Uncategorized

Mudança no comando da 5ªDE do Exército no PR e SC

A 5ª Divisão de Exército (5ª DE) realizou, nesta manhã de terça-feira, a cerimônia de Passagem de Comando do General de Divisão Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, para o General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado no Centro de Operações da 5ª DE, em Curitiba.

A solenidade da Passagem de Comando teve a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana, do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, de autoridades militares, governamentais e civis.

O General Penteado comandou o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Ponta Porã – MS) e a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Santiago-RS). Ele também foi Adido Naval e do Exército junto à Embaixada do Brasil no Equador (2012 – 2014). Nasceu em 25 de fevereiro de 1964, e incorporou ao Exército em 1982 na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

A 5ª DE é a unidade militar que é responsável pelas ações constitucionais do Exército no Paraná e em Santa Catarina. E atua em operações de defesa da pátria; na garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem; nas ações subsidiárias gerais; e nas ações e na faixa de fronteira terrestre contra delitos transfronteiriços e ambientais.

Comente