Uncategorized

Vinte cidades do Paraná estão há seis anos sem assassinatos

Vinte municípios do Paraná estão há pelo menos seis anos sem registrar um único assassinato (homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte). Tratam-se de cidades pequenas – a maioria com menos de três mil habitantes – localizadas no interior do estado, principalmente no Norte Pioneiro, Norte e na faixa Oeste do Paraná. Os dados sobre as mortes constam do relatório divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). As informações são da Gazeta do Povo.

Os dados relativos a assassinatos passaram a ser divulgados por cidade – e não só por regiões – em 2012. Desde então, esses 20 municípios sempre apareceram zerados na lista. A menor dessas cidades é Jardim Olinda, localizada no Norte Pioneiro e que tem 1,4 mil habitantes. A cidade sem assassinatos e que tem a maior população é Sertaneja, com 5,7 mil moradores.

Além delas, estão na relação Altamira do Paraná, Anahy, Barra do Jacaré, Bom Sucesso do Sul, Diamante do Sul, Esperança Nova, Guaraci, Iguatu, Iracema do Oeste, Kaloré, Nova América da Colina, Pitangueiras, Quinta do Sol, Rancho Alegre do Oeste, Rio Bom, Santa Inês, São Manoel do Paraná e Uniflor.

Além disso, o Paraná teve 250 municípios (64% do total) que não registraram nenhum assassinato nos três primeiros meses deste ano. Segundo o relatório, outras 67 cidades tiveram um apenas um assassinato no primeiro trimestre. Em todo o estado, o índice de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte recuou 19%, em relação aos três primeiros meses do ano passado.

2 Comentários

Comente