Uncategorized

Assembleia do Paraná é uma das melhores do País, diz pesquisador

O professor Sérgio Soares Braga, doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas e membro do corpo docente do programa de pós-graduação em Ciências Políticas da Universidade Federal do Paraná, destacou nesta quinta-feira (26), durante a realização da Semana Acadêmica da Escola do Legislativo, que a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná é hoje uma das melhores do Brasil e “faz parte de um grupo de excelência de órgãos parlamentares que procuram melhorar a qualidade de suas atividades constantemente, com uma gestão transparente e próxima da sociedade”.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse que as declarações do professor “representam um atestado de que a luta, iniciada em 2015, pela abertura das portas da Assembleia para a população e a busca radical pela transparência está sendo bem-sucedida”. Traiano lembrou que a Assembleia do Paraná foi a primeira a transmitir suas sessões pelo Facebook, pelo Instagram, além da TV Assembleia. “Iniciativas tomadas pela nossa equipe tem sido consagrada por prêmios nacionais, nos colocam na vanguarda dos legislativos brasileiro”, recordou Traiano.

Sérgio Braga é uma das maiores autoridades do país em pesquisa sobre portais parlamentares e seus estudos são apresentados em eventos nacionais e internacionais, destacando o que ele considera uma grande evolução da Alep. “Os estudos mostram, em escala internacional, que os portais parlamentares não são apenas ferramentas virtuais. Eles desencadeiam atividades no mundo real. Tendo em vista isso aí, o Portal da Assembleia [do Paraná] evoluiu muito nos últimos anos, desenvolvendo aplicativos, disponibilizando online as ferramentas, como os Diários, que hoje estão disponibilizados no mundo digital, e apresentando programas educacionais e de cidadania”.

O pesquisador elogiou a condução da instituição e afirmou que seus estudos demonstram que a Alep apresentou um grande rol de mudanças nos últimos anos que a fizeram evoluir em todos os sentidos. “No Paraná percebemos que nos últimos anos foram implantados programas de transparência e educativos, como a Escola do Legislativo, uma abertura do parlamento para a sociedade, uma preocupação maior em ouvir a população em audiências públicas e esses são destaques da gestão do presidente Ademar Traiano. Hoje a (Assembleia) do Paraná é uma das melhores do Brasil, ao lado de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina”, ressaltou.

O professor elogiou a desenvoltura do portal da assembleia (www.assembleia.pr.leg.br), como as transmissões ao vivo de eventos, a facilidade de navegação, bem como programas com o Parlamento Universitário, Geração Atitude, o aplicativo Agora é Lei no Paraná e a grande variedade de eventos que são realizados quase que diariamente, sempre abertos à população. “O Paraná hoje está na vanguarda da implantação de programas de e-parlamentos e sintomas disso são os prêmios. A Escola do Legislativo ganhou prêmio, o aplicativo Agora é Lei no Paraná ganhou prêmio, o Geração Atitude tem muita visibilidade. É um elenco grande de iniciativas que coloca a Alep em posição de destaque entre os portais parlamentares do Brasil. Que as futuras gestões deem continuidade ao que está sendo feito”.

Um dos estudos realizados sobre os parlamentos brasileiros está publicado na Revista do Legislativo Paranaense, da Escola do Legislativo, e pode ser conferido no link http://revista.alep.pr.gov.br/index.php/escolalegislativo/article/view/44.

12 Comentários

  1. Se a ALEP é uma das melhores, nem quero imaginar as piores.
    Transparência da ALEP nota ZERO.
    Só tem cargos comissionados, ultimo concurso foi em 1940.
    Pauta da ALEP se resume a homenagens e dizer amém ao Mouse Jr.

  2. Triste isso, deputados olhando seus umbigos, governador playboy tentando privatizar tudo para fazer caixa e torrar dinh. Imagine as ruins como sao!

  3. Triste isso, deputados olhando seus umbigos, governador playboy tentando privatizar tudo para fazer caixa e torrar dinh. Estatais dirigidas por pias de predio. Imagine as ruins como sao!

  4. KKKKKKKKKKKKKKKKK, esse doutor deve ter um cargo comissonado lá dentro, ou um parente agarrado nas tetas da AL, só pode, um ninho de ratos que não serve para nada a não ser justificar os gastos absurdos com eles mesmos.

Comente