga o tanto que é difamada nesse blog,as onde a justiça é um detalhe ,vamos vomitar,

  2. A OPOSIÇÃO PRECISA SE REINVENTAR

    Fará muito bem ao Brasil ter partidos da oposição que se reinventem, trabalhem de um modo construtivo para o Brasil e não para suas muitas vezes raivosas e improdutivas posições. Ao meu ver, a ficha precisa cair para todos os partidos da oposição, mas certa e principalmente para o PT, que em seu inicio teve nomes como osconeituados juristas Hélio Bicudo e Fábio Comparato.

  3. A OPOSIÇÃO PRECISA SE REINVENTAR

    Fará muito bem ao Brasil ter partidos da oposição que se reinventem, trabalhem de um modo construtivo para o Brasil e não para suas muitas vezes raivosas e improdutivas posições. Ao meu ver, a ficha precisa cair para todos os partidos da oposição, mas certa e principalmente para o PT, que em seu inicio teve nomes como os conceituados juristas Hélio Bicudo e Fábio Comparato. É preciso melhorar o discurso da oposição, pois não é através de certas posturas que denomino de “raivosas” que irão ajudar suas posições com seus eleitores; por exemplo, um deputado do PR falou em “cadeia e algemas para Temer” ou do outro deputado que disse “Temer chefia o PCP, “Primeiro Comando do Planalto” . A esquerda raivosa é tão prejudicial quanto a direita extremista, como foi em 1954 o caso de Carlos Lacerda, que levou Getúlio Vargas a se suicidar. Os extremos não ajudam!

  4. ENTÃO É MELHOR PREPARAR TEXTOS SOBRE RECEITAS CULINÁRIA, E ORAÇÕES PARA DESFAZER MACUMBAS NÉ!!!
    SÓ PORQUE ESSES SEGUIDORES DE LÚCIFER SE FERRARAM, QUEREM MUDAR ÁS REGRAS DO JOGO?
    QUANDO É NO FIOFÓ DOS OUTROS É FÁCIL NÉ????

  5. ….qualquer forma de censura que não seja averiguada e processada em tribunais democráticos se chama nazismo…essas redes tem dinheiro suficiente para pagar advogados para quem se sinta ameaçado , bulinado , caluniado ou difamado por algum perfil…
    …..são sempre os mesmos difamadores , isoladores , caluniadores , bulinadores , são sempre os mesmos haters , eles são pagos diretamente em dólares pelo Lula , ou o Lula paga diretamente para os donos das redes sociais da internet isolar informações , fazer sacanagens , isolar comentários ou expulsar quem ele quer ……são os MAVs , que significa “Militância de Acompanhamento Virtual “do PT , são assassinos , tem armas dada pelo Lula , até rifles de longo alcance ….note-se o que morre de gente e principalmente de crianças com “bala perdida” do tráfico de órgãos , …..foi “o traficante” disse na Bôbo….

    ….o Lula é o laranja dos militares …Lularanja…..o juizinho que só vê dinheiro não mandou investigar tudo , o que eles fazem com tanto dinheiro , pior , no quê eles aplicam …..”regras do jogo” que também assassinou Marcelo Rezende……a máfia italiana já cortou o dedinho do Lula …só isso já foi suficiente para Lula , acovardado de dedinho cortado , destruir a democracia , roubar trilhõe$ do Brasil e se tornar o maior genocida clínico da civilização humana junto com FHC , Dilma , José Dirceu , José Serra , Temer , Ricardo Barros , etc…eles tem até laser radioativo nas farmácias “do governo”…como a farsa da bactéria devoradora de carne não deu certo para a Globo e a Record da bestinha LGBT$ do apocalipse Edir Macedo , então é só aumentar um pouco as estatísticas de câncer , de indisposição física , de fibromialgia , de esclerose múltipla , no geral de “doenças autoimunes” que nunca foram provadas porque nunca existiram ,….por isso que as estatísticas nunca erram , o que na verdade escutamos na Globo e suas macaca$ lavadeiras são planos , metas de ataque químico , biológico e radioativo contra os brasileiros que construíram o Brasil ….eles tem na ordem de dezenas de milhares de novos nomes de doenças , nunca jamais provadas , para enganar , iludir e camuflar grandes ataques mistos com veneno legal e ilegal , com radioatividade , com remédios tipo dos remédios assassinos da China do Ricardo Barros , ataques com vacinas , e principalmente com radioatividade clínica de exames e tratamentos ,…existe até “ponto radioativo” que a máfia italiana coloca em computadores , tablets e onde eles puderem…..covardia total desse lixo humano que parasita o Brasil …..tem que fazer reza braba ,…telebombas matam a morte ….bombas telepáticas de justiça ….somos melhores que armas fabricadas por nossas mentes ….é só apertar o botão e explode até bomba no colo de quem sabe o que pediu….

    ….TIM-TIM-PLIM-PLIM , eles ainda não mostraram o trenzinho fantasma no qual o Damião Picolé do facebook embarcou …outra vez a censura , sob o signo de regras na comunicação , o próprio facebook forjou , e tirou o perfil desse monstro de Janaúba-MG que incendiou a creche cheia de criancinhas, matando a si próprio , e mais 11 crianças e uma professora que morreu porque salvou muitas crianças , e deixando dezenas de hospitalizadas….
    ….mas só as poucas linhas que Damião escreveu antes do ataque já colocou todo esse time na caçapa ….se tiver algum juiz que não seja bicha da militância orgânica dos partidos , que não use batom , no mínimo vai todo mundo preso….

    ….é o trenzinho fantasma de Baal e Moloc da máfia Globo-Telecom-Políticos-Militares-Médicos-Empresários…são essencialmente pessoas fofoqueira$ por profissão , eles provocam educadamente , daí ouvem o lixo humano que são e quem é expulso da rede é quem se defendeu como sabe se defender , e que à sociedade como um todo também defendeu …..nossa comunicação tem que ser espontânea como prevê nossa constituição cidadã , a gente fala o que pensa , como vem à cabeça ,…..palavrões , maldições , xingamentos , se com razão , servem também para educar moralistas malditos , pedófilos genocidas ativos e passivos , todos “muito bem educados” , mas fazem postagens totalmente fora da lei , cheias de provocações sub-liminares , alfinetadinhas , segregação social , etc…..chega de bichas , travestis e machorras , mesquinhos malditos que , sob o signo da censura disfarçada em regras de comunicação , expulsam quem eles querem e assim ficam isolando crianças na internet , isolando homens de mulheres pois são bichas e machorras , isolando concorrentes industriais , comerciais , empresariais , impedindo o desenvolvimento do conhecimento , trabalho e democracia…por exemplo , eu demorei para acessar esse site , tive que recarregar , mais abaixo o site fica numa modelagem diferente , tem que ajustar à janela , tudo feito para roubar tempo de conexão , atrapalhar os brasileiros ,….assim esses agentes ativos e passivos do tráfico humano em seus mais macabros aspectos , formam máfias de pedófilozinhos e pedófilazinhas que são viciados em boletas e cocaína para atraírem outras crianças para serem viciadas com crack , cocaína e boletas , e serem sexualmente exploradas para trabalhar na prostituição LGBT$ , pedofilia & extorsões , e crimes , e por fim serem assassinadas para gerar lucro no bilionário tráfico de órgãos de crianças e jovens e no comércio de carne humana de cadáveres desaparecidos….incontáveis assassinatos já aconteceram só deste modo descrito nesta pequena pauta que escrevo à respeito dessa solução inconstitucional que ditadores e assassinos do tráfico humano mundial encontraram e defendem para continuarem educadamente a escravizar e assassinar suas vítimas…

Comente