Uncategorized

Um debate que promete não dar sono

Menos engessado que o costumeiro, o debate de hoje na TV Band, a partir das 22h, deve permitir alguns embates entre os seis candidatos aptos a participar: deputado estadual Ratinho Junior, do PSD; a governadora Cida Borghetti, do PP; o deputado federal João Arruda, do MDB; o advogado Ogier Buchi, do PSL, o Professor Luiz Piva, do PSOL; e Doutor Rosinha, do PT.A mediação será do jornalista Douglas Santucci.

A primeira regra antidemocrática para definir os debates é a presença de candidatos em coligações com representação de pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional, conforme prevê a Lei Eleitoral. Com isso, os candidatos Jorge Bernardi (Rede), Geonísio Marinho (PRTB), Professor Ivan Bernardo (PSTU) e Priscila Ebara Guimarães (PCO) não foram convidados. Um regra que é típica do continuísmo, só participa quem já está no poder.

O debate terá cinco blocos, começando com apresentação de 30 segundos para cada candidato, e na sequência cada um dos blocos terá rodadas de perguntas e respostas. Cada candidato terá direito a fazer uma pergunta e vai responder quantas vezes for solicitado.O tempo de pergunta é de 30 segundos, o de resposta, um minuto e meio, réplica, um minuto, e tréplica, um minuto. Ao todo serão 120 interações, com cinco blocos e cinco rodadas de perguntas e respostas. O último bloco será o das despedidas, cada candidato terá um minuto para considerações finais.

Outra novidade no debate deste ano é a autorização para que os candidatos tenham em mãos equipamentos eletrônicos, além dos papéis que sempre costumam acompanhar os participantes. O candidato ou candidata vai poder acompanhar tanto redes sociais, o que está sendo comentado no Twitter, no Facebook, e até conversar com os assessores. O debate deve durar duas horas e meia. A transmissão será feita simultaneamente pela Band TV em Curitiba, pelas rádios BandNews Fm Curitiba, Maringá e Paranaguá, e pelas TVs Maringá e Tarobá Cascavel e Londrina.

4 Comentários

  1. Sem sombra de dúvida Ratinho Jr, percorreu todo Estado como secretário e poderá falar com propriedade todos os problemas existentes, diferente dos demais, que estavam longe do Estado, ou sentado no banco de reserva aguardando o final do segundo tempo, sem contar nos demais que estão apenas se projetando para uma campanha Futura! O debate será cheio de provocações por parte dos menores, tentando desconstruir a imagem dos favoritos!

  2. Gaudério do Piquiriguaçu Responder

    E não deu sono mesmo. Cida se autoimplodiu (quem foi mesmo que disse que ela tinha 20% das intenções de voto?). Ratinho ficou carimbado pelos adversários como filhote do Beto. Até no discurso se parece com ele. Sobrou aquele guri – como é mesmo o nome? Ah, sim, Arruda – que se apresentou como O CARA DA OPOSIÇÃO. Tem discurso-pauleira de líder maragato; se colocar um chapéu aba-larga, um lenço encarnado e empunhar uma açoiteira, pode fazer sucesso nos grotões do Piquiriguaçu montado no emedebê velho de guerra (embora meio manco, esse matungo ainda tem alguma utilidade).

  3. Produção horrível…parecia uma transmissão dos anos 70…som péssimo!!! Uma pena.

  4. Parreiras Rodrigues Responder

    As propostas se pautaram pelas generalizações das afirmações tais como “vou fazer isso, aquilo” sem especificar a fonte dos recursos. De resto, Ogier funcionando tal qual levantador em jogo de voley, Arruda atuando conforme o figurino desenhado pelo tio, o mesmo do episódio nas imediações do Passeio Público, Rosinha fazendo a panfletagem do presidiário, Piva remoendo a pancadaria no Centro Cívico – com a convocação de manifestantes profissionais justamente para provocar o confronto. Aliás, a APP-PT-CUT-MST, queria mesmo é ostentar um cadáver, mas rostos ensanguentados lhes serviram.

Comente