Uncategorized

PT muda de roupa

Vera Magalhães, Estadão

O PT mudou de roupa do domingo para a segunda-feira. Saíram as camisetas “Lula livre” que Fernando Haddad vestiu no primeiro turno nas visitas a Curitiba ou nos caminhões de som pelo Nordeste e pela periferia e entrou o terno alinhado do candidato no Jornal Nacional.

Juntamente com a nova indumentária vieram acenos a um novo programa de governo, novos aliados, pacto contra fake news e até um elogio, vejam só, à social-democracia.

O próprio Lula, que comandou a campanha até domingo direto de Curitiba, por meio de cartas, orientações nas visitas à sede da PF e aparições na propaganda do PT, resolveu sair de cena. Liberou Haddad das visitas por ora.

O problema do PT é que a transmutação é tão repentina, ensaiada e interessada que é difícil de ser crível. Diferentemente das bateções de cabeça entre Jair Bolsonaro e o candidato a vice, Hamilton Mourão, sobre Constituinte de notáveis, no caso do PT a defesa a que se rasgue a Constituição e se escreva outra, sabe-se lá como, está consignada no plano de governo, que foi coordenado pelo próprio Haddad. Mais: foi dita em voz alta por ele em setembro.

Não basta dizer que era “pegadinha do malandro”. O programa de governo do partido será revogado? Só nesta parte ou será inteiramente refeito? Sim, porque ele contém outros pontos claramente autoritários, dos quais já tratei aqui: controle social da mídia e também a mudança nos conselhos nacionais de Justiça e do Ministério Público para torná-los mais “permeáveis” à sociedade (ou ao partido?).

O PT passará a respeitar decisões judiciais? Haddad, caso seja eleito, o fará? Sem compromissos claros, não basta um arremedo de carta ao povo brasileiro. Diante das sistemáticas ações petistas de achincalhe às instituições desde o início da Operação Lava Jato, passando pelo impeachment e atingindo o ápice na condenação e prisão de Lula, a guinada está mais para o meme que vai no título desta coluna.

6 Comentários

  1. No meu tempo, isso chamava-se lobo em pele de cordeiro. Deve ter sido ideia da louquinha, que acha que o Brasil tem o mesmo QI que o dela.

  2. -É o ‘mecanismo” se reinventando e adaptando para se auto proteger para se perpetuar no poder!!!!
    -B-17 neles!!!

  3. Doutor Prolegômeno Responder

    O diabo pode se fantasiar mas não consegue esconder os chifres e o rabo. Os filhos do cramulhão acabarão reconhecidos pelos dois.

  4. ESTAMOS DE OLHO Responder

    NAO ADIANTA MUDAR A COR DO TRAJE ,A MERDA E
    A MESMA,LEMBRAM QUANDO A POLACA GLEISI APARECEU
    DE CABELOS PINTADOS DE PRETO AO LADO DO LULARAPIO
    MUDOU ALGUMA COISA NO SEU CARATER ,NEM UM POUCO
    AGORA E A MESMA COISA.

Comente