Uncategorized

CPMI classificou Gazeta do Povo como plataforma de fake news


O relatório elaborado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News sobre distribuição de verbas publicitárias do governo federal considerou, na lista de sites propagadores de notícias falsas, o jornal Gazeta do Povo, maior veículo online do Paraná e publicação com mais de 100 anos de história.

Esse relatório foi solicitado por membros da CPMI das Fake News como conjunto probatório relacionado ao financiamento público de plataformas de conteúdo especializadas em “notícias falsas”. Entretanto, os consultores legislativos também consideraram como sites com conteúdo falso um portal evangélico Gospel Prime e até uma plataforma de divulgação de resultados do jogo do bicho chamada Resultado Agora.

Segundo o relatório da CPMI, o jornal Gazeta do Povo foi beneficiado com 5,4 mil anúncios do governo federal e o site Gospel Prime, com 44,7 mil anúncios.

No relatório da CPMI das Fake News, houve a veiculação de 2 milhões de anúncios com verba da Secretaria de Comunicação da Presidência da República em sites considerados de notícias falsas ou inapropriados. Além das plataformas de fake news, também foram identificados anúncios do governo federal em portais sobre investimentos ilegais e aplicativos com conteúdo adulto.

Além destes veículos, os consultores legislativos consideraram como plataformas de notícias falsas outros sites noticiosos como o Diário do Centro do Mundo, a Revista Fórum e o Conexão Política. Os dois primeiros são especializados em produzir conteúdo para a esquerda e conhecidos por defenderem o PT na internet; o terceiro, é um portal conservador que apoia pautas como liberalismo e é contra o aborto. Conforme os consultores da CPMI, houve veiculação de anúncios com verba pública em 843 canais supostamente inadequados.

8 Comentários

  1. SERGIO SILVESTRE Responder

    É SÓ VASCULHAR A JOVEM PAN MAIS UM PROGRAMA GAUCHO DA RADIO PAMPA E VER QUE SÃO IMPRENSA MARRON,COM UM ÚNICO LADO.

  2. Alvaro Valerio Responder

    A Gazeta do Povo é um jornal sério e responsável do Paraná. Acho que esta CPMI só tem interesse politico e depreciativo com quem publica a verdade

  3. JOSÉ CARLOS TEODORO DE OLIVEIR Responder

    Vamos deixar esta matéria mais transparente, citando os nomes de quem compõe esta CPMI.

  4. Hoje dia 05/06 já saiu um desmentido dessa FAKE. Onde está o desmentido ???? Imprensa canalha, marron VERGONHA

  5. antonius block Responder

    Uau como será que vão ficar os vovôs e as vovós que ainda leem esta gazeta? Nunca desconfiaram que o jornal que liam era fonte de disseminação de fake news? O Celso Nascimento e o Rogério Galindo devem estar dando ótimas risadas a esta hora.

  6. Bom diaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    VERGONHA
    IMPRENSA CANALHA

    SO VAI O QUE INTERESSA

    E O JABA ?????? RENDE BEM ????

    VERGONHA

Comente