Uncategorized

Fani Lerner homenageada

Fani Lerner será homenageada amanhã. A Sala de Gestão do Palácio das Araucárias levará seu nome, que se tornou emblemático do serviço do voluntariado e da assistência social. A cerimônia será às 16 horas, no sétimo andar do Palácio (Rua Jacy Loureiro de Campos, s/nº).O ex-governador Jaime Lerner e a filha Ilana estarão presentes, além de parentes e amigos próximos.

Filha de imigrantes judeu-poloneses que vieram para o Brasil para escapar do nazismo. Fani Lerner nasceu e morreu em Curitiba. Nos três mandatos de prefeito (71 a 75, 79 a 83, 89 a 93) e nos dois de governador ( 95 a 99 e 99 a 2003) do seu marido Jaime Lerner, Fani comandou a área de assistência à criança, trabalho a que se dedicou com entusiasmo e inovação e que mereceu reconhecimento internacional. Também exerceu o cargo no primeiro mandato de Rafael Greca de Macedo.

Em 2003 foi a vencedora do Prêmio Kellogg’s para o Desenvolvimento da Criança, oferecido pela organização americana World of Children, em parceria com a instituição Hannah Neil. A premiação é a mais importante do mundo na área de ação social voltada à criança. Foi a primeira vez que um latino-americano venceu o Kellogg’s Award.

Durante suas gestões como secretária da Criança, Fani Lerner criou 16 programas para crianças e adolescentes carentes. Entre eles:

• PIÁ (Programa de Integração para Crianças e Jovens): assiste com treinamento vocacional a crianças de famílias de baixa renda, entre 7 e 17 anos de idade.

• SOS-Crianças: dá apoio a todas crianças em situação de risco, vítimas de violência domiciliar ou negligência por parte de suas famílias.

• CASA DO PIÁ: abrigo para crianças de rua, fornecendo refeições e proteção contra o frio, além de apoio social.

• CASA LAR: para órfãos ou crianças abandonadas.

• PIÁ DAS FLORES: casas e escolas especiais para ensinar cultivo de flores e jardinagem a crianças portadoras de deficiência mental.

• REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL e também da mortalidade materna, causada por complicações de gravidez, parto e puerpério: os diversos programas dirigidos e apoiados por Fani Lerner na Secretaria e no Provopar foram responsáveis pelo prêmio Agenda Social 2000, recebido pelo Paraná pela implementação eficiente e execução das metas e organogramas definidos pela agenda.

• CRECHES: este programa construiu mais de 500 creches, que já atenderam mais de 485 mil crianças, de 0 a 6 anos de idade, e atenderão 60 mil novas crianças a cada ano.

• DA RUA PARA A ESCOLA: programa voltado a promover o retorno à escola das crianças de rua, com o fornecimento de uma cesta básica de alimentos para suas famílias. O programa tirou da rua mais de 80 mil crianças. Em 1997, este programa ganhou da UNICEF o prêmio Criança e Paz.

• SUPERSOPA: Sob a presidência de Fani Lerner, o Provopar criou o programa Supersopa, que distribui sopas a crianças carentes em suas escolas ou nas creches. A sopa é feita com o excedente de produção da Ceasa. Mais de 400 mil refeições foram distribuídas mensalmente em todo o Paraná. O programa também foi levado a outros estados brasileiros e também para países como Argentina, Venezuela, Uruguai e Paraguai.

7 Comentários

  1. Até que enfim Campana, vc divulga uma mulher de valor que trabalhou pelos mais pobres e carentes sendo unanimidade na sociedade curitibana pela retidão com que exerceu suas funções.
    O que não dá é ficar falando da Cida como se fosse grande política que quer aposentadoria vitalícia como governadora de oito meses.

  2. Rafael Êrico Kalluf Pussoli Reply

    Merecida Homenagem a uma mulher líder, carismática e paradigmática Vice-presidente atuante e destacada na administração da Casa dos Pobres São João Batista! Aonde figura por proposição do Diretor Secretário Prof.Aroldo Murá Gomes Haygerth e unanime aprovação no conselho da Instituição,como “Personagem do Bem” dos 60 anos da Casa dos Pobres,que este ano comemora 65 anos de ininterrupto atendimento!

  3. Marcos Souza Reply

    Fani Lerner, um nome a ser lembrado e respeitado por toda eternidade, foi e será a Mulher que melhor representou a classe feminina na vida pública !

  4. Edson dos Reis Reply

    Tive a oportunidade e o privilégio de ser secretário particular desta personalidade. Mulher de fibra e uma inteligência emocional acima da média. Sinto saudades do seu humor refinado.

Comente