Uncategorized

Candidatos serão sabatinados por estudantes de Jornalismo

Estudantes das seis escolas de comunicação social devem participar de evento inédito em Curitiba na próxima quinta-feira (30). Uma sabatina com candidatos ao governo do Estado está sendo organizada e produzida por alunos de jornalismo e terá como palco o salão nobre da Casa do Estudante Universitário (CEU). As informações são do Bem Paraná.

Serão dois dias para questionar os candidatos ao cargo mais alto do Estado. A primeira etapa acontece no dia 30 de agosto e a segunda etapa está marcada para o dia três de setembro. Ambas começam às 17h.

As universidades Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Universitário Autônomo do Brasil (Unibrasil), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Universitário Internacional (Uninter), Universidade Positivo (UP) e Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) estarão representadas por seus estudantes. A proposta é que cada instituição faça, ao menos, uma pergunta para cada candidato por meio dos alunos. Para isso foi organizada uma planilha em que alunos e professores se prontificaram a preencher. Além da sabatina, os estudantes ainda farão a cobertura do evento.

“É uma forma de sentirem na pele como é cobrir política. As sabatinas nos dão a possibilidade inclusive de estudar a linguagem dos candidatos, tanto verbal quanto não verbal. Isso é muito rico para entender uma entrevista” explica a professora da Universidade Positivo Ana Mira.

No dia 30 de agosto participam da sabatina os candidatos Ivan Bernardo, do PSTU, Jorge Bernardi, do REDE, Rosinha, PT e Ogier Buchi, do PSL. Já no dia 3 de setembro a rodada será com os candidatos Geonísio Marinho (PRTB), Priscila Ebara (PCO), Piva (PSOL), Cida Borghetti (PP) e João Arruda (MDB).

O processo de organização da sabatina foi de responsabilidade da Casa do Estudante Universitário (CEU) com o Coletivo Chega Junto de professores e estudantes de jornalismo do SindijorPR, uma ação que visa atuar em defesa do jornalismo e promover a formação, cultura e lazer dos estudantes.

O professor e coordenador da UTP, Fábio Witzki, que participou de reuniões de organização do evento viu de perto o quanto essa proposta pode abrir um novo olhar para os futuros profissionais da imprensa.”É fundamental esse empenho em fazer um evento desse porte e que está ganhando visibilidade fazer parte da vivência dos estudantes. Certamente será um ganho muito grande para esses alunos que estão se comprometendo com a organização”.

A sabatina também terá plateia e será aberta à comunidade mediante o preenchimento de um formulário*. Os participantes podem sugerir perguntas que serão pré-selecionados e poderão ser lidas pela mediação do evento totalmente gratuito.

9 Comentários

  1. Caro jornalista, apesar do candidato Ratinho Junior aparecer na foto, ele não está confirmado na sabatina, pelo menos não aparece na matéria.

  2. Ser sabatinado por esses lixos da mídia brasileira é melhor nem ir mesmo. Faça um corpo a corpo com o povo que é bem mais proveitoso.

  3. Candidatos só dois na lista: Ratinho e Cida, o resto é coadjuvante, olha a cara desse tal de piva, dá pra levar a sério um cara desses?

  4. Sugestão de perguntas:
    Quanto ao Estado arrecada e como ela está distribuída?
    Em relação a gás natural, se existe intenção de levá-lo ao interior do Estado regiões central, centro oeste?
    Existe intenção de se construir duto-viários para transporte de diesel, óleo soja e demais mercadorias sujeitas a esse tipo de logística?
    Em relação a habitação, qual o déficit atual?? e quantos conjuntos habitacionais poderão ser construídos em forma de mutirão a custo super reduzidos (com isenções fiscais e mão de obra dos próprios moradores). pq isso não é feito (pois nesse sistema poderia ter sido construído o triplo de imóveis), ao invés de se dar um imóvel pronto??

  5. Sugestão de pergunta.
    Pq o Estado abandou totalmente os municípios longínquos do Estado (onde falta cursos práticos de marceneiro, mecânico, eletricista, serralheiro, cozinheiro pizzaiolo,enólogo, e tantos outros)??

  6. Se as entrevistas com profissionais já são um fiasco. Imagina com estudantes. Espero estar enganado.

  7. QUESTIONADOR Reply

    -Estudantes de jornalismo…aqueles mesmos doutrinados pelos professores “vermelhos” do PT, PSOL, REDE e sócios da APP-Sindicato??? Deus me livre….estou fora!!!

Comente