Uncategorized

A ofensiva de Lula

Editorial, Folha de S. Paulo

Todo réu num processo judicial possui, naturalmente, o direito de se dizer inocente. Há muita diferença, todavia, entre a atitude de quem se defende com firmeza de uma acusação e a tentativa de afrontar abertamente as instituições de um Estado democrático.

Confiando nos seus ainda elevados índices de popularidade, o ex-presidente Lula parece apostar na segunda alternativa. Conforme se aproxima a data de seu julgamento em segunda instância, o líder petista vai multiplicando declarações no sentido de deslegitimar, desde já, a eventual sentença que venha a receber.

“A minha condenação será a negação da Justiça”, disse, em recente entrevista coletiva. “A Justiça vai ter que fazer um esforço monumental para transformar uma mentira em verdade e julgar uma pessoa que não cometeu crime.”

Tinha ido além, meses atrás, ao afirmar sobre seus julgadores que, se não o prendessem, “quem sabe um dia eu mando prendê-los pelas mentiras que eles contam”.

A sentença do juiz Sergio Moro, que o condenou em primeira instância por receber favorecimentos do dono da OAS, “é quase uma piada”, acrescenta agora o ex-presidente —que apesar das evidências em contrário insiste na tese de que o famoso tríplex em Guarujá não se destinava ao desfrute dele próprio e de sua família.

Há, por certo, casos de corrupção envolvendo valores muito mais vultosos que o daquele apartamento de veraneio —sendo plausível, até, a argumentação de Lula quanto ao seu desinteresse pessoal pelo imóvel, a seu ver modesto.

Não faltam provas, entretanto, quanto às reformas feitas sob medida no apartamento. Deram-se visitas ao local, não com a presença de um corretor qualquer da região, mas sim do próprio dono de uma das maiores empreiteiras do país.

Ainda que nesse caso possam debater-se interpretações diversas entre promotoria e defesa, cabendo exatamente por isso uma nova análise em instância superior, não se trata de “piada” a condenação, longa e minuciosamente fundamentada, que foi imposta a Lula em Curitiba.

Exacerbando o tom de seu discurso, o ex-presidente procura sobretudo insuflar a militância a não aceitar a eventual confirmação, pelo Tribunal Regional Federal, da sentença de culpa.

Constrói-se, ademais, a hipótese preventiva de que Lula seria necessariamente eleito em 2018: processos judiciais se transformariam, nessa versão, em conspirações contra a grande revanche petista.

O cacique petista se põe acima da lei; no desespero, aposta no descrédito da Justiça e da própria legitimidade do processo eleitoral.

20 Comentários

  1. Antônio Carlos Ribeiro Responder

    Prezado Campana, sabe por que Lula age com essa desenvoltura contra as instituições? Porque a corte máxima está nas mãos dele, ou seja, o STF é Ptista e Lulista até o fim. Ele sabe que, se for condenado, a corte maior irá livrá-lo da cadeia. That simple. That’s is Brazil do PT.

  2. Além do Quadrado Responder

    Esse cara continua acreditando fielmente que seus “doutrinados” jamais abrirão seus olhos (e ouvidos).

  3. Depois do Insulto do Natal, do Michel Temer, para favorecer a corja
    de corruptos, começo a perder as esperanças de que a justiça seja feita da maneira apropriada. Tem condenado que se acha acima da Lei e o povo ainda aplaude!

  4. NÃO VOTE EM QUEM JÁ FOI Responder

    O encantador de burros é, com certeza, uma das piores espécimes da raça humana.

  5. A ofensiva para Piraquara, por onde ele passará 9 anos e 6 mm, não adianta espernear, vai sim, com toda sua craque.

  6. Sergio Silvestre Responder

    Ninguem aqui está acima da lei até por que a lei no Brasil é feita para punir pobres e desafetos,
    Se fosse o Aécio que tivesse esse apto,ou supostamente ele teria opção de compra,se ele falasse como falou por telefone até com ministro do supremo,será que o TÁL moro ia condena-lo.ou ia fazer um afago lascivo com um cochicho no pé da orelha.
    A folha de São Paulo não fala da quase delinquência desses magistrados que deveriam eles estarem presos quando o revisor leu 250 mil paginas do processo em 6 dias.
    Ora cambada,só se for pra cima de otários,vocês acreditam ainda que se está fazendo justiça contra o Lula?.

  7. Os seguidores do encantador de burros acha se faz distinção de bandidos, cara, bandido é bandido, cadeia para todos, inclusive o chefe da ORCRIM.

  8. Estado de direito uma pinoia, não acharam uma única prova concreta e palpável contra Lula e assim mesmo o condenaram por mais de nove anos baseados em convicção . Aécio, Serra, e FHC. todos pegos com malas e contas no exterior mais que provas concretas que isso e nada acontece e os bestas doutrinados pela PIG ainda vem fazer comentários dizendo que o eleitor de Lula que é doutrinado, vão criar vergonha na cara.

  9. Esse idiota do SS não tem argumento. Ele não defende o larápio, ele ataca outros criminosos com o intuito de salvar o rabo do lula. Oras, SS, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O ladrão, o bandido, o vagabundo em questão é o lider do ptbosta. Quando chegar a vez dos outros bandidos, não se preocupe, ninguem vai defende-los como vcs defendem o indefensável.

  10. jorge Hardt Filho Responder

    Cambada são os amigos do SS. Porque ele não processa o Sergio Moro? E os demais magistrados delinquentes? Porque alem de banalha é bovarde. fica como as fofoqueiras de janela.

  11. Luiz Inácio Lula da Silva não tem a mínima condição moral e nenhuma legitimidade para concorrer à Presidência da República em 2018. Ele já trabalha com a certeza de que será condenado em vários processos, pelo menos até a segunda instância da Justiça Federal.

  12. exatamente o que Sergio Silvestre disse por isso cada pesquisa Lula sobe e os outros se derretem inclusive Sergio Moro. tudo se resume em só palavra perseguição a Lula e ao PT

  13. Do Interior... Responder

    SS. O Moro não pode julgar Aécio porque a Constituiçao prevê o tal foro privilegiado.

    Eu quero ver se você é homem de dizer que o LuLLa, assim como Aécio e Temer merecem estar na cadeia.

    Deixa de ser idiota rapaz. Quase todos são ladrões, a começar pelo seu ídolo, o LuLLarápio, o maior ladrão do mundo de todos os tempos.

  14. ESTAMOS DE OLHO Responder

    O LULADRAO JA ABUSOU DEMAIS DA PACIENCIA
    DA JUSTIÇA JA DEU PARA ELE,CHEGA DE MI MI MI
    ESPERO QUE SEJA CONFIRMADO A SENTENÇA DO
    MORO E ESPERO QUE O MP AUMENTE AINDA MAIS
    A PENA ,CHEGA DE PAPINHO DE MALANDRO SAFADO
    A JUSTIÇA TARDA MAS NAO FALHA PODEM
    ACREDITAR .

  15. O 51 está certo, ele se defende como pode, quem na situação dele não faria o mesmo? E além de tudo até agora as escrituras do tal triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia não apareceram. Se o cara quer dar ou não o c é com ele, tem gente que gosta e outros não, trata-se de uma questão de foro íntimo. Mas o cara está certo em tentar se defender do quase inevitável, a cana certa.

  16. Parreiras Rodrigues Responder

    O comentário de SS me faz lembrar dito corrente aqui na minha Sanzabel do Ivai (o maior produtor de abacaxi do Brasil – e doce). O dito: Trouxa e tiririca raleia. Mas não acaba.

  17. todos estes comentários torcendo pela condenação do Lula é muito normal o Blog é de um opositor ao Lula sendo assim a maioria dos comentários seguem a mesma linha,são políticos tradicionais que jamais falariam bem do Lula mesmo que fosse santo . porque vocês sabem que precisam que o Moro fabrique provas para tira-lo das eleições porque de outra forma ele será consagrado presidente de novo com muito mais votos. o que vocês pensam do Lula. não é o que 60% dos Brasileiros pensam quando a minoria quer Lula na cadeia para satisfazer os seus desejos políticos. 60% dos Brasileiros quer
    vê-lo na presidencia para que o Pais volte a ser o que era nos seus Governos só alegria do povo brasileiro 80% de aprovação quando deixou o seu último mandato. grande LULA

  18. NÃO VOTE EM QUEM JÁ FOI Responder

    José mr, você esqueceu de uma palavra no final do teu comentário. Grande LADRÃO Lula.

  19. O Lula só não foi preso porque roubou muito e ficou rico, já que a lei brasileira é só para “pobres e desafetos”, segundo o SS.

Comente