Uncategorized

O que você precisa saber sobre
a disputa do governo no Paraná

Ou o Ibope errou feio na anterior e tentou consertar o despropósito na última, ou a última é a pesquisa errada. A verdade é que a enorme incongruência dos números da primeira em relação à última deixa dúvidas substanciais sobre o trabalho do instituto que, em passado distante, gozou de alta credibilidade. Hoje, nem tanto.

Em algo todos os analistas estacionados no Centro Cívico concordam. Nada, absolutamente nada, justifica a mudança tão radical de índices em 10 dias de uma pesquisa para outra. Há mais. Os números Ibope também não conferem com os de outros institutos e de tal forma que ficou difícil acreditar em qualquer pesquisa sobre a corrida eleitoral no Paraná. Diante destas trapalhadas que envolvem desde equívoco na definição da amostra à qualidade da equipe que colhe as informações, e analisando todos os resultados, os analistas chegaram a consensos mínimos e quase óbvios:

1 – A eleição está aberta. Todas as pesquisas concluíram que há um número tão dilatado de indefinidos (indecisos) que qualquer resultados poderá surgir da campanha eleitoral que deve se intensificar depois do Dia da Pátria. Sendo que o período mais propício para a definição do voto da maioria deve acontecer nos últimos 10 dias da campanha. Hoje, os indicadores apontam entre 53% e 77% de indecisos. O que permite pensar que serão grandes os índices de votos nulos, brancos e de abstenções.

2 – Vamos a outro dado consensual das pesquisas: há três candidatos que detém índices de preferência que os colocam como os mais prováveis a disputar o cargo de governador. Ratinho Jr, Cida Borghetti e João Arruda. Nessa ordem. São os que dispõem de partidos ou coligações com estrutura, apoios de base, recursos e capilaridade para chegar à vitória. Por decorrência são também os que dispõem de maior tempo de rádio e TV. Os demais, ao menos por enquanto, estão condenados aos papel de figurantes.

3 – Na média ponderada de todas as pesquisas divulgadas, os números colhidos entre os que já decidiram em quem votar não são tão dilatados. Se aproximam daqueles apresentados pela primeira pesquisa Ibope: Ratinho Jr em variação de 31% a 34%, Cida Borghetti varia de 15% a 18% e João Arruda de 8% a 11%. Os demais somam o suficiente para aproximar a disputa eleitoral de inevitável segundo turno.

4 – Agora, a situação de cada um dos três candidatos, a começar por Ratinho Jr. Sua vantagem é grande. Tem apoios de base, de partidos e também de lideranças empresariais. Seu pai, Ratinho, é apresentador de TV de grande popularidade. Além disso tem uma rede de comunicação da família. Sua luta é para vencer no primeiro turno, o que não é fácil. Sua dificuldade maior é o teto histórico que se estabeleceu a partir de uma rejeição que começa pelo nome e se derrama pelos preconceitos. Esta rejeição o torna muito vulnerável em disputas diretas no segundo turno.

5 – Cida Borghetti é governadora e em função de seu cargo tem grande exposição na mídia e a vantagem de expor continuamente o que está a fazer no governo, mostrando obras e programas que são amostra de seu esforço e sua luta. Tem vantagens na condição de mulher, além do que conta com o apoio do maior bloco de partidos, de prefeitos, deputados e lideranças em todo o Estado. Enfrenta uma dificuldade insanável: é continuadora do governo de Beto Richa, de quem foi vice e teve que aceitar em sua coligação. Richa tem uma crescente rejeição e a marca de escândalos de corrupção.

6 – João Arruda é o mais jovem dos três candidatos. Lançado por um partido que tem história e tradição em governar o Paraná. Tem mais. Tem estrutura e militância. É capaz de mobilizar um exército respeitável. É, de certa forma, herdeiro político de seu tio, o senador Requião, que o apoia. Este é um trunfo importante, pois Requião passa por ótima fase e alcança índices de popularidade e prestígio que não desfrutava há muito tempo. Arruda tem tempo de rádio e TV equivalente aos dos seus com concorrentes diretos. Tem boa aparência, fluidez no discurso, argumenta com eficiência e sabe dosar sua agressividade no ataque. Contra ele pesa o envolvimento em um acidente de trânsito na juventude quando morreram duas jovens, o que deve ser explorado pelos opositores.

É este o quadro que deve evoluir com velocidade a partir de agora. Tudo o mais é especulação sem base analítica. No dia 7 de outubro saberemos sobre os vencedores, se teremos ou não segundo turno, o que é muito provável. Até lá, pesquisas de todos tipos e para todos os gostos serão divulgadas. Aguardemos.

31 Comentários

  1. eleitor desmemoriado Reply

    é preciso ter uma dose enorme de boa vontade para acreditar que o sobrinho de Maria Louca consiga a façanha de passar para o segundo tempo, se é que o filho do apresentador já não consegue repetir a façanha do Betinho em 2014. Mas se não ganhar no primeiro tempo a dona Cida vai precisar de muita ajuda divina para não perder esta eleição. O titio se reelege senador mas o sobrinho fica pelo primeiro tempo.

  2. Gaudério do Piquiriguaçu Reply

    Nos grotões do Piquiriguaçu a candidata Cida simplesmente não empolga, mesmo com a tal “grande exposição na mídia”. E é questionável a afirmação de que teria apoio de prefeitos, deputados e lideranças – quantos desses estão realmente empenhados na campanha da companheira? Quantos estariam, na verdade, fazendo corpo mole ou, pior, jogo duplo? Já Arrudinha assumiu um papel que seria de Osmar Dias, o de “don Quixote da Oposição”. Enfrenta, no entanto, um grave problema: é praticamente um desconhecido nas quebradas interioranas.
    – Mas quem é esse guri?, questiona do gaiteiro do CTG.

  3. Nipônico Maringá Reply

    Quem é vivo está pulando fora do barco da CIDA. A boiada estourou e não tem mais jeito. A eleição vai se decidir no 7 de outubro. O IBOPE tem muito mais credibilidade. Pesquisa do Radar?? Que Radar é este?

  4. João Vicentino Reply

    No meu ponto de vista, teria que ter uma fiscalização maior para os resultados de pesquisas…
    Com toda certeza, iremos de Cida 11, por uma Parana melhor e muito bem administrado…

  5. João Vicentino Reply

    No meu ponto de vista, teria que ter uma fiscalização maior para os resultados de pesquisas…
    Com toda certeza, iremos de Cida, por uma Parana melhor e muito bem administrado…

  6. Jessica Pretto Varella Reply

    Feliz em ver que o único “defeito” da Cida foi ter feito coligação com o Richa. Acredito que seja nossa melhor opção atualmente. Mostrou alto desempenho nesse período em que geriu o estado, fazendo mais coisas em meses do que os últimos governantes em anos.

  7. liberdade total Reply

    COM CERTEZA A CIDA SERÁ A PRÓXIMA GOVERNADOR EM UM FUTURO REMOTO POIS DESTA VEZ NÃO CONSEGUE NEM COM REZA BRAVA

  8. Andréa Regina Silva Gantzel Reply

    Mais do que tendencioso,ibope ja nao é mais referencia em pesquisas. Usando margem de erro como bem entende para favorecer o candidato rato filho. Quem esta vendo as melhorias no estado sabe que é Cida na cabeça.

  9. Andréa Regina Silva Gantzel Reply

    Mais do que tendencioso, ibope já não mais referência em pesquisas. Usando margem de erro como bem entende para favorecer o candidato Ratinho Filho. Quem esta vendo as melhorias no estado sabe que é a Cida.

  10. Delira Fábio, mas Cida não tem este apoio que você acredita, a Prefeitada está com Ratinho. Esquece pesquisa, ande nas ruas e ouça o povo. RATINHO GOVERNADOR. 55

  11. Quem teve acesso aos trackings na época da primeira pesquisa sabia que os números eram estranhamente furados. Essa é mais próxima ao que os tracking das campanhas indicam.

  12. A melhor pesquisa é a da rua e Ratinho Jr é quase unanimidade! Campana está viajando. Ratinho no 1º Turno, Cida não convense nem os Maringaenses.

  13. Bruna da Silveira Reply

    Tentar favorecer candidato por pesquisa de ‘ibope’ é um absurdo, todos sabemos quem realmente vai rumo a vitoria, meu voto é 11. Estamos todos com vc Cida 11

  14. Lamentável essa situação do Ibope.
    Realmente há um grande índice de pessoas indecisas, mas acredito que com uma campanha limpa, firme e forte Cida irá conquistar essas pessoas e terá grande vitória!!

  15. Ratinho Junior ou Ricardo Barros

    Ratinhos Júnior LIMPO

    Ricardo Barros BANDIDO SUJO TEMER LULISTA ETC

    Cida é apenas Fantoche do Marido ex ministro de TEMER

  16. liberdade total Reply

    O PP FOI ÀS COMPRAS

    MATERIA DA REVISTA ISTO É EM QUE O RICARDO BARROS ESTÁ ENVOLVIDO

    Para se tornar a segunda maior bancada na Câmara, o PP cooptou sete novos deputados com dinheiro da Saúde e a oferta de mais R$ 2,5 milhões para a campanha de cada um

    Partido mais encalacrado na Lava Jato, o PP, com 31 parlamentares sendo investigados por corrupção, parece mesmo gostar de flertar com malfeitos. Para chegar à posição de segunda maior bancada na Câmara, com 54 deputados, ficando atrás apenas do PT, mas superando MDB e PSDB, o partido montou uma operação com o uso de dinheiro público para cooptar novos parlamentares. O esquema foi montado pelo presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (PI), pelo então ministro da Saúde, deputado Ricardo Barros (PR), e pelo deputado Arthur Lira (Al), ex-presidente da Comissão do Orçamento. Os três articularam o ingresso de sete desses novos deputados ao partido em março, durante a abertura da “janela partidária” – período em que a Justiça Eleitoral permite a troca de partido para a disputa de novo mandato. A cooptação ocorreu por meio de dinheiro do Fundo Nacional da Saúde (FNS) para os municípios onde os deputados têm base eleitoral. Além dos recursos da Saúde, os parlamentares obtiveram a promessa de receber R$ 2,5 milhões do Fundo Partidário para cada um tocar sua campanha à reeleição este ano.

  17. Beto deixou o Paraná em terceiro melhor Estado do Brasil, segundo Folha de São Paulo. Os números não mentem.

  18. Dá até pena do blogueiro pelo esforço em tentar levantar uma candidatura morta, a do arruda, sobrinho do requiao.
    É tão velho quanto os outros e representa o que há de pior na política: continuísmo, compadrio, nepotismo e tudo o mais.
    E para finalizar: o problema não foibp acidente, foi sim sua atitude em relação ao acidente, fugindo de suas responsabilidades.
    O que há de bom nesta candidatura é o fato de nos livrarmos de mais um requiao.
    Só faltam dois, o velho e seu filho, que aliás é exatamente mais do mesmo.

  19. Roseli galvao Reply

    Meu comentário e CIDA BORGUETTI E GOVERNADORA e acabou ponto ROSE PROTETORA DOS ANIMAIS

  20. liberdade total Reply

    MEU COMENTÁRIO É RATINHO JR. GOVERNADOR E PONTO ACABOU NÃO TEM PRA NINGUÉM

    CIDA NÃO CONVENCE NEM O PESSOAL DE MARINGÁ SEU REDUTO E O SOBRINHO DO REQUIÃO PRECISA CONVOCAR O FERREIRINHA COMO CABO ELEITORAL KKKKKKKK

  21. Observador atento Reply

    Achei engraçado que o ponto positivo da Cida são as realizações do governo e o ponto negativo é a coligação com o Beto.
    Ora, se até ontem o governador era o Beto, as realizações do governo são suas, não da Cida… razão pela qual a análise do nobre colunista são frágeis e sem nenhum nexo!
    ,

  22. O que sei é que a governadora tem contrato com o IBOPE, então vou acreditar nessa última, acho que estão alinhando os número para não dar outra bola fora que nem eleições passadas

  23. Muito boa a análise, vejo que a disputa está aberta ainda, Ratinho tem a imagem do Beto, o mesmo grupo apoiando, grupo que aumentou o ICMS de milhares de itens, com isso várias empresas saíram do estado gerando desemprego, aumentou a alíquota do IPVA em 40%, aumentou as taxas de Água e Luz.
    Fora a corrupção, alguém quer a continuidade disso???
    Então pense bem e vote certo…

Comente