Uncategorized

Lula não é o Brasil

por Mary Zaidan

No início de setembro de 2014, o então governador do Distrito Federal, Agnelo Queiróz (PT), candidato à reeleição, comemorou. Seu maior adversário, o também ex José Roberto Arruda (PR), líder absoluto nas pesquisas, com 37%, estava fora do páreo.

Impedido pela Lei da Ficha Limpa, Arruda se viu obrigado a desistir da disputa, sem o que não poderia colocar outro nome no seu lugar.

Dois outros candidatos a governos estaduais também foram banidos pelas mesmas regras: José Riva, do Mato Grosso, e Neudo Campos, de Roraima, substituído na última hora por sua mulher, a atual governadora Suely Campos.

“Ficha suja não pode participar de eleição”, proclamava o governador petista, que acabaria derrotado por Rodrigo Rollemberg (PSB) dois meses depois.

Hoje, Queiróz é companheiro de Arruda nos enroscos envolvendo o Mané Garrincha, um dos estádios mais caros do planeta – custou mais de R$ 1,7 bilhão, com superfaturamento calculado em R$ 950 milhões. E a campanha feita por ele pró-Ficha Limpa é o que o PT quer esquecer. Ou, pelo menos, driblar.

Condenado por órgão colegiado em segunda instância – exatamente como está escrito na Lei Complementar 135 que ele próprio sancionou em 2010 -, Luiz Inácio sabe que Lula não pode ser candidato. Assim como sabia da falseta do habeas corpus de soltura do desembargador de plantão. Não há recurso possível, janela ou hipótese para tal.

Mas isso são apenas leis, e leis pouco importam para essa turma. Da cadeia, Lula faz o que sempre fez: chacota do Judiciário e da Justiça. E, claro, estimula os desatinos.

Como do ponto de vista legal sua candidatura inexiste, Lula puxa a corda que seus fiéis esticam.

Obedientes, eles entopem a Justiça com recursos impróprios e petições idênticas, exigem que Lula possa fazer campanha, como se sua condenação fosse ilegítima. Alardeiam ao mundo que o Brasil vive em regime de exceção, apostam no caos.

No limite, pretendem mais do que simplesmente inscrever Lula como candidato. Querem postergar a recusa definitiva do TSE com recursos no STF, e, por que não?, provocar o constrangimento de uma anulação das eleições com a cassação de Lula depois do voto dado.

Ao mesmo tempo, deixam claro a impossibilidade de sobrevida sem o chefe. Escancaram que qualquer plano B ou C, que tanto espaço ocupa na mídia, salva pouco ou quase nada do que resta do partido.

O desembargador amigo de domingo e a assumida esperança depositada no STF presidido por Dias Toffoli a partir de setembro, seriam trunfos, agora exauridos.

Embora no afã de livrar Lula o PT se esforce para o país andar para trás, o avanço já se deu. A candidatura Lula terá o mesmo final da de Arruda, também enrolado com a Justiça, de Neudo Campos, em prisão domiciliar desde 2016, e de Riva, condenado a 26 anos de xilindró.

Do contrário, revogam-se não só as leis, mas o Brasil.

Mary Zaidan é jornalista.

1 Comentário

  1. carlos lacerda do MST Reply

    NOTICIAS DO FRONT

    HOJE INICIO MINHA SEGUNDA SEMANA NO ACAMPAMENTO DO PT EM APOIO AO PRESIDENTE LULA.

    ASSISTIMOS A FINAL DA COPA!! ROLOU UM STRESS PORQUE QUESTÕES IDEOLÓGICAS PARTIDÁRIAS DE RELEVÂNCIA SINGULAR SURGIRAM DURANTE A PARTIDA.

    VEJA A ALBÂNIA SÓ É ALBÂNIA GRAÇAS A REVOLUÇÃO QUE DEVE SER FEITA NO BRASIL. ISSO TODOS CONCORDAM!!

    MAS A DIVERGÊNCIA RESIDE NO FATO DE QUE NO BRASIL O COMPANHEIRO LULA E O COMPANHEIRO ZÉ DIRCEU DEMORARAM PARA FAZER A GRANDE REVOLUÇÃO EM SOLO BRASILEIRO.

    É AI QUE O PAU COMEU, POIS ALGUNS ENTENDEM QUE A REVOLUÇÃO ESTAVAM EM PLENO DESENVOLVIMENTO QUANDO HOUVE O GOLPE DE TEMER.

    PARA OUTROS OS COMPANHEIROS FALHARAM COM A ASSOCIAÇÃO COM OS BANQUEIROS. N O S S A.. O PAU CANTOU.

    OUTROS ASSUNTOS PARALELOS MAS DE GRANDE IMPORTÂNCIA PERMEARAM AS CONVERSAS DURANTE O DIA, ENTRE AS QUAIS
    A IMPORTÂNCIA DOS QUILOMBOLAS NA ECONOMIA DO BRASIL E DO MUNDO,
    A QUE PONTO O MOVIMENTO LGBT NO BRASIL PODE INFLUENCIAR A COMUNIDADE INTERNACIONAL.
    A AGRICULTURA FAMILIAR PODE MUDAR A REALIDADE DOS COMPANHEIROS CUBANOS,
    A FACILITADA DO DIAGNOSTICO FEITO PELOS MÉDICOS CUBANOS.

    VEM ASSUNTOS MUITO IMPORTANTE, RELEVANTES E CAPAZES DE IMPOR UMA MUDANÇA NACIONAL E MUNDIAL.

    POR FIM, ESTOU FELIZ, JÁ ESTOU TRATANDO E SENDO TRATADO COMO COMPANHEIRO.

    NÃO ME LEMBRO MAIS DA MINHA VIDA DE EMPRESÁRIO.

    HOJE DISCUTO ASSUNTOS DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O MUNDO, QUERO FAZER A REVOLUÇÃO. VIVA A ALBÂNIA, VIVA A VENEZUELA, EXEMPLO DE DESENVOLVIMENTO MUNDIAL.

    IMPOSTOS, FISCAIS, GERAR EMPRESA E RENDA NUNCA MAIS!!!

    QUERO SE PETISTA, RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS DESTE MUNDO E QUEM SABE DOS OUTROS MUNDOS.

    VIVA MINHA VIDA DE PETISTA

    VOCÊS FIQUEM AI, PAGANDO IMPOSTOS.

    TCHAU!!

Comente