Uncategorized

Lava Jato prende Astério dos Santos, ex-secretário nacional de Justiça

O ex-secretário nacional de Justiça, Astério Pereira dos Santos foi preso na manhã desta 5ª feira (5.mar.2020) pela Lava Jato do Rio de Janeiro. Ele estava em casa, no Leblon, bairro nobre carioca.

De acordo com a TV Globo, há suspeitas de Astério ter participado de esquemas de lavagem de dinheiro e de ter ajudado na fuga do empresário Arthur Cesar de Menezes Soares Filho, conhecido como “Rei Arthur”, acusado de atuar na compra de votos para fazer com que o Rio de Janeiro fosse a sede da Olimpíada de 2016. Astério fez parte do governo de Michel Temer. Assumiu a Secretaria Nacional de Justiça em março de 2017 e pediu demissão em novembro do mesmo ano.

Para ocupar o cargo, se aposentou do MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro). Por isso, as investigações sobre ele foram enviadas para a 1ª Instância.

Antes de ser procurador do MPRJ, esteve à frente da Seap (Secretaria estadual de Administração Penitenciária) , entre 2003 e 2006, na gestão da ex-governadora Rosinha Garotinho. As suspeitas de lavagem de dinheiro são justamente sobre este período.

O juiz Marcelo Bretas expediu ainda 32 mandados de busca e apreensão e a Polícia Federal cumpre 9 mandados de prisão.

Autores

Comente