Uncategorized

IRG/Bem Paraná: Ratinho Jr 45%, Cida 20,2% e Arruda 7,1%

do Bem Paraná

Na primeira sondagem desde as convenções que definiram oficialmente candidaturas e coligações, o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) lidera as intenções de voto para o governo do Estado, com 45%, seguido da governadora Cida Borghetti (PP), com 20,2%, segundo levantamento do IRG Pesquisas, encomendado pelo jornal Bem Paraná. Em terceiro na corrida pelo comando do Palácio Iguaçu está o deputado federal João Arruda (MDB), com 7,1%. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos. Os números são da consulta estimulada, em que os eleitores são questionados sobre em quem pretendem votar a partir de uma lista dos candidatos.

O IRG ouviu 1.250 eleitores em 75 cidades paranaenses, entre os dias 9 e 14 de agosto. O grau de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PR-09806/2018.

Em quarto na preferência do eleitorado aparece o ex-deputado federal e candidato do PT, Dr Rosinha, com 3,9%. O professor Piva (PSOL) foi citado por 2,2% dos entrevistados, seguido do candidato da Rede Sustentabilidade, o ex-vereador de Curitiba, Jorge Bernardi, com 1,8%, e pelo jornalista Ogier Buchi, candidato do PSL – partido do presidenciável Jair Bolsonaro – com 1,5%.

A lista inclui ainda Priscila Ebara (PCO), com 0,3%; o candidato do PSTU, Ivan Bernardo, com 0,2%; e Geonísio Marinho (PRTB), com 0,1%.

A pesquisa aponta ainda que 11,4% dos eleitores não pretende votar em nenhum dos candidatos listados. Outros 6,3% não souberam responder.

Na consulta espontânea, em que o eleitor é convidado a informar sua preferência sem a apresentação de uma lista prévia de candidatos, nada menos do que 78,6% dos entrevistados não sabem dizer nenhum nome dos concorrentes ou preferido, o que indicaria que a disputa está aberta.

24 Comentários

  1. Tomara que esses números permanecem assim, para começarmos a excluir a dinastia Barros do poder.

  2. Será que teremos outra Eleição decidida no 1º Turno? Com Bolsonaro subindo como está e com a ajuda do PT jogando sujo, Jair também levará no 1º Turno. Lula Político Preso assistirá tudo de sua Cela!

  3. O índice da Cida Borghetti é excelente , se levarmos em conta que sua campanha está apenas se iniciando, e seu nome se consolidando em todas as cidades do Estado. Acredito sinceramente, na vitória da Governadora no 2° turno da Eleição.

  4. Comunista Verde e Amarelo Responder

    O Bem Paraná é do Ratão? hahahahahah
    Gostei do candidato vencedor: NÃO SEI” com 78%!

  5. Agora começa a debandada de Prefeitos e afins para o lado do Ratinho. O céu e o inferno começa aqui mesmo, RB vai dançar. Ao contrário do dito popular, como o barco do RB esta afundando, os “ratos” embarcam no barco do RATINHO..” KKKK

  6. Ratinho Júnior vence esta eleição no primeiro turno, essa pesquisa é mandrake, a Cida “Rousseff” Barros não tem mais que 12% e mesmo que consiga chegar a estes 20%, não será suficiente para levar pro segundo turno.

  7. Evidente que ainda é muito prematuro para prever qualquer resultado.
    Mas o que me impressiona é a trajetória da Cida que nas primeiras pesquisas estava com apenas 5% e, em apenas dois meses já alcançou 20,2% das intenções de votos. Os demais aventureiros não deve crescer muito. Acredito que a campanha no Paraná deverá ser mesmo polarizada entre Ratinho Junior e Cida Borghetti.

  8. Pelo jeito a Tia do Botox se ferrou…se tivesse dado nosso aumento não estaria com tanta desvantagem….bem feito.

  9. PEDROCA DO SUDOESTE Responder

    Até Outubro, muita água vai rolar por baixo da ponte. Muitas pesquisas aparecerão. Um acoisa é certa, muitos deputados e prefeitinhos, daqui uns dias vão para o lado que pender melhor de acordo com o eleitorado, principalmente TUCANOS de bico curto. É só aguardar.

  10. antonio carlos Responder

    Esta pesquisa mostra uma coisa, que quase 80% dos entrevistados estão nem aí para a eleição para governador. Os candidatos e os seus luas pretas vão ter que se esforçar muito para convencer a tigrada a confirmarem o voto nos caras. Diante do resultado tão tenebroso o sobrinho de Maria Louca já deve estar se arrependendo de ter obedecido a vontade do tio.

  11. Do Interior... Responder

    Os petistas estão loucos. Muitos votam em “não Sei” porque estão revoltadinhos. Muitos desses são professores eleitores do LuLLarápio.

    Ainda está indefinido. Mas qualquer um deles é melhor que Requião e os do PT, PSOL, PSTU ou PCdoB.

  12. Cida já está fora… Ratinho leva no primeiro turno.

    Ela se vangloria de ter subido de 5% para 20%, mas além de estar com o governo nas mãos, antes não era nenhuma anônima!!!
    Palmas mesmo merece o Arruda, que conseguiu 7% em uma semana e meia de candidatura!!

  13. Vem ai mais um cabo eleitoral de peso “Rafael Greca”. Vem ai a partir de segunda-feira 20 de agosto de 2018 a máquina pública municipal. Os licenciados da prefeitura de Curitiba para dar uma forcinha. Agora vai CIDA. kkkkk

  14. Excelente pesquisa para a Cida. Passou dos 20. Termina o 1 turno com 28 contra 35 do Ratinho. Além disso ainda vai ficar a campanha inteira mostrando o gráfico dela subindo e do rato caindo. Teto do rato tá aí como alguns pensavam.

  15. Kkkk olha o desespero da turma do Rato. Calma gente, se ele já ganhou só falta a campanha inteira. Esse ai não ganha nunca no PR.

  16. Maria da Copel Responder

    Muitos vão querer mudar de barco por safadeza.
    Esperamos que o Ratinho faça uma limpa na Copel, tá muito ruim com direteria atual e gerentese puma sacos…

  17. Pedro da Copel Responder

    A Maria da Copel está certa. A Diretoria da Copel atual é a pior que nós copelianos poderíamos imaginar. Um pior e mais medíocre que outro. Uma vergonha.

  18. SERGIO SILVESTRE Responder

    Vendo esse quadro eu começo a acreditar que esse estado é um “PENICO” politico,eu até imagino o candidato sr “RATO”CONTINUANDO A ROER O QUEIJO DOS PARANAENSES.

  19. LUIZ DO LITORAL Responder

    SERGIO SILVESTRE

    E o seu chefe, o verme, ladrão, corrupto, mau caráter e PRESIDIÁRIO agora tenta enfiar no rabo dos brasileiros o “POSTE 02”.

    Cria vergonha Sergio, o PRESIDIÁRIO esta preso comprovadamente preso por cometer crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e outros que ainda virão e por si só já é uma vergonha disputar eleição.

    Bando de vagabundos que arrebentaram a economia do brasil em 15 anos de desgoverno, mentiras e roubalheira.

    PRESIDIÁRIO LULA O CÂNCER DO BRASIL

Comente